Publicidade:

Não obtenho resposta de uma entrevista de emprego: o que fazer

Não obtenho resposta de uma entrevista de emprego? Se é esta pergunta que tem a rondar na sua cabeça, continue a ler e saiba o que pode fazer.

Não obtenho resposta de uma entrevista de emprego: o que fazer
Siga as nossas dicas

A pergunta que muitos candidatos fazem é, com certeza, esta: não obtenho resposta de uma entrevista de emprego, e agora? Pois bem, é normal ficar ansioso por uma resposta após ter realizado uma entrevista de emprego. Até porque, afinal de contas, já passou o mais difícil, ou seja, foi escolhido, entre todos os candidatos à vaga de emprego, para a entrevista. No entanto, é importante perceber que o processo de contratação pode levar algum tempo e a resposta pode não ser, assim, tão imediata.

A entrevista de emprego é, por norma, a recta final de um processo de recrutamento e seleção. Já passou a fase de análise de currículos ou qualquer outro tipo de provas. Mas, para os candidatos, o problema surge quando não recebem qualquer resposta de uma entrevista por parte da empresa, seja para dar boas ou más notícias sobre o processo de seleção.

Antes de avançar, importa perceber como funciona o processo de recrutamento e selecção.

Como funciona o processo de recrutamento e seleção?


8 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego

O processo de recrutamento e seleção inclui a utilização de técnicas e procedimentos com o objetivo de atrair candidatos interessados, qualificados e capazes para assumir as ofertas de emprego disponíveis.

O recrutamento é o processo através do qual as empresas divulgam as suas oportunidades de trabalho. O registo das ofertas em sites de procura de emprego, a sua divulgação nos jornais ou através de agências de recrutamento são alguns dos procedimentos mais comuns.

A selecção é o conjunto de procedimentos que permite à empresa escolher, de entre os candidatos que se apresentaram, aqueles que efectivamente vão integrar a estrutura da organização. Entres estes procedimentos contam-se, por exemplo, a análise curricular, as provas de grupo e a entrevista de emprego, entre outros.

Basicamente, o processo de recrutamento e seleção pode ser dividido em 7 etapas:

  1. criação da oferta de emprego;
  2. seleção interna ou externa;
  3. divulgação da oferta de emprego;
  4. seleção dos currículos;
  5. entrevistas;
  6. avaliação e feedback;
  7. contratação.

Não obtenho resposta de uma entrevista de emprego, e agora?


A fase mais demorada de um processo de recrutamento e seleção é a avaliação dos currículos submetidos a candidatura. Logo, se estamos a falar do momento após a entrevista, esta fase mais complicada já passou. No entanto, não quer isto dizer que a empresa não tenha várias entrevistas para analisar e isto também demora o seu tempo.

Saiba como fazer o follow-up de uma candidatura de emprego

1. Ainda não passou tempo suficiente desde a entrevista

Um processo de selecção é moroso, envolve a recolha, o tratamento e o arquivo de grandes volumes de informação, sendo uma actividade que se soma às tarefas diárias dos técnicos de Recursos Humanos da organização. Por isso, é natural que a resposta não seja dada imediatamente após a entrevista. Aguarde duas semanas e só depois disso volte a contactar a empresa.

2. A empresa ainda se encontra em processo de tomada de decisão

Não faz sentido a empresa dar uma resposta aos candidatos enquanto ainda está em deliberação. E por vezes, a tomada de decisão prolonga-se no tempo, sendo necessário envolver diferentes pessoas no processo. Se lhe disseram que dariam resposta dentro de alguns dias e não o fizeram, não parta já do pressuposto de que a empresa não tem sentido ético.

3. A empresa espera que seja o candidato a entrar em contacto

Se lhe perguntarem, na entrevista, “é pro-ativo?”, certamente responderá que sim. Mas a verdade é que raras vezes tomou a iniciativa de telefonar para a empresa para saber se têm algo para lhe dizer a respeito da entrevista. Isso sim, seria demonstrar pro-atividade. De que é que está à espera?

4. A empresa não está interessada em contratá-lo a si

Efetivamente, a empresa pode já ter tomado uma decisão em relação aos candidatos que devem avançar no processo de seleção, não sendo essa uma decisão que lhe seja favorável. Neste caso, e se a empresa nada lhe comunicou, revela falta de ética e de responsabilidade para com as pessoas que aí desejavam trabalhar.

Não obtenho resposta de uma entrevista de emprego: o que fazer


Pode enviar uma carta de agradecimento

A carta de agradecimento deve ser enviada na sequência de uma entrevista de emprego porque ajuda o recrutador a recordar-se de si. Vai permitir também a si enumerar aspetos que se esqueceu de referir na entrevista de emprego.

Faça por enviar esta carta até dois dias depois da entrevista, endereçando-a à pessoa que o entrevistou. Não questione o entrevistador acerca do processo de selecção, limite-se a agradecer a oportunidade de conhecer mais de perto a organização e o tempo que lhe foi concedido.

Pode fazer o follow-up da candidatura de emprego

Geralmente é melhor esperar duas semanas antes de contactar a empresa. É importante dar ao empregador tempo suficiente para analisar os candidatos e entrevistas. Se contactar a empresa demasiado cedo, podem pensar que é uma pessoa agressiva e impaciente.

Pode fazer este acompanhamento por email ou através do LinkedIn, caso não tenha um endereço de email para contacto, e reafirme o seu forte interesse no cargo.

Se tem um contacto telefónico, também pode telefonar para fazer o follow-up. Mencione algumas das principais razões pelas quais está tão interessado em “juntar-se à equipa” e as razões porque será uma boa escolha para a função a que se candidata.

Continue à procura de emprego

Após o envio da carta de agradecimento e enquanto faz o follow-up, não se limite a esperar e a lamentar-se porque “não obtenho resposta de uma entrevista de emprego?”. Continue a procurar novas oportunidades, nada está garantido num processo de recrutamento, mesmo que considere ser o candidato ideal para o trabalho. Por isso, mantenha ativa a sua pesquisa por um novo emprego.

Veja também: