Publicidade:

Nerja: viagem ao mundo de Verão Azul

Como a história de um grupo de adolescentes e as suas aventuras nas férias de verão catapultaram Nerja para a fama. E vale mesma a pena a viagem.

Nerja: viagem ao mundo de Verão Azul
Verão Azul foi integralmente filmado em Nerja

Tudo se passa na cidade de Nerja, na região de Málaga em Espanha, e poderia ser apenas mais uma série de televisão. Mas não é bem assim. “Verano Azul” foi produzida no início dos anos 80 e transmitida em Portugal com o nome “Verão Azul” e marcou o panorama televisivo numa altura em que ainda não havia canais por cabo, nem streaming. Assim como espoletou um interesse em Nerja, como só a televisão o consegue fazer.

A série retratava as aventuras e desventuras de um grupo de jovens, Tito, Bea, Desi, Piraña, Pancho, Javi e Quique, a pintora Julia e o velho pescador Chanquete, que se conhecem durante as férias grandes na cidade de Nerja, em Málaga. Temas como adolescência, sexualidade, divórcio, drogas, velhice, morte, valores éticos e relações familiares são amplamente abordados, com a descomplexidade que a época permitia.

A série foi um verdadeiro caso de popularidade não só na Península Ibérica, mas também na América Latina e até em países europeus como a Croácia ou a Bulgária. Sem ela, Nerja, uma localidade balnear a cerca de 60 quilómetros de Málaga, não seria tão conhecida. E, como tal, e em jeito de homenagem, o município de Nerja inaugurou em 2001 o Parque Verano Azul, com uma réplica do barco de Chanquete e ruas com o nome das personagens. Até o passeio marítimo tem o nome do realizador da série Antonio Mercero.

Nerja: destino de verão em pequena escala


Nerja

A cidade de Nerja localiza-se a leste de Málaga, com a Sierra Almijara erguendo-se atrás e como que amparando uma região que se recusou a destruir a sua essência de pequena vila de pescadores, o que permitiu manter o charme que lhe é tão característico e apreciado. Esta estratégia parece ter resultado, dado que a cidade é cada vez mais popular por entre os turistas, principalmente de julho a setembro.

O centro histórico é uma sucessão de casas caiadas de branco, com ruas estreitas e sinuosas, por onde se encontram pequenas lojas que vendem arte e artesanato local, joias típicas e produtos locais.

E é lá que se encontra a antiga fortaleza moura que foi convertida no famoso Balcón de Europa, um promontório que oferece vistas incríveis sobre a costa e que está ladeado de palmeiras.

Os destaques de Nerja não se ficam por aqui: as grutas são, aliás, a terceira atração turística mais visitada de Espanha, devido às estalactites e estalagmites de grande beleza, assim como devido ao facto de nas cavernas ainda ser possível ver vestígios de pinturas do Paleolítico.
Além disso, e fazendo justiça à fama de destino de verão, Nerja oferece praias pitorescas e enseadas isoladas, muitas delas praticamente desconhecidas pelos turistas, assim como a possibilidade da prática de desportos aquáticos.

Praias de Nerja: pequenos paraísos da Andaluzia


nerja
Nerja é um incrível destino turístico de praia e muito disso deve-se à incrível temperatura que é estável ao longo do ano, contando ainda com 320 dias de sol. E até o nome está em consonância com este estado de maravilha: Nerja significa “primavera abundante” em árabe.
As praias ajudam a estabelecer esta fama. Saiba quais são as melhores.

Praia de Burriana

É a mais procurada praia da região, devido, provavelmente a ter sido um dos principais locais de filmagem de “Verão Azul”. É excelente para a prática de desportos náuticos, para desfrutar de restaurantes locais ou para beber uma bebida num bar típico.

Praia de Maro

Para muitos esta é uma das melhores praias de Espanha e há quem a classifique de paraíso na terra. Possui várias cascatas escondidas, grutas submersas e alguns dos melhores espaços para a prática de snorkeling.

