Publicidade:

7 modificações para aumentar a performance do carro

Gostava de um carro que andasse mais mas não quer trocar o seu automóvel de sempre? Veja estas 7 modificações para aumentar a performance do carro.  

7 modificações para aumentar a performance do carro
Alterações que poderá fazer para que o seu carro fique mais rápido

Carros rápidos são caros, é certo, mas sabia que existem algumas modificações para aumentar a performance do carro? Assim já não precisa de gastar milhares e milhares de euros na compra de um carro novo, e pode fazer com que o seu carro de sempre envergonhe a concorrência.

Antes de fazer quaisquer modificações para aumentar a performance do carro, deve investigar bem as capacidades e o potencial do motor do seu automóvel para que este possa continuar a ter uma vida longa e saudável, pois forçar demasiado o componente mais importante do seu carro pode fazer com que este tenha uma avaria grave.

A maior parte dos motores dos automóveis não trabalham perto sequer da sua capacidade máxima, e os construtores fazem isto para aumentar a fiabilidade dos seus modelos, reduzindo assim as despesas nas garantias. Mas isto quer também dizer que o motor está preparado para, pelo menos, receber alguns “pózinhos extra” sem que a sua durabilidade seja afetada. Conheça 7 modificações para aumentar a performance do carro e veja como não precisa gastar fortunas para conseguir extrair um bocadinho mais de alma e rapidez do coração do seu automóvel.

7 modificações para aumentar a performance do carro


audi

1. Modificar o sistema de travagem

Se o seu carro vai andar mais depressa, então também quererá certamente que este trave com maior eficácia, por isso, e por ser um dos principais componentes de segurança do seu automóvel, deve investir numa renovação do sistema de travagem. Deve comprar discos de maiores dimensões e calços preparados para aguentar maiores temperaturas, que serão mais eficazes sempre que quiser desfrutar do seu carro ao máximo.

2. Modificar a suspensão

É muito maior a adrenalina de curvar rápido do que andar depressa numa reta, mas para que consiga curvar rápido e em segurança, a suspensão do seu carro deve ser modificada. Deve optar por uma suspensão mais rija, com um curso menor, que manterá o carro mais estável e em curva e com menos inclinação, garantindo que tem o controlo total da viatura em qualquer momento. Note que o conforto será afetado quando modificar o carro por uma suspensão desportiva, mas é impossível ter tudo não é?

3. Aumentar o tamanho das jantes e pneus

Aumentar o tamanho das jantes não só dará mais presença ao carro mas também garantirá que poderá equipar o seu automóvel com um conjunto de travões de disco maiores, o que aumentará a sua segurança. Pneus de maiores dimensões também significarão que existe mais borracha em contacto com a estrada, logo a aderência será maior. Efetivamente, estas alterações não são só estéticas mas também contribuirão para a sua segurança.

4. Usar óleos e líquidos refrigeradores de qualidade

Fazer modificações para aumentar a performance do carro vai fazer com que o motor tenha que trabalhar um pouco mais, tendo que lidar com mais potência, e para evitar que alguns componentes móveis do motor falhem ou sobreaqueçam, deve utilizar sempre líquidos para refrigerar a temperatura do motor e óleos lubrificantes de alta qualidade, se possível pensados em performance. Mesmo que sejam mais caros, certamente evitarão algumas despesas extra no mecânico.

5. Modificar o sistema de escape

Modificar o escape do carro não só fará com o seu motor tenha um novo “cantar” (seguramente muito mais agradável ao ouvido), mas também vai permitir-lhe ganhar alguns cavalos extra de potência. Trocar o sistema de escape por um tubo de maiores dimensões permitirá que os gases emitidos pela combustão sejam libertados mais rapidamente. Isto fará com que a potência do carro aumente, mas em contra partida aumentará também o consumo de combustível. Apesar do preço significar algum investimento, expere ganhar cerca de 10 cavalos de potência apenas com esta modificação.

6, Aumentar o tamanho do turbo

Os carros atuais praticamente têm todos turbo, e os carros a diesel, já desde o início do século também estão equipados com este sistema. O rendimento de um motor está diretamente ligado à quantidade de ar que este consegue aspirar por ciclo de admissão. Isto é, quanto maior for a mistura de ar e combustível no ciclo do cilindro, maior será a potência do motor, e um turbo maior permitirá aumentar a quantidade de ar na câmara de combustão. Note que este componente é sensível e reparar um turbo não é nada barato, por isso esta modificação deve ser tomada com alguma precaução e não deve ser exagerada.

7. Reprogramar a centralina

Reprogramar a centralina é um truque “simples” que não alterará qualquer componente do motor do seu carro, mas alterará a forma como os componentes presentes trabalham, fazendo com que estes obtenham um melhor e maior rendimento, aumentando assim a potência do seu carro. Existem algumas vantagens e desvantagens em alterar este componente, e se o seu carro for novo e estiver ainda abrangido pelo período de garantia, esta alteração fará com que perca essa mesma garantia.

Veja também:

Marvin Tortas Marvin Tortas

Licenciado em Ciências da Comunicação, homem do Norte, apaixonado por carros e com experiência em desporto automóvel. A seguir a mamã e papá, as palavras Ferrari, Mercedes, Audi e Fiat foram respetivamente as 3ª, 4ª, 5ª e 6ª palavras do seu vocabulário.

Também lhe pode interessar: