Publicidade:

Os 10 melhores Volkswagen de sempre

Sabia que Volkswagen significa "carro do povo", e que é atualmente a segunda maior construtora do mundo? Conheça os 10 melhores Volkswagen de sempre.

 
Os 10 melhores Volkswagen de sempre
Conheça os melhores modelos da marca alemã

A história da Volkswagen começa em 1930 na Alemanha, e traduzido, o nome da marca sediada em Wolfsburgo quer dizer “carro do povo”, e desde o Carocha até ao mais recente Tiguan, vamos mostrar-lhe quais foram os 10 melhores Volkswagen de sempre. O sucesso desta marca alemã começa quando, em 1933, Adolf Hitler visitou o Salão Automóvel de Berlim e viu na Volkswagen uma forma eficiente de propaganda nazi, e começou a defender a marca e o primeiro carro lançado por ela como se de uma ideia sua se tratasse.

Adolf Hitler designou Ferdinand Porsche como engenheiro encarregado de desenvolver um carro que fosse seguro, rápido, confortável e acessível ao povo alemão de classe média. Este carro seria o predecessor do famoso Beetle, ou Carocha. Como qualquer indústria alemã, também a Volkswagen sofreu um grande revés durante a Segunda Guerra Mundial onde a Alemanha foi a grande derrotada, mas ainda assim, a Volkswagen reergueu-se e foi um dos maiores pilares da reestruturação da Alemanha Ocidental.

Conheça então quais foram os 10 melhores Volkswagen de sempre, uma marca cheia de história e é actualmente a segunda maior construtora automóvel a nível mundial.

Conheça os 10 melhores Volkswagen de sempre


1. Volkswagen Beetle (Carocha)

Se tivéssemos que escolher apenas um como o carro mais importante de sempre da Volkswagen, certamente esse carro seria o Carocha. Seria imperdoável deixá-lo fora da lista dos melhores Volkswagen de sempre. O Beetle vendeu 23,5 milhões de unidades e foi o primeiro carro a vender 20 milhões em todo o mundo. O Carocha foi produzido durante mais de 60 anos, tendo iniciado produção em 1938 e cessado apenas em 2003.

 

2. Volkswagen Type 2 (Pão de Forma)

O Volkswagen Type 2 foi o segundo carro da história a ser produzido pela Volkswagen e rapidamente se popularizou pela sua capacidade de transporte, quer de carga, quer de pessoas. Esta carrinha era movida por um motor 1.1 de apenas 24 cavalos, mas a sua reputação de carro durável e infalível fizeram com que este carro atingisse um tremendo sucesso em plena revolução hippie. Assim como o Carocha, também a pão de forma foi produzida durante mais de 50 anos, com a última unidade a ser produzida no ano de 2013 no Brasil, mas ainda assim, a Volkswagen prometeu que voltaria a lançar num breve a 4ª geração deste modelo.

 

3. Volkswagen Golf Mark I GTI

O Golf Mark I GTI chegou em 1976 e representou a primeira geração do popular compacto desportivo baseado no Volkswagen Golf, que é um dos carros mais vendidos do mundo. A receita da Volkswagen para tornar este carro muito rápido passava por apostar num motor de 1.6 litros e 110 cavalos aliados a um peso bastante contido da carroçaria. O resultado era uma velocidade máxima de 180 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 em apenas 9 segundos.

 

4. Volkswagen Polo G40

Este carro era um verdadeiro canhão das estradas, e é considerado por muitos um futuro clássico. O valor destes carros está a subir de vento em poupa no mercado. Aplicando a mesma teoria do Golf GTI, o Polo G40 tinha um motor 1.3 de 115 cavalos aliado a um peso total de 900kg, o que permitiam a este carro acelerar como poucos na sua época.

 

5. Volkswagen Scirocco

O original Scirocco da Volkswagen era também conhecido como o “Volkswagen de corridas”. Era um carro desportivo de excelência em 1974 e venceu várias das mais importantes provas de automobilismo europeias na sua época. A sua performance na estrada era também invejável e marcou uma geração na Volkswagen, pois foi com o Scirocco que os motores da marca alemã passaram a ter um sistema de refrigeração a água e não apenas a ar, e por isso merece um lugar de destaque na nossa lista de melhores Volkswagen de sempre.

 

6. Volkswagen Corrado

O Corrado é um futuro clássico no qual vale a pena investir. Este carro não é particularmente vulgar. Foram vendidas menos de 100.000 unidades em todo o mundo. Baseado na plataforma do Golf, o Corrado, com o seu estilo coupé, era esteticamente mais bonito e também mais potente do que seu parente, para além de estar apetrechado com mais extras e alguma tecnologia de ponta na altura, como um spoiler traseiro que se retrai automaticamente ou controlo de estabilidade e controlo de tração. Este carro passou desapercebido durante alguns anos, mas estes modelos estão novamente em voga.

 

7. Volkswagen Passat W8

Talvez não tenha sequer conhecimento que algum dia existiu uma versão do Volkswagen Passat com um motor W8, mas a verdade é que este foi um dos carros mais avançados tecnologicamente no início dos anos 2000. A quinta geração do Passat, lançada em 1996, foi uma das mais vendidas de sempre da marca, e no início do novo milénio a Volkswagen decidiu juntar dois motores V4 de 2.0 litros e criar um motor W8 atmosférico que produzia 275 cavalos. Não era um carro propriamente barato apesar de ser exatamente rápido, e entre 2001 e 2004 poucas centenas de unidades foram produzidas, mas ainda assim não deixa de fazer parte da história como uma mostra daquilo que a marca de Wolfsburgo podia e sabia fazer.

 

8. Volkswagen Phaeton W12

O Volkswagen Phaeton saiu há pouco tempo das linhas de produção, mas para a história fica um modelo de luxo, com acabamentos de extrema qualidade, e com tudo do melhor a Volkswagen tinha para oferecer. Infelizmente, este modelo nunca vincou entre os seus potenciais clientes que acabariam quase sempre por optar pelas outras propostas de marcas mais premium, como o Audi A8, Classe S ou Série 7. A derradeira tentativa de impulsionar as vendas da Volkswagen culminou com a marca alemã a introduzir o motor W12 utilizado nos Bentley Continental a este sedan de luxo, o que o tornou no sedan mais rápido do mundo na sua época, mas ainda assim as vendas do Phaeton não dispararam e este modelo foi extinto dando um enorme prejuízo à Volkswagen, mas ainda assim ficará na história como um dos melhores Volkswagen de sempre.

 

9. Volkswagen Touareg

Numa época em que os SUV começavam a ganhar cada vez mais notoriedade, a Volkswagen decidiu avançar com o modelo Touareg, um SUV de luxo que competia com o primeiro Porsche Cayenne, mas que era mais barato e que poderia ser pedido numa versão de 7 lugares. Como demonstração das capacidades enquanto todo-o-terreno, o Touareg fez duas participações no rali Paris Dakar, tendo alcançado a vitória no ano de 2003. Ainda continua a ser produzido estando agora na sua 3ª geração, e é sem dúvida um dos modelos de maior prestígio da marca.

 

10. Volkswagen Tiguan

O Tiguan é actualmente,sem dúvida, um dos melhores SUV do mercado. Para além de ser um dos modelos mais vendidos no mundo, o seu design desportivo, espaço interior generoso, uma construção interior baseada em materiais premium, e tudo isto aliado aos motores económicos tornam este num carro de excelência do panorama automóvel atual e é sem dúvida uma aposta ganha por parte da marca alemã, culminando assim a nossa lista de 10 melhores Volkswagen de sempre.

 

Veja também: