Publicidade:

Como enviar uma mensagem no Facebook sem ter o Messenger

O Facebook Messenger é um dos serviços de troca de mensagens mais utilizados em todo o mundo. Mas é possível enviar mensagens a amigos sem usar a app.

Como enviar uma mensagem no Facebook sem ter o Messenger
Certifique-se de que tem um browser à mão

Atualização após atualização, o Facebook foi melhorando não só a sua interface como a quantidade de funcionalidades que oferece. Um das medidas implementadas pela empresa foi redirecionar as trocas de mensagens para uma aplicação dedicada: o Facebook Messenger, que não precisa, necessariamente, de usar para falar com alguém.

Enviar mensagens sem o Facebook Messenger


mulher usa facebook messenger

Antes que prossiga a leitura deste artigo, queremos já alertá-lo para o facto de não haver uma solução tão radical quanto contornar o “funcionamento base” de uma das maiores redes sociais do mundo. Não iremos, por isso, apresentar uma novidade implementada pela empresa que permita contornar as suas regras, mas sim apresentar diferentes possibilidades.

A verdade é que nem todos os utilizadores são fãs do Facebook Messenger. Lançado em 2011, este serviço, sob a forma de aplicação móvel, sempre se concentrou em oferecer diversas possibilidades de comunicação. Antes desta cisão, o Facebook permitia a troca de mensagens convencionais através da plataforma convencional, mas a situação alterou-se há 7 anos.

A empresa decidiu, por isso, separar um dos seus serviços pioneiros da restante plataforma de maneira a que, com o avançar do tempo (e das atualizações), mas funções pudessem ser adicionadas e existisse uma compatibilidade transversal a qualquer dispositivo que estivesse em uso.

Mas nem todas as pessoas com conta no Facebook estão dispostas a fazer o download de mais uma aplicação, pelo que algumas optaram mesmo por não o fazer. No entanto, mesmo aquelas que utilizam o Facebook Messenger, não precisam de o usar para enviar mensagens através dessa rede social.

homem usa o facebook messenger

Utilize um browser

Mesmo que não esteja a utilizar um computador, a verdade é que pode, de igual forma, utilizar um browser num dispositivo móvel (seja um smartphone ou um tablet). Relembre-se que, antes de existirem aplicações móveis, já existiam redes sociais, nomeadamente o Facebook.

Por esse motivo, continua a ser possível aceder a essa e outras páginas através de um browser (seja o Safari, o Chrome, o Firefox, entre outros). Contudo, é sabido que a experiência de utilização é muito mais lenta quando comparada com aquela que uma app oferece.

Ainda assim, não deixa de ser impossível aceder ao Facebook através de um browser. Isto significa que, tudo aquilo que faz quando navega na rede social num computador, também pode fazer num dispositivo móvel – incluindo enviar e receber mensagens.

Por esta razão, todas as conversas (as de grupo incluídas) que possa ter no Facebook Messenger, tem igualmente na plataforma principal, pelo que não precisa de utilizar a app para conversar com quem quiser. É um serviço pouco otimizado, mas ainda assim perfeitamente possível.

Utilize outra(s) app(s)…

Seja pela razão que for, se não quer utilizar o Facebook Messenger para manter conversas à distância com amigos ou familiares, a verdade é que não tem de o fazer. Existem uma série de outras aplicações que permitem enviar e receber mensagens de forma igualmente rápida e intuitiva – e sem custos.

As comunicações que se baseiam na utilização de Internet são o futuro, e têm vindo a sê-lo de há alguns anos para cá. Hoje em dia, é possível fazer chamadas (de voz ou vídeo) não só no Facebook Messenger, como através de outras aplicações.

A quantidade de funções que existem cresce de dia para dia, assim como a oferta de serviços que, hoje em dia, pode encontrar para iOS e Android – e praticamente todos são gratuitos. Numa altura em que se começa a questionar a longevidade das comunicações tradicionais, o facto de não ter de gastar dinheiro extra num serviço de comunicações online é uma grande mais valia.

Desta forma, basta uma rápida pesquisa na store do seu dispositivo para ter conhecimento da quantidade de aplicações que existem. Se não gosta do Facebook Messenger, pode optar por outro qualquer serviço de comunicações.

facebook messenger no browser

… ou espere para ver o que acontece

O avanço tecnológico é impressionante e diariamente apresenta novas funcionalidades, gadgets e formas de nos relacionarmos através de dispositivos eletrónicos. A concorrência é muito forte em qualquer uma das áreas, e o mesmo acontece nas plataformas de comunicação baseadas na Internet.

Hoje em dia, o monopólio do Facebook parece não ter fim e, para além dos milhões de utilizadores que reune, não se limita a gerir, nem a deter, uma só empresa. Depois de comprar o Instagram e o WhatsApp, a empresa de Zuckerberg anuncia novas alterações na forma como comunicamos.

Uma das principais novidades assenta na fusão do Facebook Messenger com o WhatsApp e o serviço de mensagens do Instagram. Com isto, a empresa quer poupar os utilizadores de “saltarem” entre apps para aceder a determinadas conversas.

Dito isto, se nenhuma das soluções anteriores for válida para si, resta-lhe esperar e aguardar por mais notícias, já que a mudança está para breve e pode representar outra alternativa ao Facebook Messenger.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.