Ana Luisa Santo
Ana Luisa Santo
09 Jun, 2017 - 09:45

Mindfulness: a meditação que o ajuda a acalmar e a ser mais confiante

Ana Luisa Santo

Se a sua mente não consegue abrandar e os seus pensamentos sucedem-se ininterruptamente de forma desorganizada, está na hora de conhecer o mindfulness.

Mindfulness: a meditação que o ajuda a acalmar e a ser mais confiante

O mindfulness é uma prática inspirada na meditação oriental, tão antiga quanto a própria humanidade, talvez não esteja apenas na moda! Talvez tenha surgido no ocidente para ficar! Vamos perceber porquê!

Vivemos num estado de desorientação vital

A vida é difícil! O mundo está dorido com a crise! A evolução tecnológica impele-nos para este abalo mundial, pois empurra-nos para um ritmo de vida frenético, voraz, de informação excessiva, onde é fácil ficar sem respiração e abafado.

A força da internet nas nossas vidas tornou-nos, de facto, muito mais eficientes a processar informação, colocando-nos mais próximos do conhecimento. No entanto, afasta-nos das formas de pensamento mais profundos que requerem mais reflexão e concentração. Vivemos o automático, o breve e o rápido, descorando a concentração, a reflexão, e a contemplação.

Passamos a depender do computador, do tablet, do telemóvel e da tv como estratégia para navegar, explorar e sentir o mundo. Estamos fascinados e constantemente à espera de sermos interrompidos por chamadas, mensagens, notificações, muitas vezes triviais.

Expomo-nos ao bombardeio diário de informação que nos chega de várias vias tecnológicas. Somando as exigências de produção laboral que nos é imposta cada vez mais no local de trabalho, bem como a vida familiar abundante em tarefas… O resultado é uma mente agitada, onde os pensamentos surgem quase sem fio condutor, numa turbulência ilegível e com ausência de sentido.

A desorientação vital traz consequências nocivas como a ansiedade, o stress, a tristeza, a depressão, a insónia, etc. Na mente agitada, os pensamentos dão volta sobre si próprios, sem encontrar soluções para os problemas, pelo contrário, acentua-os. Isto traduz-se num corpo cansado, com respostas débeis.

mindfulness

Como aliviar ou evitar o sofrimento?

Acalmando a mente para vermos com clareza, pensarmos com clareza de forma a tomarmos decisões eficazes. Mindfulness é uma experiência onde se pratica a atenção plena no aqui e no agora!

Apenas dispomos do presente. Ninguém vive no passado, nem ninguém vive no futuro. Mas no presente dispomos das lembranças e memórias (boas e más) do passado, assim como dispomos das expectativas e ânsia do futuro. Até aqui permitimos que a nossa vida se revele no presente por ligação ao passado, como por exemplo os traumas ou a nostalgia, e por ligação ao futuro através da crença de que só no amanhã se cumprirá a felicidade e o prazer.

Mindfulness ajuda-nos a viver a nossa vida com as coisas do presente, aceitá-la e a desfrutá-la com felicidade e serenidade. É uma via ou um código de acesso que nos conduz ao centro de nós próprios, silenciando a mente, eliminando o ruído, encontrando a paz, o bem-estar, aqui e agora.

O sofrimento pode ser destruidor, se desenvolvermos comportamentos adaptativos patológicos, ou pode ser impulsionador de uma mudança da consciência conseguida através da prática meditativa. Permite-nos aprendermos a dirigir a nossa atenção e o nosso foco para o que é preciso, estabilizando-o e aumentando, se necessário, a sua intensidade para conseguirmos maior força da nossa atenção. É aí que conseguimos ver com clareza, compreender e discernir.

Esta transformação da consciência, permite a mudança do nosso estado e a mudança do estado permite a mudança do nosso traço enquanto pessoa.

Veja também