Publicidade:

5 formas de obter o Microsoft Office grátis

O Office é uma ferramenta quase imprescindível para quem estuda ou trabalha. Mas é um software pago. Saiba como pode obter o Microsoft Office grátis.

5 formas de obter o Microsoft Office grátis
Saiba como utilizar o Microsoft Office gratuitamente

Existem diversas alternativas gratuitas, mas o Microsoft Office continua a ser a melhor opção para trabalho e estudo. A boa notícia é que pode conseguir o Microsoft Office grátis.

Este conjunto de ferramentas como o Word, o Excel e o PowerPoint é pago, mas existem formas de o usar gratuitamente –  para quem não pretende gastar pelo menos 69€ por ano ou 7€ por mês com a subscrição do software.

Como obter o Microsoft Office grátis


microsoft office gratis

1. Usar o Office Online

A opção do Office Online é gratuita, mas pode não ser a mais vantajosa, uma vez que implica que use um computador que esteja ligado à internet. A Microsoft tem utilitários do Office, chamados Office Online, que consistem em versões gratuitas das ferramentas do Office adaptadas para os browsers. Isto significa que pode utilizar o Word, o Excel e o PowerPoint sem pagar.

No entanto, existem restrições: estas versões online só têm as funcionalidades mais básicas destas aplicações. No Word Online, por exemplo, não vai poder trabalhar com gráficos, WordArt, equações, etc. Pode escrever à vontade, mas não pode criar um documento mais elaborado como, por exemplo, um relatório de empresa.

No entanto, estas versões conseguem abrir documentos criados offline no Office. Isto pode ser o suficiente para muitos utilizadores.

2. Usar o Office Mobile

Basicamente, o Office Mobile é a versão móvel do Office Online. Está disponível para Windows Phone, Android e iPad. Pode utilizar o Word, o Excel, o Powerpoint, o OneNote e a OneDrive.

A maioria destas apps está disponível para download e uso gratuito, tendo restrições semelhantes às do Office Online. No entanto, a versão para iPad requer uma subscrição do Microsoft Office 365 para editar documentos.

3. Usar a versão teste

A Microsoft dá a oportunidade ao utilizador de experimentar a última edição do Microsoft Office grátis por um período de um mês. Esta versão teste pode ser útil se quiser utilizar o serviço de uma forma pontual.

word gratis

4. Usar dispositivos que já venham equipados com o Microsoft Office

Alguns portáteis e híbridos já vêm com uma cópia gratuita instalada do Office. Se vai comprar um novo dispositivo e quer ter o Microsoft Office instalado, tenha esta preocupação em mente no momento da escolha.

5. Pedir à sua escola ou empresa

As formas de utilizar o Office sem pagar listadas acima têm limitações. Uma maneira de utilizar o Microsoft Office grátis sem ter de estar condicionado é, caso seja estudante ou professor, aproveitar a subscrição gratuita que a Microsoft oferece a escolas e universidades.

Há também empresas que têm o Office para os seus colaboradores. Nem todas as instituições de ensino ou empresas têm o acordo que garante cópias gratuitas do software, por isso, informe-se primeiro.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.