Publicidade:

Novo BMW Série 3 - O BMW mais avançado de sempre?

O novo BMW Série 3 cresceu em tamanho e em personalidade. Será esta a melhor berlina alemã de sempre? Conheça ao pormenor a nova joia da coroa da BMW.

Novo BMW Série 3 - O BMW mais avançado de sempre?
Será esta a melhor berlina alemã do mercado?

Não há dúvida que o novo BMW Série 3 tem bastante mais presença que o modelo anterior. Para começar, o novo concorrente do Audi A4, Mercedes Classe C ou Jaguar XE está maior 85mm, mais largo 16mm e mais alto 1mm, e contempla agora uma maior distância entre eixos para maior conforto dos seus ocupantes. Está também 55kg mais leve graças à utilização de painéis de alumínio em toda a carroçaria.

A BMW garante que este modelo será muito mais dinâmico e desportivo que o seu antecessor, algo que só foi possível graças a um chassis mais rígido, vias mais largas, baixando o centro de gravidade e uma distribuição de peso perfeita de 50:50. O coeficiente aerodinâmico (Cd) também passou dos 0.26 para os 0.23, detalhe fundamental para manter os consumos controlados.

Conheça ao pormenor o novo BMW Série 3.

Novo BMW Série 3


bmw

Fonte: BMW 

Exterior

bmw

Fonte: BMW 

À primeira vista salta-nos aos olhos a nova grelha frontal, agora com dimensões bastante mais generosas e com um sistema inteligente de flaps que se abrem ou fecham para melhorar a aerodinâmica e reduzir consumos.

Neste novo modelo existirão de forma opcional jantes de 19 polegadas que reforçam (e de que maneira) o caracter desportivo e agressivo deste modelo. Estas serão as maiores jantes alguma vez disponíveis num Série 3, e terão a particularidade do centro das rodas ser fixo, tal como acontece nos Rolls Royce (não fossem as duas marcas pertencer ao mesmo grupo), deixando assim o logótipo da BMW sempre na posição correta (vertical).

Também a traseira do novo BMW Série 3 parece ser mais refinada, mas ao mesmo tempo agressiva, com as óticas esculpidas num formato de “L” e efeito tridimensional.

bmw

Fonte: BMW

Ainda um aspeto a realçar na traseira do novo Série 3 são saídas de escape duplas. verdadeiras, de 80 ou 90mm, dependendo da versão escolhida, facto que contraria a tendência automóvel mais recente de esconder este componente. 

Vários são os destaques na nova coqueluche da BMW, e a atenção ao detalhe da marca da baviera presenteia-nos com pequenos pormenores deliciosos, como por exemplo quando abrimos o carro num ambiente mais escuro, é possível ver o “tapete de luzes” (opcional) no novo BMW Série 3, que ilumina o solo junto das portas para que possa ver com maior clareza aquilo que pisa antes de entrar a bordo do seu novo carro.

Também merecedoras de uma menção honrosa são as óticas frontais totalmente renovadas. O novo sistema de luzes Laserlight da BMW permite iluminar a estrada até 500m de distância!

Interior

bmw

Fonte: BMW

É no interior que reside a maior revolução da anterior para esta geração do Série 3. A nova berlina da BMW está agora bastante mais focada no condutor do que a geração anterior. O novo ecrã central de 10 polegadas (maior do que o ecrã central presente em qualquer um dos rivais) está agora numa posição mais baixa e mais acessível para o condutor de modo a poder ser usado tanto na sua função touch como através dos comandos na consola central.

Existem neste novo Série 3 luzes ambiente (standard em todos os modelos) , que dão um toque de classe ao interior deste carro e transmitem calma e serenidade a todos os ocupantes. 

Todas as versões do novo BMW série 3 contam com câmara de visão traseira, sistema de estacionamento automático, espelhos rebatidos eletrónica e automaticamente, ar condicionado de 3 zonas e pára brisas dianteiro acústico. 

O teto panorâmico é um opcional, mas no novo BMW série 3 é 100mm maior que o que estava presente no anterior modelo, aspecto que dará uma sensação de maior espaço a todos os passageiros. E por falar em passageiros, aqueles que viajarem nos bancos traseiros serão sem dúvida os mais beneficiados no que toca a espaço. O novo BMW Série 3 terá mais 11mm de espaço para os ocupantes do banco de trás. 

Estes bancos poderão ser rebatidos num formato 40-20-40, o que permitirá carregar itens mais compridos na bagageira. A capacidade desta com os bancos na posição vertical é de 480L, exatamente a mesma que encontramos no Audi A4 ou Mercedes Classe C.

O novo BMW Série 3 é um verdadeiro festim no que toca a tecnologia, e o sistema de condução autónoma até 60 km/h promete ser uma verdadeira revolução nos carros deste segmento.

bmw

Fonte: BMW

Além do sistema de condução autónoma, para este carro a BMW disponibiliza o sistema Digital Key, que permite abrir ou fechar o carro através do seu smartphone, uma Assistente Pessoal Inteligente, um sistema de reconhecimento de voz extremamente avançado, um cockpit virtual de 12,3 polegadas ou ainda um reconhecedor de gestos para controlar o sistema de infoentretenimento

Para os verdadeiros aficionados da tecnologia, o sistema Apple CarPlay é standard em todos os modelos, mas o sistema Android Auto não está disponível em nenhum carro da BMW.

Motorizações e preços

BMW engine

Fonte: BMW

Inicialmente a BMW disponibilizará apenas duas versões de lançamento: a versão 320d, com 190 cavalos de potência e um motor diesel de 2 litros, que promete consumos na ordem dos 4L/100km; e a versão 330i, com um motor de 258 cavalos de potência e também 2 litros de capacidade, que a BMW anuncia que deverá consumir perto de 6L/100km, mas que tem a capacidade de acelerar dos 0 aos 100km/h em apenas 5,6 segundos.

Existirão seguramente as versões 318d, 330d, 320i e possivelmente 340i, mas não estarão disponíveis num momento inicial, devendo ser apresentadas pela BMW já em pleno ano de 2019.

O novo BMW Série 3 chega a Portugal em Março de 2019 e os preços deverão começar ligeiramente acima dos 50 000€ para a versão 320d (a gasóleo), e deverão aproximar-se dos 60 000€ para a versão 330i (a gasolina).

Uma versão híbrida do novo Série 3, a I Performance, também deverá chegar aos concessionários no Verão de 2019, e terá uma autonomia eléctrica a rondar os 60km com a BMW a anunciar um consumo de 1,7L/100km para este modelo.

Veja também:

Marvin Tortas Marvin Tortas

Licenciado em Ciências da Comunicação, homem do Norte, apaixonado por carros e com experiência em desporto automóvel. A seguir a mamã e papá, as palavras Ferrari, Mercedes, Audi e Fiat foram respetivamente as 3ª, 4ª, 5ª e 6ª palavras do seu vocabulário.

Também lhe pode interessar: