Publicidade:

15 dicas para preparar uma mesa de Natal simples e bonita

Estas ideias para uma mesa de Natal simples e bonita são muito fáceis de implementar e não lhe vão custar o salário todo. Inspire-se!

15 dicas para preparar uma mesa de Natal simples e bonita
Fácil e económico!

Com pouco dinheiro e esforço, acredite que facilmente consegue criar uma mesa de Natal simples e bonita. O importante aqui, mais do que truques e técnicas, é mesmo que ponha o coração naquilo que está a fazer.

Faça com que os convidados se sintam bem recebidos e desejados! Tudo o resto vem por acréscimo, acredite!

Mesa de Natal simples e bonita: 15 dicas


1. Guardanapos em pinheiro de Natal

São vários os tutoriais na internet que o ensinam a moldar guardanapos nas mais diferentes formas. E uma delas é, claro está, a forma de um pinheiro de Natal. Veja como fazer esta proeza e torne a sua mesa de Natal simples e bonita!

 

2. Pequenos toques de personalização

Acredite: é nos mais pequenos pormenores que se nota a diferença entre uma mesa ‘apenas’ bonita e uma de Natal simples e bonita e, acima de tudo, especial! Seja a personalizar os lugares onde cada um se senta com os respetivos nomes – o que vai demonstrar que se preocupa com eles – ou com a colocação de um ramo de flores feito por si, há pequenos gestos que significam grandes e bons efeitos.

3. Velas indispensáveis

Se há coisa indispensável numa mesa de Natal simples e bonita são velas! Estejam elas colocadas num bonito castiçal ou diretamente colocadas na mesa, poucas coisas conseguem transmitir o ambiente de magia como as velas o fazem.

Uma ideia de vela bem natalícia: com a ajuda de uma fita vermelha ou verde, coloque a toda a volta da vela pauzinhos de canela. Faça um laço bem bonito e coloque na mesa.

 

4. Toalha e corredor de mesa

Sabia que por cima da típica toalha vermelha de Natal pode colocar um corredor de mesa? Para aplicar esta dica, o ideal é que a toalha não tenha padrões. Para uma toalha vermelha, coloque por exemplo um corredor dourado.

Se a isto aliar loiça branca bem simples e bonita vai conseguir uma das mesas mais bonitas desde que se lembra do Natal!

5. Coroa de entrada

Porque não construir a sua própria coroa de Natal, mas com ingredientes verdadeiros e comestíveis até? Arranje uns bons molhos de alecrim e disponha-os num prato de forma a fazer a forma de uma coroa.

Depois é ir fazendo conforme o seu gosto e criatividade: cubinhos de queijo, azeitonas, bolinhas de mozzarella ou até bolinhas de picles; o resultado vai ser interessante para colocar na sua mesa de Natal simples e bonita.

 

6. Pinheiro de queijos

‘Brinque com a comida’! E use e abuse do tema natalício. Para as entradas de queijo, por exemplo, porque não fazer um verdadeiro pinheiro de Natal? Comece por cortar os queijos aos cubos iguais. Depois disponha-os alternadamente, de baixo para cima e a terminar com um tomate cherry a fazer de estrela, por exemplo.

7. Tronco de Natal

Quase que se tem de ‘cancelar’ o Natal se não houver isto em cima da mesa: um tronco de Natal! E experimente fazê-lo em casa; não há nada como os doces caseiros de Natal. Enfeite-o com uma boa cobertura de chocolate, uns fios de ovos e disponha-o na mesa das sobremesas natalícias.

 

8. Botinhas para colocar talheres

Esta época é também altura para ‘repensar’ os objetos. E então, porque não aproveitar as famosas botinhas de Natal feitas de tecido ou crochet e usá-las para porta-talheres’? Coloque uma botinha em cada um dos lugares e lá dentro coloque a faca, garfo e colher. Vai ficar surpreendente.

9. Enfeite as cadeiras

Sim, as cadeiras fazem parte da mesa de Natal simples e bonita. E é tão fácil dar-lhes um toque especial. Pegue numa fita vermelha ou dourada bem larga e dê uma volta à largura da cadeira. Termine com um laçarote e uma bola de Natal se quiser e está pronto!

 

10. Aposte em boa loiça

Se há coisa que uma mesa de Natal simples e bonita pede é mesmo loiça de qualidade. Esta é a altura do ano ideal para colocar a uso tudo do melhor que tem! E nada de dizer que tem medo que se parta: se tem e não usa, qual o objetivo?

 

Veja mais ideias para decorar a mesa de Natal >>

11. Taça de bolas ou pinhas

Aqui vai outra dica bem rápida, simples e muito eficaz na hora de criar impacto visual na sua mesa de Nata: numa taça de vidro grande e transparente, despeje uma quantidade generosa de bolas de Natal (podem até ser aquelas que já não usa no pinheiro). Depois, misture-as com as mãos até ver as cores bem misturadas e coloque como centro de mesa.

Outra ideia é pintar pinhas e aproveitá-las para a taça.

 

12. Raminhos de alecrim

Os raminhos de alecrim não servem apenas para temperar assados, sabia? Eles ficam tão bem em mesas temáticas, Natal incluído! Uma das grandes ideias para o fazer é colocar um raminho em cima de cada um dos guardanapos que marcam os lugares. Pode até atar o pé com um pouco de linha de cozinhar e fica ainda mais chique!

 

13. Muita coisa? Opte por duas mesas

Se tem muita coisa para servir e não está a ver como há-de colocar tanta coisa numa mesa só, simplesmente não o faça. Utilize duas! Uma para as refeições principais e uma outra (que pode ser de apoio) para colocar as doçarias, frutos secos e bebidas, por exemplo.

Assim consegue ter tudo mais bonito, simples e organizado!

14. Mesa dos grandes Vs mesa dos pequeninos

Família numerosa? Muitas crianças e ainda mais adultos? Com tanta confusão acha sempre que é impossível uma mesa de Natal simples e bonita? Então este ano experimente fazer a mesa dos adultos e a mesa das crianças. Além de bem mais simples de organizar, as crianças deliram por ter uma mesinha só para elas (e os pais descansam um pouco também)!

15. Amor, muito amor!

Dedique-se verdadeiramente ao que está a fazer. Não precisa gastar fortunas ou contratar um designer para conseguir uma mesa de Natal simples e bonita; basta fazê-lo com o coração!

Veja também:

Limpeza e Arrumação