Publicidade:

5 mercados de Natal na Alemanha para todos os gostos

Se nunca visitou terras germânicas, estas sugestões de mercados de Natal na Alemanha podem ajudar a marcar a viagem. Um por cidade, para todos os gostos.

5 mercados de Natal na Alemanha para todos os gostos
Chegámos àquela altura do ano

Durante o Inverno, e especialmente durante a época natalícia, a Alemanha torna-se num local mágico. O frio e a neve convidam à criação de cenários idílicos, decorados a vermelho, verde e dourado. É muito típico, em certas partes da Europa, a procura de mercadinhos natalícios, para compras e para provar delícias gastronómicas. Por isso, trazemos-lhe 5 mercados de Natal na Alemanha, em cinco cidades diferentes.

Se nunca visitou o país, é uma oportunidade única e uma época do ano muito especial para o fazer. Se já foi à Alemanha, esta é a desculpa que esperava para voltar! Não perca a oportunidade de passear pelos mercados de Natal, ver belíssimo artesanato, provar deliciosas especialidades gastronómicas e aproveitar um ambiente festivo e especial. Saiba o que recomendamos.

5 mercados de Natal na Alemanha a não perder


1. Christkindlmarkt (Munique)

mercado de natal munique

Fonte: Divulgação Germany Travel @Fritz Witzig

A partir de 27 de novembro, a capital da Baviera recebe o mercado de Natal na Marienplatz, a icónica praça da cidade, cujo ponto principal é uma árvore com cerca de 30 metros de altura. Onde algumas semanas antes esteve a cerveja, passa a estar o vinho quente, doces e bolos da época como o “magenbrot” (um biscoito parecido com o biscoito de gengibre) e as famosas salsichas grelhadas.

Até à véspera de Natal, solistas, coros e bandas atuam todos os dias, às 17h30 na varanda da Câmara Municipal de Munique. Além deste, existem ainda outras atrações mais ou menos temáticas: um mercado medieval, na Wittelsbacherplatz e histórica cervejaria Hofbraeuhaus, entre outras.

2. Striezelmarkt (Dresden)

mercado de natal dresden

Fonte:Divulgação Germany Travel @Michael Schmidt

A cidade de Dresden está situada nas margens do rio Elba, na antiga Alemanha de leste. Além dos monumentos que caracterizam Dresden e atraem visitantes em todas as épocas do ano, como a Frauenkirche (ou Igreja de Nossa Senhora), o Residenzschloss e o animado bairro Äussere Neustadt, o preferido dos artistas, a cidade é também anfitriã do mais antigo dos mercados de Natal na Alemanha: o Striezelmarkt.

Foi pela primeira vez mencionado em documentos oficiais em 1434. Este ano decorre de 28 de novembro a 24 de dezembro e claro que está recheado e bancas com vinho quente e o bolo típico de Natal – o Striezel. Além deste, existem mais dez mercados de Natal por toda a cidade, onde o artesanato tradicional é rei.

3. Christkindlesmarkt (Nuremberga)

mercado de natal nuremberga

Fonte:Divulgação Germany Travel @Uwe Niklas

Em Nuremberga, tem lugar um dos mais conhecidos mercados de Natal na Alemanha, pelas suas características e tradições particulares. A cada dois anos, a 30 de novembro, uma jovem entre os 16 e 19 anos, é eleita para assumir o papel do principal símbolo do Natal assim como para se encarregar da cerimónia de abertura, evento que atrai turistas de todo o mundo.

O evento tem lugar na praça Hauptmarket, onde estão localizadas a igreja gótica Frauenkirche e a fonte Schöner Brunnen, com 40 figuras de pedra e quase 20 metros de altura. Neste mercado, as barraquinhas estão cobertas com toldos às riscas vermelhas, com artesanato, brinquedos e decorações natalícias. Estão presentes os biscoitos “lebkuchen” e as salsichas grelhadas de Nuremberga, feitas de acordo com uma receita especial com mais de 700 anos e peso e tamanho definidos.

4. Mercado Tradicional de Hamburgo (Hamburgo)

mercado de natal hamburgo

Fonte:Divulgação Germany Travel @Jörg Modrow

As luzes de Hamburgo, incluindo as natalícias, refletem-se no rio Elba, no afluente Alster e nos canais. A segunda maior cidade do país recebe o mercado tradicional de Natal (um entre vários), que se destaca por ter lugar na praça da Câmara Municipal, a Rathaus, a partir de 26 de novembro. É composto por cerca de 80 barraquinhas que vendem artesanato de madeira, cerâmica e ourivesaria, feita por artistas de todo o país. Destaca-se ainda a zona de brinquedos – a Spielzeuggasse, onde o Pai Natal surge a voar no trenó todos os dias às 16h, 18h e 20h.

Num outro extremo, em Hamburgo tem também lugar o Santa Pauli, na Reeperbahn, um mercado que se adequa àquela zona da cidade, conhecida pelos clubes noturnos. Este mercado é marcado por atuações de bandas e eventos de cariz erótico, estendendo-se até à uma da manhã. Além destes dois, existem mais 14 mercados de Natal por toda a cidade, todos regados com vinho quente.

5. Mercado de Natal de Estugarda (Estugarda)

mercado de natal estugarda

Fonte:Divulgação Germany Travel @Werner Dieterich

Um dos mercados de Natal na Alemanha mais antigos e que é considerado dos mais bonitos, é o de Estugarda. É também um dos mais visitados, atraindo cerca de quatro milhões de visitantes por ano. Destaca-se pelo esmero com que as cerca de 290 barraquinhas são decoradas, pois todos os comerciantes estão a concorrer para vencer o prémio atribuído à mais bonita. Este ano inaugura a 28 de novembro e vai voltar a encantar as crianças, que aqui podem fazer os seus próprios biscoitos natalícios ou até velas para oferecer à família.

O bolo de frutas “hutzelbrot” é uma das delícias a provar, enquanto assiste aos concertos natalícios que vão decorrendo. Vale a pena visitar o Palácio Antigo de Estugarda e a Staatsgalerie, com obras do século XIV. A poucos quilómetros de Estugarda, em Ludwigsburg, realiza-se o Mercado de Natal Barroco, que merece igualmente uma visita.

Veja também: