Publicidade:

Motivação profissional: 6 fatores principais

A motivação profissional é essencial para manter e aumentar os níveis de produtividade em qualquer empresa.

Motivação profissional: 6 fatores principais
É extremamente importante ter funcionários devidamente motivados

Está claro que os fatores de motivação profissional são muito próprios e, por isso mesmo, são diferentes de pessoa para pessoa. No entanto, é interessante compreender o que está por detrás dessa motivação profissional, isto é, que fatores existem que podem ser ou não comuns a várias pessoas.

Quantos de nós já se depararam com diversas pessoas no mercado de trabalho tão desmotivadas que chegam mesmo ao ponto de se despedirem mesmo em tempos de crise? Por vezes, os profissionais não conseguem encontrar qualquer tipo de motivação no trabalho que desenvolvem diariamente.

O que queremos dizer, é que existem alguns fatores-chave que são comuns a muitos profissionais e que devem ser analisados, vejamos.

6 fatores principais que contribuem para a motivação profissional


A verdade é que os fatores de motivação profissional de cada pessoa, estão sempre relacionados com os seus objetivos pessoais e valores.Já alguma vez parou para pensar sobre quais são as razões que desmotivam os colaboradores nas organizações? E que tipo de coisas podem ser feitas para motivar os profissionais no ambiente de trabalho?

É importante que a população em geral compreenda que mesmo que a empresa tenha ótimos produtos, serviços, processos e tecnologias, para que se consiga manter competitiva no mercado, é essencial que invista no seu maior recurso – as pessoas.

Tendo isto em consideração, cabe, então, aos empregadores identificar as formas de potenciar essa motivação profissional, de forma a que consigam obter a melhor performance de todos os seus colaboradores e alcançar melhores resultados para o seu negócio.

Qualquer empresa precisa de ter pessoas, isto é, colaboradores devidamente valorizados e motivados por uma série de fatores – todos nós gostamos de trabalhar naquilo que realmente gostamos e somos mais produtivos quando as empresas promovem algumas práticas motivadoras.

Vamos conhecer alguns fatores que contribuem para a motivação profissional, tome nota.

felicidade no trabalho

1. Reconhecimento e valorização

Todos os profissionais ambicionam ver o seu esforço e dedicação, isto é, o seu trabalho reconhecido e valorizado, não é assim?

Ora, quando o trabalho que desenvolvemos diariamente é resultado do nosso esforço, dedicação e com resultados ótimos para a empresa, significa que o profissional está num bom caminho para progredir a nível profissional – quer seja para obter aquela promoção que tanto deseja ou para atingir os seus objetivos relacionados com a carreira.

Este reconhecimento pode ser feito de várias formas, mas a mais simples é mesmo através da atribuição de um bónus ou de prémios de produtividade. Claro está que isso depende sempre da cultura da empresa e dos próprios colaboradores, mas a verdade é que ajuda sempre a manter bons níveis de motivação e empenho no trabalho.

2. Segurança e estabilidade no trabalho

Se pensarmos bem, este não é de todo um fator de motivação profissional completamente estranho – quando o profissional se sente seguro e estável no ambiente de trabalho, então é muito provável que isso signifique um ponto positivo que faz com que seja muito mais fácil de lidar com o seu trabalho no dia-a-dia.

Ultimamente, a instabilidade do mercado tem causado alguma insegurança e provocado alguns medos nos colaboradores em todo o mundo – é por isso essencial trabalhar a perceção que cada um tem sobre as suas inseguranças, para que se consiga garantir um ambiente de trabalho que proporcione ao colaborador as melhores condições de trabalho, motivando-o a dar o seu melhor.

3. Satisfação pessoal

Todos nós ambicionamos fazer algo que realmente gostamos, não é assim? E, para o comprovar, existem diversos estudos que revelam que os profissionais que se sentem verdadeiramente satisfeitos e felizes com o seu emprego encaram cada dia com uma atitude positiva e mostram-se produtivos e empenhados nas suas tarefas.

Sabemos que nem todos têm essa sorte, mas há sempre forma de dar a volta às coisas – algumas empresas apostam, por exemplo, na criação de um ambiente laboral onde os colaboradores se podem sentir valorizados e reconhecidos. Isto conduz à criação de um ambiente de trabalho positivo, que fomenta – inclusivamente – a lealdade dos colaboradores para com a empresa.

4. Comunicação

A comunicação é mais um dos fatores que contribuem para a motivação profissional – é a chave da motivação nas organizações.

Pense connosco – a partilha e troca de informações entre os colaboradores, permite alinhar alguns objetivos, valores e ações a serem tomadas de forma estratégica pela empresa.

A verdade é que, em ambiente de trabalho, tudo gira à volta de uma boa comunicação. É por isso importante que as empresas comuniquem com transparência, para que consigam mostrar aos colaboradores o verdadeiro significado do seu papel e o impacto que os seus esforços têm para a empresa.

Além disto, uma das principais práticas para motivar as pessoas no trabalho é mesmo a realização do feedback – trata-se de uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelos colaboradores.

5. Flexibilidade

Precisa de exemplos de incentivos? Oferecer a possibilidade de os colaboradores gerirem de forma flexível o seu trabalho, permitindo-lhes – por exemplo – coordenar os horários laborais com os escolares ou trabalhar a partir de casa em casos excecionais.

É importante que todos os profissionais que tenham este tipo de oportunidades no trabalho, compreendam que se a empresa se dispõe a oferecer alguma flexibilidade, então é necessário que o colaborador se empenhe e se motive para gerar bons resultados.

6. Compensação financeira

Todos têm contas para pagar e a verdade é que o dinheiro também conta quando se fala em motivação profissional.

Quem trabalha espera ser recompensado financeiramente por isso – e não quer isto dizer que apenas os profissionais com salários elevados se sentem motivados.

A motivação profissional resulta da conjugação de vários fatores (como os que enumeramos anteriormente). Mas qualquer profissional espera ser remunerado de acordo com as suas funções e desempenho.

Veja também:

Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.

Saiba tudo sobre emprego