Publicidade:

O novo computador Asus tem um ecrã duplo

É apelidado como o "computador do amanhã" e quer surpreender tudo e todos. O novo portátil da Asus é ideal para os mais criativos darem asas à imaginação.

O novo computador Asus tem um ecrã duplo
A nova tendência acaba de ser anunciada

Parece que os ecrãs duplos chegaram também aos computadores portáteis. O Asus ZenBook Pro Duo é o primeiro exemplo disso, integrando dois displays 4K absolutamente revolucionários. Mas as novidades não se ficam por aqui, já que este portátil promete muitas surpresas.

Review Asus ZenBook Pro Duo: “o computador do amanhã”


Quando parece que já conhecemos todas as possibilidades de um computador portátil, eis que surge mais uma novidade no mundo tecnológico. O novo Asus ZenBook Pro Duo é a nova e inovadora aposta da marca no mercado.

A Asus inspirou-se “no futuro” e na perceção que existe deste para criar um dispositivo completamente fora da caixa que, para além de características muito poderosas, inclui dois ecrãs num só computador, algo nunca antes visto num aparelho do género. Conheçamos então a nova aposta da empresa taiwanesa ao pormenor.

Design e construção

O Asus ZenBook Pro Duo tem um design muito futurista, graças não só aos materiais utilizados na sua construção, mas também na forma que apresenta: dois ecrãs, um teclado que faz lembrar vidro, cores fora do normal e novos reflexos.

Construído em alumínio, este computador não é tão fino, nem leve, quanto outros. No entanto, apresenta um desenho muito bem conseguido e que se adequa àqueles profissionais que não vivem sem o computador e que, no fundo, procuram as características de um CPU fixo numa opção portátil.

À partida, o novo portátil da Asus só será produzido numa cor: Celestial Blue, uma tonalidade cósmica que lhe confere um aspeto ainda mais vanguardista. O computador tem uma porta USB-C e duas USB 3.1 de 2ª Geração, para além de uma entrada para auscultadores e uma HDMI.

A nova aposta da Asus já está equipada com o Wi-Fi 6, versão mais rápida da tecnologia que, até agora, muito poucos computadores incluem. Ainda em termos de conectividade, pode contar com o Bluetooth 5.0 que, por sua vez, garante um emparelhamento entre dispositivos muito rápido e seguro.

asus zenbook pro duo

Fonte da Imagem: Asus/Divulgação

Ecrãs

Esta é uma das principais apostas da marca para este novo aparelho, não fosse isso tão óbvio quanto já é. O display principal é um touchscreen de 15.6 polegadas, OLED, com resolução 4K (3840px x 2160px). As suas margens são praticamente inexistentes, o que permite a incorporação da tecnologia 178º wide-view.

O segundo ecrã, que nem por isso é menos importante que o primeiro (pelo contrário) é também conhecido por ScreenPad Plus. A criação de um novo display permite que o principal se “estenda” e dê mais espaço para trabalhar diretamente no Asus ZenBook Pro Duo.

Este ecrã touch tem, por sua vez, 14 polegadas e resolução 4K UHD (3840px x 1100px). À semelhança do primeiro, incorpora também a tecnologia 178º wide-view e permite diferentes tipos de interação – gestos inteligentes que englobem até 4 dedos.

O ScreenPad Plus funciona, por isso, como uma extensão do ecrã principal que permite um cem número de tarefas que podem, inclusive, ser auxiliadas por uma smart pen.

Processador e gráficos

Uma das novidades que a marca quis implementar no seu computador de dois ecrãs foi a possibilidade de escolha para o consumidor em termos de processamento. Como tal, o Asus ZenBook Pro Duo está disponível em duas versões: com o Intel® Core i9-9980HK de 2.4GHz (octa-core com Turbo Boost) ou com o Intel® Core i7-9750H de 2.6GHz (hexa-core com Turbo Boost).

A eficiência deste PC, que aconselha a utilização do Windows 10 Pro está, por isso, garantida. A par disso, também a placa gráfica não desilude, acompanhando o bom desempenho geral do aparelho. Por esse motivo, foi incorporada a NVIDIA® GeForce RTX 2060 para que várias e pesadas tarefas possam ser concretizadas em simultâneo.

asus zenbook pro duo

Fonte da Imagem: Asus/Divulgação

Memória

Também no caso da capacidade de armazenamento existem várias versões entre as quais o consumidor pode escolher. A memória RAM está, por isso, disponível em 8GB, 16GB ou 32GB – números impressionantes tendo em consideração o tipo de dispositivo que aqui revemos.

A memória interna acompanha a mesma lógica de versões, estando disponível em 256GB, 512GB e 1TB. Espaço não faltará em qualquer uma das versões, nas quais que pode também utilizar um disco externo no caso de considerar o espaço de armazenamento escasso.

Bateria

Em termos de performance, esta é outra das novidades que a marca implementou no seu novo computador. Ao contrário de outras marcas e modelos, que só incluem uma possibilidade de “escolha” ao nível da bateria, este Asus disponibiliza duas opções: uma de 71W com 8 células e outra de 62W, também com 8 células, equipada com tecnologia fast charging (carrega 50% em apenas 15 minutos).

Especificações técnicas
Ecrã Principal
 15.6” OLED 4K (3840 x 2160 píxeis) 16:9 touchscreen
ScreenPad Plus  14” 4K UHD (3840 x 1100 píxeis) touch display
Bateria  Li-Polymer de 71Wh com 8 células ou Li-Polymer de 62Wh com 8 células (com tecnologia fast charging)
Memória RAM  8GB, 16GB ou 32GB
Memória interna  256GB, 512GB ou 1TB
Processador
 Intel® Core i9-9980HK de 2.4GHz octa-core com Turbo Boost (até 5.0GHz) e 16MB de cache ou Intel® Core i7-9750H de 2.6GHz hexa-core com Turbo Boost (até 4.5GHz) e 12MB de cache
Preço A confirmar

 

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.