Publicidade:

Descubra o que a sua forma de andar diz sobre si

Sabia que a sua forma de andar pode denunciar algum aspeto da sua saúde ou até da sua personalidade? Saiba o que significa andar mais rápido ou devagar.

Descubra o que a sua forma de andar diz sobre si
A forma de andar pode estar relacionada com o humor

Andar é um movimento complexo, que envolve diferentes partes do corpo, da cabeça aos pés. Caminhar é mais do que apenas andar de um ponto ao outro. De facto, a sua forma de andar pode dizer muito sobre a sua saúde física, mental e até sobre a sua personalidade.

O que a sua forma de andar diz sobre si e sobre a sua saúde?


Andar rápido

walk

Andar sempre rápido pode significar que tem mais tempo de vida pela frente. Estudos realizados com pessoas acima dos 65 anos revelou que aqueles que se movimentam mais depressa têm uma maior probabilidade de viver mais tempo.

No entanto, forçar o passo para andar sempre rápido não funciona, os investigadores concluíram que este andar mais rápido seria um ritmo natural do corpo e não uma velocidade propositada.

Andar inclinado para a esquerda

walk

Quando se está tenso ou preocupado, a tendência do corpo é de assumir uma leve inclinação para a esquerda. Ou seja, na maioria das vezes, o que essa inclinação indica é ansiedade. Uma das explicações para este fenómeno é que o lado direito do cérebro trabalha com mais afinco para resolver os problemas.

Bicos dos pés

walking

É normal para uma criança andar em bicos dos pés quando está a dar os primeiros passos. No entanto, se essa forma de andar continua a ser um hábito também na idade adulta, isso pode significar problemas no tendão de Aquiles, ou até uma distrofia muscular. Esta forma de andar também é muito comum nos casos de crianças com autismo.

Mancar

run

Ter dificuldades em andar e, consequentemente, mancar é normal quando existe alguma lesão. No entanto, andar a mancar pode sinalizar algo mais: artrite. Se, de vez em quando, uma das pernas parece não funcionar corretamente, ou parece curvar-se sem motivo aparente, talvez seja necessário procurar um médico especialista.

Falta de equilíbrio

drink

Se a sua forma de andar aparenta uma certa falta de equilíbrio, isto pode ser um sinal de abuso de bebidas alcoólicas. Não é à toa que os testes para condutores possivelmente alcoolizados incluem uma pequena caminhada em linha reta. O excesso de álcool dificulta o ato de caminhar de forma equilibrada.

Lentamente

sad

Caminhar muito lentamente, quase a arrastar-se, pode ser um sinal de depressão, pois esta forma de andar é uma característica entre aqueles que lidam com esta doença.

É muito comum que pessoas com depressão caminhem lentamente, com passos curtos. Isto pode ser uma resposta do corpo ao fator emocional que, muitas vezes, está associado a apatia ou a sentimentos tristes. Quando este é o caso, a forma de andar costuma mudar em função do avanço do tratamento.

Veja também: