Publicidade:

6 razões para conhecer os mercados de Natal em Praga

A capital checa fica ainda mais encantadora nesta altura do ano. Descubra porque não deve deixar de conhecer os mercados de Natal em Praga.

6 razões para conhecer os mercados de Natal em Praga
Prepare-se para dias mágicos na capital checa

Uma das mais bonitas capitais europeias, Praga é um destino convidativo em qualquer altura do ano. No entanto, a época natalícia confere-lhe um encanto especial. Neste artigo, damos-lhe a conhecer 6 razões para conhecer os mercados de Natal em Praga, sem dúvida os grandes responsáveis pela magia da cidade por estes dias.

Mercados de Natal em Praga: 6 motivos para se deixar encantar


A atmosfera mágica

Mercado de Natal em Praga

Praga é conhecida pela sua beleza e romantismo intemporais, mas as decorações e as luzes de Natal deixam-na ainda mais sedutora. Nota-se uma azáfama alegre nas ruas: famílias e grupos de amigos convivem enquanto compram presentes ou objetos decorativos para as suas casas, misturando-se com os muitos forasteiros de visita à cidade.

Os mercados de Natal são, sem dúvida, uma atração de visita obrigatória e muitos deles realizam-se junto aos mais famosos pontos da cidade. Na sua escapadinha a Praga, não deixe de contemplar locais e monumentos emblemáticos como a Ponte Carlos, a Praça da Cidade Velha, o Castelo, o Mosteiro de Strahov e o Bairro Judeu, entre muitos outros.

A quantidade de mercados

Mercado de Natal da Old Town Square

Este ano, à exceção do mercado de Natal junto ao Castelo de Praga, que começa a 24 de novembro, todos os mercados abrem a 2 de dezembro e prolongam-se até ao dia 6 de janeiro de 2018. E são pelo menos seis os mercados espalhados pelas praças e recantos da cidade que vai poder explorar.

O maior e mais famoso é o mercado da Old Town Square (Praça da Cidade Velha), considerado em 2015, pelo USA Today, “o melhor destino de Natal do mundo”, onde são colocados um grande presépio e uma árvore de Natal gigante.

Mas não deixe de deambular por estes também:

  • Praça Venceslau;
  • Praça da República;
  • Havel’s Market;
  • Praça da Basílica de São Jorge;
  • Castelo de Praga.

A diversidade e originalidade dos produtos

Artesanato em madeira

Prepare-se para ficar encantado com o artesanato local. Peças em vidro, madeira, cerâmica, bijuteria, bordados, brinquedos tradicionais, marionetas, velas, objetos decorativos para a árvore de natal… A lista é interminável e vai apetecer comprar lembranças para todos os familiares e amigos.

Bolachas típicas de Natal

As cabaninhas de madeira dos vendedores são decoradas a rigor, com muitas luzes e brilhos, e o conjunto das bancas proporciona uma visão absolutamente mágica. Uma experiência que apelas aos cinco sentidos, até porque não faltam produtos aromáticos e especialidades culinárias.

A gastronomia local

Trdelník, pastel tradicional

Nos mercados de Natal de Praga, há sempre várias bancas dedicadas às comidas e às bebidas, seja para comprar e levar, seja para consumir na hora. E há até quem esteja a confecionar as iguarias ao vivo. Doçaria tradicional – com destaque para o Trdelník, um pastel tubular coberto de açúcar – salsichas artesanais, pão de gengibre, pernil de porco assado no espeto…

Mulled Wine ou Vinho Quente

E aquelas são apenas algumas das propostas gastronómicas presentes nos mercados, que vai poder acompanhar com cerveja checa ou com o mulled wine – um cocktail quente feito de vinho e especiarias, presente nos mercados de Natal um pouco por toda a Europa.

Os espetáculos de Natal

Concerto de Natal de rua

Mas nem só de compras e de degustação gastronómica se fazem os mercados de Natal em Praga. A qualquer altura pode ser surpreendido por um concerto, nomeadamente coros a entoarem canções de Natal. Ou então, um teatro de marionetas.

As igrejas e as salas de espetáculos oferecem também um vasto programa de eventos por esta altura. Os Concertos de Advento com obras de Vivaldi na Igreja de São Salvador, os concertos natalícios no Klementinum, ou os concertos de órgão de tubos na Igreja de São Francisco de Assis, são apenas alguns exemplos.

O Dia de São Nicolau

Mikulas ou Dia de São Nicolau

E chegamos ao fim desta lista de razões para conhecer os mercados de Natal em Praga, com um evento especial que acontece na cidade nesta época, ou mais precisamente no dia 6 de dezembro e na sua véspera. Trata-se do Mikulas Day, ou Dia de São Nicolau, que leva milhares de pessoas para a rua.

Ao fim da tarde do dia 5 de dezembro, aparece na cidade a figura de São Nicolau, acompanhada de um anjo e de um diabo. Vão percorrendo o centro da cidade e São Nicolau vai perguntando às crianças se se portaram bem durante o ano.

As que respondem afirmativamente são então convidadas a recitar um poema ou a cantar uma música natalícia, e só depois recebem as ansiadas guloseimas. As que confessarem terem-se portado menos bem, recebem carvão ou uma batata dura. Neste dias os mercados estão ainda mais animados e festivos.

Veja também: