Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
26 Out, 2018 - 13:03

4 mitos sobre mecânica automóvel a ter atenção

Afonso Aguiar

Hoje em dia, um condutor normal deixou de perceber muito de mecânica automóvel, baseando-se no senso comum. Saiba aqui 4 noções erradas.

4 mitos sobre mecânica automóvel a ter atenção

O conhecimento de mecânica já não é o que era. Antigamente, era regra conhecer de forma mais aprofundada alguns dos fundamentos sobre o funcionamento de um carro. Hoje em dia, não. Por vezes, só no próprio dia ou na semana que antecede o exame de condução é que o instrutor ensina, de forma básica e superficial, as bases sobre como trabalha um automóvel. Assim, criaram-se certas noções erradas de mecânica automóvel.

Mecânica automóvel: 4 coisas a desmistificar

1. Limpar o recipiente de óleo do motor

Este é dos casos mais típicos de noções erradas de mecânica automóvel. O carro não está a funcionar bem e poderá pensar que é o recipiente de óleo, levando-o a querer limpar o contentor com um líquido próprio antes de mudar o óleo.

Ora, este tipo de situação só costuma acontecer quando um carro tem muitos anos e, embora algumas empresas até aconselhem este tipo de ação, os automóveis mais modernos estão de tal forma preparados para aguentar muitos anos que limpar o motor acaba por prejudicar.

2. Limpar os injetores de combustível

mecanico

É um caso muito semelhante ao anterior. Em carros a gasolina é raríssimo haver necessidade para tal. Em carros a gasóleo pode ter mesmo de limpar os injetores de combustível. No entanto, há uns aditivos que pode colocar por sua conta e risco e, se for a fazer uma viagem maior e puxar bem pelo carro, deixam os injetores de combustível quase como novos.

3. Dispositivos para poupar combustível

Muitos afirmam que dá para poupar combustível e que compensa financeiramente. Segundo a revista norte-americana, Reader’s Digest, não acredite, é mentira. É uma das maiores noções erradas de mecânica automóvel. Os gas saving devices (ou fuel saving devices) não funcionam. É tão simples quanto isso.

4. Verificar o óleo com o motor quente

Dependendo do veículo, há várias formas de medir o nível de óleo. Por isso, este tem de ser verificado conforme diz o seu manual. Às vezes com o motor quente, outras a frio. Por isso, não se ponha a encher o recipiente de óleo só porque a vareta diz que não está bem. Lembre-se, verifique no seu manual como deve efetuar esta operação.

Veja também: