Publicidade:

Escapadinhas: 10 mercados de Natal na Europa plenos de magia

Abrace o espírito natalício ao visitar cidades repletas de luzes, sabores e tradições. Aqui, sugerimos-lhe 10 mercados de Natal na Europa a não perder.

Escapadinhas: 10 mercados de Natal na Europa plenos de magia
Os mercados de Natal a não perder no velho Continente

Não há melhor forma de abraçar o espírito natalício do que ao visitar um dos vários mercados de Natal no Velho Continente, onde o ar se preenche de aromas irresistíveis e as músicas festivas ecoam por toda a parte. Agarre-se ao seu casaco de Inverno e faça as malas rumo a uma das cidades que se vestem de luzes. Aqui, sugerimos-lhe 10 mercados de Natal na Europa que o farão sentir-se num dos contos dos Irmãos Grimm.

10 mercados de Natal na Europa a não perder em 2018


mercado de natal

1. Zagreb, Croácia

1 de Dezembro de 2018 – 6 de Janeiro de 2019

Durante esta época plena de magia, a capital da Croácia oferece uma série de eventos em que o espírito natalício se torna palpável. Serão várias as surpresas que irá encontrar por entre petiscos deliciosos, peças artesanais únicas e um excelente programa musical.

2. Praga, República Checa

1 de Dezembro de 2018 – 6 de Janeiro de 2019

Praga é uma cidade que encanta quem por ela passeia em qualquer altura do ano. Porém, no Natal, a capital checa parece elevar-se a um cenário de contos de fadas. No centro histórico, irá encontrar uma árvore de dimensões impressionantes e embrulhada em luzes quentes, não muito distante de um estábulo onde as crianças podem acariciar os animais. Perca-se por entre as várias bancas repletas de brinquedos de madeira e decorações de Natal e aqueça a alma com um copo de vinho quente e o estômago com as famosas klobása, deliciosas salsichas grelhadas, ou o trdelník, um irresistível doce típico.

3. Viena, Áustria

16 de Novembro – 26 de Dezembro de 2018 (Wiener Weihnachtstraum)

Em Viena, não irá encontrar somente um, mas sim vários mercados de Natal. A capital austríaca concentra mais de duas dezenas de pequenas vilas natalícias que surgem nas suas praças mais bonitas, algumas junto a monumentos que acrescentam à magia do Natal, como os palácios de Schönbrunn e Belvedere. O mais impressionante dos mercados, porém, é o chamado Sonho de Natal Vienense (ou Wiener Weihnachtstraum), na Rathausplatz, com mais de 150 pequenas bancas erguidas em frente à Câmara Municipal. Se tiver a oportunidade, espreite também o mercado que se encontra na Karlsplatz, focado em arte, onde são muitas as peças de artesanato à venda e a comida é orgânica.

4. Budapeste, Hungria

23 de Novembro de 2018 – 1 de Janeiro de 2019

Mais um mercado de Natal na Europa que promete não desiludir. A Festa do Advento na Basílica (Adventi Ünnep a Bazilikánál), que se estende junto à maior igreja de Budapeste, é uma celebração de uma beleza singular, onde tradição e modernidade convivem em plena harmonia. Aproveite para provar o popular kürtőskalács, um deleite festivo que lhe adoçará o espírito, aventure-se na pista de gelo que ali se encontra e não perca os fantásticos espectáculos de luzes na fachada da Basílica.

5. Bruxelas, Bélgica

mercado de natal

30 de Novembro de 2018 – 6 de Janeiro de 2019

No Natal, Bruxelas enche-se de luzes e é palco do maior mercado de Natal do país. Com mais de duas centenas de bancas repletas de souvenirs natalícios e deleites gastronómicos – desde pretzels aos famosos chocolates belgas –, é o sítio ideal para se pôr à prova na pista de gelo ou regressar à sua infância num carrossel ou roda gigante. Aproveite ainda para assistir ao fabuloso espectáculo nocturno de luzes e música no Grand Palace.

6. Amesterdão, Países Baixos

29 de Novembro de 2018 – 20 de Janeiro de 2019 (Festival das Luzes de Amesterdão)

Com os seus canais e edifícios pitorescos, Amesterdão é uma das capitais mais populares na Europa. No Natal, os mercados enchem-se de peças de artesanato e comidas festivas. A não perder, também, é o Festival das Luzes, que preenche de instalações luminosas as ruas, os canais e as praças da cidade. Quanto a dentadas, não deixe escapar a oportunidade de provar os oliebollen, uma espécie de donuts típicos que o farão levitar.

7. Estrasburgo, França

23 de Novembro – 30 de Dezembro de 2018

Imperdível, é assim que muitos descreveriam Estrasburgo, em França, na época natalícia. Com iluminações impressionantes e um mercado de Natal repleto de especialidades da região, a atmosfera na cidade é única e contagiante. Ali, encontrará diversos concertos, um presépio vivo e eventos culturais por toda a parte.

8. Aachen, Alemanha

mercado de natal

23 de Novembro – 23 de Dezembro de 2018

Todos os anos por esta altura, as praças e ruas que rodeiam a Catedral de Aachen são adornadas com luzes e cores, transformando a cidade num paraíso natalício. Repleto de aromas irresistíveis e souvenirs singulares, o mercado de Natal de Aachen é, sem dúvida, um dos mais bonitos no Velho Continente. Prove o vinho quente ali servido e delicie-se com as bolachas e bolos de Natal expostos nas pequenas bancas da feira.

9. Tallinn, Estónia

24 de Novembro de 2018 – 6 de Janeiro de 2019

Na capital da Estónia, o mercado de Natal é mais pequeno mas nem por isso menos bonito. No centro histórico, são várias as bancas repletas de luzes que se encontram junto a uma imponente árvore de Natal. Para os mais pequenos, parte da diversão passa por uma volta no carrossel que ali se encontra. Para os graúdos, o vinho quente é um deleite a não perder. Peças de artesanato e petiscos natalícios, como pão de gengibre e sauerkraut, não faltam pela praça.

10. Gotemburgo, Suécia

16 de Novembro – 30 de Dezembro de 2019 (Natal em Liseberg)

Para um Natal envolto em neve, faça as malas com as suas roupas mais quentes e rume à belíssima cidade de Gotemburgo, na Suécia. Ali, há mercados de Natal espalhados pelo centro, onde não faltam pratos típicos de Natal, como salsichas fumadas, rena assada e glögg, o vinho quente que aquece corpo e alma. Espreite também o parque de diversões de Liseberg, para uma aventura de carrossel ou um espectáculo de ballet no gelo.

Veja também: