Publicidade:

Novo Kia Proceed: 10 coisas a saber antes do lançamento

O Kia Proceed será o automóvel da Kia mais falado nos próximos tempos. Se esta shooting-break está a piscar-lhe o olho, fique a conhecer 10 factos.

Novo Kia Proceed: 10 coisas a saber antes do lançamento
Fonte: Kia/divulgação

Apresentado no Salão de Paris, em Outubro 2018, o novo Kia Proceed é um dos modelos que vem mexer com os automóveis na área dos construtores generalistas. A nova carrinha da Kia foi traçada seguindo o conceito shooting break, inaugurado pela Mercedes-Benz CLS.  Agora, através do construtor coreano, este estilo que conjuga estética e versatilidade está mais acessível.

A família Ceed está em franco crescimento desde 2006, com o construtor coreano a ter vendido já mais de 1,3 milhões de unidades até ao momento. O Kia Proceed vem contribuir para aumentar os números, mas também para dar mais destaque à gama Ceed e à própria marca.
O Kia Proceed chega a Portugal nos próximos meses, mas existem dados essenciais que pode ficar a conhecer nestas 10 coisas a saber antes de estar disponível no mercado.

10 coisas a saber sobre o novo Kia Proceed


1. Medidas

O novo Kia Proceed utiliza a mesma plataforma K2 que a restante gama Ceed. Tem 4,605 metros de comprimento (mais 5 mm que a Ceed SW), 1,422 metros de altura (é 43 mm mais baixo que a carrinha convencional) e tem menos 5 mm de altura ao solo, com 135 mm. A distância entre eixos é 2,650 metros, igual à dos outros Ceed. O Proceed tem capacidade de bagageira de 594 litros (menos 31 litros que a SW).

 

2. Estilo

Destinado a substituir o coupé proceed, o novo Kia Proceed foi supervisionado por Gregory Guillaume, responsável pelo Kia Stinger, outra das “pedradas no charco da Kia” durante 2018. Grelha Tiger Nose (remodelada) e luzes de dia em LED em forma de cubos de gelo são elementos já reconhecidos na imagem Kia. O conjunto de luzes atrás sobressai pela união das óticas, uma característica já existente noutros automóveis e que deverá ser generalizada futuramente.

O novo modelo destaca-se pela linha de tejadilho inclinada em direção à traseira. Os últimos vidros laterais, a inclinação do óculo traseiro e o aileron por cima deste refletem a atitude dinâmica pretendida para a imagem desta “carrinha desportiva”.

3. Conforto

O Kia Proceed estará disponível nos níveis de equipamento GT e GT Line, aqui com mais equipamento que o Ceed GT Line. O novo modelo coreano conta com elementos como, por exemplo:

  • Ecrã flutuante de 7 polegadas de série, com opcional de 8 polegadas e navegação TomTom;
  • Sistemas Kia Connected Services, Apple Car Play e Android Auto;
  • Sistema de som JBL Premium;
  • Luzes automáticas e acesso e arranque sem chave;
  • Novos bancos desportivos, com zonas laterais mais firmes e amplas, e acabamentos em pespontos vermelhos e com logo GT;
  • Bancos rebatíveis em 40:20:40, comandados por alavanca na bagageira ou comando elétrico opcional.

 

4. Segurança

Além do estilo inovador no segmento e equipamento relevante, há mais a saber nestas 10 coisas  acerca do Proceed.
O novo Kia Proceed disponibiliza o Lane following, um sistema de condução autónoma nível 2, com deteção de veículos à frente e reconhecimento das marcações na faixa de rodagem. Este sistema mantém o Kia na faixa certa e funciona até aos 180 km/h.

Smart cruise control com stop&go, sistema de travagem de emergência e avisos de ângulo morto e de trânsito à retaguarda fazem parte do equipamento de segurança do Proceed.

5. Motores e transmissões

O novo Kia Proceed disponibiliza três motores a gasolina e um Diesel:

  • 1.0 T-GDI, com 120 cavalos, 172 Nm de binário, com caixa manual de 6 velocidades;
  • 1.4 T-GDI, com 140 cavalos de potência e 242 Nm; caixa manual de 6 velocidades ou automática de 7;
  • 1.6 T-GDI, um motor com 204 cavalos e 265 Nm, acoplado a caixa automática de dupla embraiagem e 7 velocidades;
  • 1.6 CRDi SmartSTream, o Diesel com 136 cavalos. Quando equipado com caixa manual oferece 280 Nm de binário e se tiver caixa automática chega aos 320 Nm.

6. Capot

Apesar de a imagem poder induzir aos mais distraídos a ideia de que o Proceed é uma carrinha Ceed alterada na secção traseira, apenas o capot é igual. Todos os painéis de carroçaria são específicos desta nova shooting break.

 

7. Normas Euro 6d TEMP

Os motores a gasolina e o Diesel do novo Proceed obedecem às mais recentes normas antipoluição Euro 6d TEMP. Os primeiros estão equipados com filtro de partículas de gasolina e o segundo com tecnologia de redução catalítica seletiva (SCR), para reduzir os níveis de NOX.

8. Lançamento em Portugal

A nova Kia Proceed começa a ser produzida em Novembro, em Zilina, na Eslováquia. Chega ao mercado português em Janeiro de 2019.

9. Preços

Embora não sejam oficiais, os preços do novo Proceed deverão arrancar nos 27 mil euros para a versão 1.0 TGDI. Há estimativas de cerca de 32 mil euros para o Diesel e a caixa automática poderá custar cerca de 1.500 euros.

10. Desenvolvimento

Albert Biermann, que foi responsável pela BMW M durante mais de 30 anos e liderou o projeto do bem-sucedido desportivo Hyundai i30N, é um nome envolvido no novo carro da Kia. A sua intervenção incidiu sobre o chassis, para que o Proceed tenha um comportamento dinâmico ao nível da imagem: desportivo, mas sem prejudicar o conforto.

À semelhança da restante gama, o Proceed foi desenvolvido pelo centro de Rüsselsheim e, segundo Emilio Herrera, COO da Kia Motors Europe, “desenvolvido nas estradas europeias para condutores europeus”. Herrera afirma que o Kia Proceed “será viciante de conduzir” e que a exigência na construção permite continuar a oferecer a garantia Kia, de 7 anos ou 150 mil km.

Veja também: