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Mindfulness: o que é, como começar e quais os benefícios

A prática de mindfulness pode concretizar-se de várias formas. Aprenda a encontrar o equilíbrio e a relaxar de forma simples e eficaz.

Mindfulness: o que é, como começar e quais os benefícios
Encontre o seu equilíbrio e sinta-se melhor consigo

Mindfulness pode descrever-se como a capacidade de estar plenamente consciente. Tanto de nós próprios como dos outros e, ainda, daquilo que nos rodeia a cada momento.

É a capacidade de ter perceção do que se passa no nosso corpo, na nossa mente, nos nossos pensamentos e nas nossas emoções. Ou seja, é aquilo a que também se chama estado de atenção plena.

O que é o mindfulness e para que serve?


mindfulness

Benefícios do mindfulness

O mindfulness é um conceito de vida presente em muitas culturas e religiões, mas é um dos conceitos e práticas centrais do Budismo. No entanto, é importante lembrar que esta prática pode ser completamente dissociada de qualquer religião.

No mundo ocidental esta tem sido, inclusive, utilizada cada vez mais na psicologia e psiquiatria. Saiba em que é que o mindfulness o pode ajudar.

Focar-se no presente

Num estado de mindfulness conseguimos estar concentrados no presente. A maior parte do tempo da nossa vida é ocupado com lembranças do passado e com ansiedades em relação ao futuro e esquecemo-nos de prestar atenção ao momento presente.

O mindfulness ajuda-nos a estar sempre conscientes do agora. E mesmo que pensemos no passado, no futuro e na forma como eles nos fazem sentir, desenvolvemos a capacidade de redirecionar as nossas energias para o momento presente.

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Sentir sem julgamento

Algumas pessoas preocupam-se demais com o que os outros acham das suas atitudes e focam-se tanto nisso que chegam a sentir esta influência no seu bem-estar.

Através do mindfulness, as emoções aceitam-se enquanto realidade, sem julgamentos ou avaliações. Estamos conscientes do que estamos a sentir, reparamos em como surge essa emoção, o que provoca no nosso corpo e em como deixamos de a sentir ao fim de algum tempo – quer seja uma experiência boa ou má.

Aceitar-se e aos outros

Esta capacidade de nos observarmos a nós próprios sem julgamentos traz vantagens também para a nossa relação com o outro. Em vez de projetarmos ansiedades e preocupações em nós e nas outras pessoas, aceitamo-nos como parte de um todo que existe num determinado momento.

Confiar mais em si

O mindfulness pode ajudar-nos a ser mais confiantes e positivos, assim como a:

  • Alcançar um maior entusiasmo e energia perante a vida;
  • Alcançar uma melhor aceitação da dor de algumas emoções;
  • Entender que os pensamentos e as emoções se alteram com a passagem do tempo;
  • Lidar melhor com o stress e a ansiedade.

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A prática e como começar

O estado de mindfulness é atingido através da meditação ou através de exercícios que nos relaxem e nos façam abstrair dos ruídos do mundo.

Sugerimos que comece pelos  livros para colorir mindfulness, que estão muito na moda. O alto grau de detalhe desses elementos para pintar ajudam na concentração em coisas simples e obrigam-nos a uma abstração em relação ao exterior.

Quanto à meditação propriamente dita, nada como procurar programas no site da Sociedade Portuguesa de Meditação.

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