Publicidade:

Novo McLaren Speedtail: o Hiper GT de 400km/h

Tem 3 lugares, acelera dos 0 aos 300km/h em 12,8 segundos e continua até aos 400km/h. Confira o que para já se sabe sobre o novo McLaren Speedtail.  

Novo McLaren Speedtail: o Hiper GT de 400km/h
Fonte: McLaren/divulgação

A McLaren mostrou hoje ao público aquilo que será a nova bandeira da marca e o tão aguardado sucessor do mítico McLaren F1: o novo McLaren Speedtail.

Apesar da sua silhueta ter permanecido em segredo durante mais de 2 anos e meio, o até agora designado como McLaren BP23 (Bespoke Project 23) foi inicialmente projectado como um carro único, totalmente construído à imagem de um cliente. Porém, as suas características tão únicas e diferentes de qualquer outro automóvel atual, fizeram a marca britânica avançar para a sua construção em série.

Apesar não ser um carro único, o novo McLaren Speedtail será verdadeiramente exclusivo. Apenas 106 unidades serão produzidas. E porquê 106?, questiona o leitor. Precisamente porque 106 foi o número de unidades produzidas do McLaren F1, provavelmente o carro mais icónico da marca britânica e detentor do título de “carro mais rápido do mundo” entre 1993 e 2005.

Mas se acha que as semelhanças entre o McLaren Speedtail e o McLaren F1 acabam aí, não podia estar mais enganado. É verdade que ainda pouco se sabe sobre este Hiper GT. Contudo, fique a conhecer alguns dos pormenores e das características mais incríveis deste modelo, entretanto já revelados.

Novo McLaren Speedtail: levantamos a ponta do véu…


imagem do exterior do novo maclaren speedtailFonte: McLaren/divulgação

Exterior

O McLaren Speedtail viu o seu design ser inspirado numa gota de água, que é provavelmente a partícula mais aerodinâmica que conhecemos. Até mesmo parado, este carro “grita” velocidade.

Quanto a dimensões, apenas se sabe que terá 5,21 metros de comprimento e pouco mais de 1,20 metros de altura.

A carroçaria será totalmente construída em fibra de carbono, coberta por uma fina camada de titânio, que poderá ser pintada exatamente da cor pretendida pelo cliente.

imagem exterior do McLaren SpeedtailFonte: McLaren/divulgação

É possível saber precisamente por onde passa o ar neste novo McLaren e, apesar de sabermos que será extremamente rápido, este não é um carro desenhado para circuitos, mas sim para galgar quilómetros de auto-estrada a grandes velocidades, no maior dos confortos e todas as aberturas que podemos observar na carroçaria servem para manter o carro bem “plantado” na estrada.

Apesar de nas imagens de apresentação do carro, as rodas do eixo frontal estarem tapadas com uma espécie de tampão de fibra de carbono, o McLaren Speedtail poderá circular sem este opcional. De série, o carro está equipado com jantes de 20 polegadas, mas este extra é essencial para ajudar o carro a atingir os mais de 400km/h de velocidade máxima, uma vez que evita perturbações no ar em redor da carroçaria.

pormenor exterior do mclaren speedtailFonte: McLaren/divulgação

À primeira vista, também poderíamos afirmar que este carro não é legal para circular na estrada por não ter espelhos retrovisores, mas se olharmos com atenção, existem câmaras de alta resolução escondidas no interior das portas (que abrem ao estilo “asas de gaivota”, à semelhança do McLaren F1), as quais projectam imagens em dois ecrãs no interior do veículo.

Interior

interior mclaren speedtailFonte: McLaren/divulgação

É no interior que notamos a maior “herança” do McLaren F1. É o único hiper carro com 3 lugares atualmente em construção e o único depois do mítico F1.

Caracteriza-se, ainda, pela posição central de condução, a qual permite observar com maior atenção tudo aquilo que o rodeia, assim como circular sem qualquer problema em países onde se conduz do lado contrário ao seu permitindo, por exemplo, a milionários do Reino Unido levarem os seus carros até ao Mónaco durante o verão, sem terem de se preocupar com a visibilidade quando chegam a um cruzamento.

bancos mclaren speedtailFonte: McLaren/divulgação

Não só o facto de ter 3 lugares lhe permite levar mais amigos para dar uma volta neste magnífico carro, como também o facto de ser tão longo lhe permite levar bastante bagagem, o que o torna um perfeito “grand tourer”.

Dotado de todas as tecnologias já existentes nos modelos McLaren Senna e McLaren 720S, este será ainda o único carro da construtora britânica a ter portas automáticas.

Também tal e qual como no McLaren F1, apenas o terço inferior das janelas poderá ser aberto, reduzindo assim peso nos mecanismos automatizados para subir ou descer o vidro.

Motorizações

traseira mclaren speedtailFonte: McLaren/divulgação

Ainda não é conhecida qual será exatamente a motorização do novo McLaren Speedtail. Apenas se sabe que será um híbrido e que terá aproximadamente 1050 cavalos de potência, toda ela enviada apenas para o eixo traseiro (não terá 4 rodas motrizes), o que nos deixa adivinhar que será uma variação do motor V8 twin-turbo de 4.0L utilizada no McLaren Senna.

Não se sabe quanto tempo levará o Speedtail a acelerar dos 0 aos 100km/h, mas sabemos que apenas tardará 12,8 segundos a atingir os 300km/h.

Quando à velocidade máxima, a McLaren anunciou que seria ligeiramente superior a 400 km/h.

Preço

logo mclaren speedtailFonte: McLaren/divulgação

Toda esta exclusividade, luxo e elegância tem um preço e, apesar de não ser nada barato, todas as 106 unidades já foram vendidas a clientes da marca muito especiais.

Desconhecemos se virá para Portugal algum McLaren Speedtail, mas o preço base deste carro são 2,2 milhões de euros, antes de somarmos os impostos.

Se algum português teve a felicidade de ser um dos escolhidos para comprar o McLaren Speedtail, com a incidência dos impostos, o seu novo brinquedo terá custado, no mínimo, 3,5 milhões de euros.

Veja também: 

Marvin Tortas Marvin Tortas

Licenciado em Ciências da Comunicação, homem do Norte, apaixonado por carros e com experiência em desporto automóvel. A seguir a mamã e papá, as palavras Ferrari, Mercedes, Audi e Fiat foram respetivamente as 3ª, 4ª, 5ª e 6ª palavras do seu vocabulário.

Também lhe pode interessar: