Hugo Moreira
Hugo Moreira
24 Mar, 2010 - 00:00

Net e telefone ajudam a poupar

Hugo Moreira

Com as possibilidades de realizar operações bancárias via Internet ou telefone a aumentarem de mês para mês, de um modo geral os consumidores estão a sair beneficiados.

Net e telefone ajudam a poupar

Gerir as contas à ordem, correntes ou de tipo ordenado, através de telefone ou Internet pode ser um meio de poupar dinheiro. Muitos bancos não cobram despesas de manutenção nem as anuidades dos cartão de crédito e/ou débito. Alguns oferecem ainda as cadernetas de cheques e transferências pela Internet com número de identificação bancária (NIB).

Isto para não falar da comodidade de gerir o seu próprio dinheiro sem que para isso tenha de se deslocar fisicamente ao balcão e gastar dinheiro em transportes ou gasolina, além de despender tempo precioso para outras actividades ou afazeres. E os bancos também agradecem, pois as operações realizadas quer por telefone quer via Internet ficam bem mais baratas para a operação bancária, dado que lhes permitem poupar em custos administrativos e de recursos humanos, e permitem fazer o essencial – como consultar movimentos, fazer transferências ou requisitar cheques.

Investir em serviços bancários como subscrição de produtos de poupança, consulta e amortização de créditos e cancelamento de cartões de crédito e/ou débito pode também ajudá-lo a gerir melhor as suas economias, mas atenção. Optar pela instituição bancária errada pode sair caro, por isso mais vale analisar bem o mercado, comparar ofertas e alternativas e só depois optar pela melhor solução.

De salientar ainda que, associadas à facilidade e eficácia de gerir a sua conta bancária na Internet, estão intrínsecas as questões de segurança. Para acautelar qualquer ataque e acesso de estranhos à sua conta via Internet, os bancos optaram por criar um teclado virtual e também uma combinação de números do cartão matriz.