Publicidade:

Motivação para estudar: 4 dicas para ajudar o seu filho

O seu filho não tem revelado motivação para estudar? Veja o que pode fazer para ajudar a contornar essa situação, através de passos simples.

Motivação para estudar: 4 dicas para ajudar o seu filho
Como contribuir para que o seu filho tenha vontade de estudar?

Muitos pais testemunham, diariamente, a falta de motivação para estudar que os seus filhos apresentam. De facto, fazê-los sentir vontade de pegar nos livros e ter garra para alcançar o sucesso nas disciplinas escolares pode ser um verdadeiro desafio. Convive com esta realidade na sua casa? Não desespere, pois há formas que o podem ajudar a mudar o rumo desta situação.

Vamos saber como estimular a motivação para estudar que está a faltar ao seu filho? Confira, de seguida, as dicas que lhe deixamos relativamente a este tema.

Motivação para estudar: 4 dicas essenciais


1. Crie jogos que se debrucem sobre as matérias escolares

motivação para estudar

As crianças e jovens gostam de ser postos à prova. Aproveite essa realidade e elabore jogos que envolvam a família e que contenham perguntas sobre as várias matérias que o seu filho está aprender na escola. Se for necessário, erre de propósito para que ele o possa corrigir e brilhar.

Se dá trabalho? Dá, é um facto. Mas os resultados são fantásticos.

2. Adquira livros de atividades lúdicas sobre vários conteúdos

motivação para estudar

Para que o seu filho se interesse por algumas matérias e veja que não são tão aborrecidas como ele pensa, poderá adquirir livros de atividades originais. Com este estímulo extra, o seu filho poderá aprender de forma lúdica e ganhar motivação para querer saber mais sobre vários assuntos.

Esta dica é, principalmente, para alunos do ensino básico. Poderá, por exemplo, comprar livros de atividades com personagens dos desenhos animados favoritos do seu filho.

3. Planeie saídas para atividades relacionadas com os conteúdos

motivação para estudar

Uma forma de motivar o seu filho para o estudo é levá-lo a atividades que se foquem em determinadas matérias que está a dar na escola. Assim, de forma divertida, poderá despertar dentro do seu educando a vontade de aprender mais sobre um assunto em especial – e repetir a estratégia vezes sem conta.

Consulte sempre a agenda cultural da sua localidade e das que ficam em redor, e planeie estas aventuras em família! Todos acabam por aprender e de forma divertida.

4. Tente explicar uma razão para o estudo de determinada matéria

motivação para estudar

Por vezes, para ganhar motivação para uma determinada disciplina ou conteúdo, o seu filho poderá querer saber de que forma isso poderá ser útil na sua vida. Procure sempre encontrar uma forma de ilustrar essa resposta que ele tanto procura, mostrando que a pequeno, médio ou longo prazo haverá sempre utilidade – direta ou indireta.

Estas são quatro formas que poderá usar para fazer com que o seu filho ganhe mais motivação para estudar. Na verdade, quando os pais se envolvem diretamente e se interessam pela aprendizagem dos seus filhos, tudo corre melhor e os mais novos acabam por se aprender de forma lúdica.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.