Praia de Alberquillas

O que a torna numa das melhores praias de Nerja é o facto de ser provavelmente a praia mais limpa que já viu na vida. Localiza-se dentro da reserva natural das Falésias de Maro, o que lhe confere grande beleza.

Praia El Cañuelo

Esta praia é perfeita para ir com toda a família ou com um grande grupo de amigos, pela sua extensão e areal. Possui formações geológicas naturais que favorecem a prática de mergulho nas águas cristalinas.

Praia Caletilla

Por baixo do Balcón de Europa, localiza-se a praia Caletilla, que é facilmente confundida como uma praia privada, mas está, na verdade, disponível a qualquer pessoa. Tal acontece pela sua localização semi escondida, mas também pelo facto de ser bastante pequena, ficando, inclusivamente submersa durante as marés altas.

Atividades imperdíveis em Nerja


Nerja

Nerja é um dos destinos turísticos mais populares da Costa del Sol e tal em muito se deve ao desenvolvimento controlado que permitiu manter os encantos tradicionais e históricos da região, sem a tornar numa cidade excessivamente desenvolvida. E há muito para ver e conhecer.

Grutas de Nerja

As grutas foram descobertas no ano de 1959 de forma acidental. Um grupo de crianças brincava na região e uma delas tropeçou numa das formações geológicas mais importantes da atualidade.

Prolongam-se ao longo de cinco quilómetros de comprimento e várias das suas secções estão abertas ao público, nomeadamente a maior coluna do mundo, que ganhou mesmo um lugar no Livro dos Recordes do Guinness em 1989. Por lá também pode ver antigas pinturas rupestres de Neandertal, com mais de 10.000 anos, provavelmente as mais antigas do mundo.

Recentemente foram ainda descobertos vestígios de cerâmica romana, moedas mouras e resquícios de biodiversidade pouco habitual.

Subida a El Cielo

O El Cielo é a montanha costeira mais alta da região, possuindo mais de 1.500 metros de altura.

O acesso ao topo é bem simples e proporciona vistas imperdíveis. Num dia bom, pode ver toda a Costa del Sol em panorâmica, nomeadamente o caminho que vai entre Almuñécar e Málaga, assim como as colinas da Sierra Tejeda e da costa norte de África.

Caiaque e canoagem

Enquanto zona balnear e costeira, os desportos aquáticos são uma das atividades mais frequentes na região de Nerja. E entre eles destacam-se o caiaque e a canoagem.

O percurso imperdível para tal inicia-se na praia de Burriana e terminada na praia de Maro. Pelo meio, passa por algumas das mais espetaculares paisagens costeiras, desde praias escondidas, águas turquesa, enseadas e cascatas.

Um dia em Frigiliana

A apenas 6 quilómetros de Nerja encontra-se a população de Frigiliana, conhecida pela sua beleza e por possuir algumas das vilas mais deliciosas de Espanha, tendo sido, inclusivamente galardoada com o prémio de “povoação mais bonita da Andaluzia”, atribuído pelo gabinete de turismo espanhol.

Nerja: ficha técnica


Como ir

  • Autocarro: Lisboa Oriente – Málaga (Flixbus, 23,99€); Porto (Casa da Música) – Málaga (Alsa)
  • Avião: Lisboa/Porto – Málaga (TAP, Vueling e Air Europa, a partir de 205,99€)

Quando chega a Málaga pode alugar um carro e percorrer os cerca de 60 quilómetros até Nerja ou optar por viajar de autocarro.

Dicas úteis

Confira todas as informações sobre Nerja.

Dados genéricos

  • Língua: castelhano
  • População: 21.204 habitantes (dados de censos 2016)
  • Localização: Málaga – Andaluzia, Espanha
  • Extensão: 85 quilómetros quadrados

Veja também: