Publicidade:

10 coisas que deve conhecer sobre o novo Kia Stonic

O Stonic está num dos segmentos mais competitivos do mercado: os mini SUV. Será que tem argumentos para bater o Renault Captur e o Hyundai Kauai? Aqui ficam as 10 coisas que deve conhecer sobre o Kia Stonic.

 
10 coisas que deve conhecer sobre o novo Kia Stonic
O Stonic é a proposta da Kia para o segmento B dos SUV.

Kia Stonic é o mais recente membro da família Kia. Lançado no final de 2018, este pequeno SUV da Kia promete apresentar argumentos fortes para se tornar num verdadeiro sucesso de vendas, apostando num design dinâmico, uma vasta (e arrojada) combinação de cores exteriores, e uma lista de equipamento de série quase infindável.

Mas será que serão argumentos suficientemente para tirar o título de mini SUV mais vendido da Europa ao Renault Captur, ou será que conseguirá ultrapassar as vendas do seu “irmão” Hyundai Kauai?

A Kia está uma construtora cada vez mais “europeia”, tendo alcançado no ano de 2018 o recorde de unidade vendidas no velho continente: 494 304 (5 651 em Portugal). Este número representa um crescimento de 4,7% relativamente a 2017, e o novo Kia Stonic é uma das grandes apostas da marca sul coreana para fazer subir ainda mais estes valores em 2019.

Kia Stonic: o novo mini SUV da Kia


Novo Kia Stonic
Fonte: Kia / Divulgação

Este pequeno crossover apenas será vendido apenas no mercado europeu, onde os SUV de segmento B (ou mini SUV, como lhe preferirmos chamar) competem num dos segmentos com maior concorrência. Apresentamos-lhe aqui 10 factos que deve ficar a conhecer sobre o novo Kia Stonic.

1. Estilo

O Stonic recebeu a “cara familiar” dos restantes modelos Kia, assemelhando-se bastante com o seu irmão “de sangue” do segmento B, o Kia Rio. Destacam-se desde logo as óticas frontais com um desing bem dinâmico e ângulos muito pronunciados, e também claro, a tiger nose grill, como lhe chama a Kia, característica distintiva em todos os modelos da marca mais recentes.

Destaque ainda para o facto de ser possível configurar e personalizar o novo Kia Stonic com uma das 20 combinações de cores disponíveis, podendo optar por uma decoração mais discreta, ou por uma decoração mais vistosa, fazendo um jogo de cores entre a carroçaria e o tejadilho.

2. Dimensões

Em relação ao Kia Rio, plataforma sobre o qual o Stonic deriva, este carro é 7,5cm mais comprido, 3,5cm mais largo e 5cm mais alto.

No total, o Kia Stonic tem 4140mm comprimento, 1520 altura, 1544mm largura (1760mm a contar com espelhos). A largura entre eixos são 2580mm, o que não sendo estonteante, deixa antever que o espaço existente para os ocupantes não seja de todo claustrofóbico.

3. Conforto

O novo Kia Stonic oferece um excelente compromisso entre dinâmica e conforto. Tem um pisar sólido e seguro em estrada, para além de ser bastante ágil. Para tal facto contribui a afinação da direção e da suspensão, bem como uma carroçaria rígida e leve que ajuda a beneficiar também os consumos.

Apesar da altura ao solo ser mais elevada do que por exemplo, num Renault Captur, o facto de o banco do condutor poder ser colocado numa posição bem baixa permite-lhe adoptar um estilo de condução mais desportivo.

4. Interior

interior do novo Kia Stonic
Fonte: Kia/ Divulgação

No interior, o Stonic apresenta um tablier bastante desportivo, que segue a mesma linha racional – e funcional – dos restantes Kia’s no que toca à distribuição dos comandos, não gerando distracções durante a condução partilhando inúmeros componentes com o seu irmão “mais pequeno”, o Kia Rio.

Existem materiais suaves nos sítios onde passamos mais tempo com as mãos, mas a existência de plásticos mais duros talvez seja mais predominante do que poderíamos querer. Ainda assim, e como é apanágio da Kia, a qualidade de construção está assegurada e tudo deverá permanecer bem firme com o passar dos anos.

5. Segurança

novo kia stonic- resistencia nas subidas
Fonte: Kia / Divulgação

O novo Kia Stonic foi classificado com 5 estrelas pela Euro NCAP, desde que esteja equipado com com pack ADAS (um opcional de 1000€).

O novo mini SUV da Kia obteve as seguintes pontuações: 93% na proteção adultos, 84% na roteção Crianças; 71% na proteção de peões em caso de atropelamento e 59% nas assistências de segurança.

6. Motorizações

O novo Kia Stonic está disponível com 3 motorizações: 2 a gasolina e apenas 1 diesel.

Nas motorizações a gasolina contamos com o modesto 3 cilindros, 1.0L turbo de 100 cavalos de potência. O mesmo bloco pode ser trabalhado até aos 120 cavalos, sendo essa a opção mais potente e mais rápida do Kia Stonic.

Quanto à motorização diesel, apenas está disponível o já conhecido 1.6 de 110 cavalos de potência.

7. Equipamento de Série

O Kia Stonic faz do seu equipamento de série um dos seus maiores trunfos. Assim sendo, mesmo nas versões de entrada da gama, podemos contar com:

  • Sistema de Navegação com Ecrã a Cores de 7″
  • Travagem Autónoma de Emergência
  • Câmara Traseira de Estacionamento
  • Detetor de Ângulo Morto
  • Jantes de Liga Leve 17”
  • Sistema de Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem
  • Android Auto e Apple Carplay
  • Seis Airbags
  • AC Auto
  • Limpa pára-brisas com sensor de chuva
  • Cruise control

tecnologia no interior do novo kia stonic
Fonte: Kia / Divulgação

8. Espaço

Sendo um SUV de segmento B, este não será o carro mais confortável para transportar 4 adultos. Ainda assim, este não é tampouco o mais pequeno dos mini SUV atualmente à venda no mercado, e 2 adultos e 2 crianças poderão fazer viagens de largas horas a bordo deste carro.

O Stonic conta ainda com uma bagageira de 352L de capacidade, e quanto a espaços de arrumação no habitáculo, este carro está também muito bem servido.

9. Garantia

A Kia é a líder na industria automóvel no que toca a garantia, sendo a única construtora a oferecer 7 anos de garantia (ou 150 000km) sobre qualquer um dos seus modelos!

10. Preços

Os preços do Kia Stonic começam nos 14 810€ para a versão 1.0 a gasolina de 100 cavalos.

A versão a gasolina de 120 cavalos, sendo a mais potente da gama Stonic, começa nos 17 310€. Esta versão, de série, está equipada com caixa manual, mas a título opcional pode estar equipada com uma caixa automática de 7 velocidades, acrescentando assim 1300€ ao valor final.

Para as versões a diesel, os preços iniciam-se nos 18 860€ e apenas estão disponíveis com uma caixa manual de 6 relações.

 

Leia também:

Marvin Tortas Marvin Tortas

Licenciado em Ciências da Comunicação, homem do Norte, apaixonado por carros e com experiência em desporto automóvel. A seguir a mamã e papá, as palavras Ferrari, Mercedes, Audi e Fiat foram respetivamente as 3ª, 4ª, 5ª e 6ª palavras do seu vocabulário.

Também lhe pode interessar: