Publicidade:

O que comer depois de extrair um dente: 5 opções para todos os gostos

Não sabe o que comer depois de extrair um dente? Temos a resposta para si. Existem alguns alimentos que pode perfeitamente comer.

O que comer depois de extrair um dente: 5 opções para todos os gostos
Temos alguns alimentos que pode comer depois de extrair um dente

Não sabe o que comer depois de extrair um dente? Temos alguns alimentos e dicas para lhe dar.

Mas, mesmo antes de listarmos estas dicas, saiba que existem alguns cuidados que deve ter depois da extração de um dente e que é importante que os siga para que não corra riscos. Os cuidados no pós operatório são de extrema importância, principalmente no que diz respeito à alimentação.

10 cuidados básicos a ter depois de extrair um dente


Cheque dentista: tudo o que precisa de saber

Se por algum motivo necessitou de extrair um dente, é importante que mantenha sempre a calma nos dias que se seguem.

Algumas pessoas queixam-se com dores absurdas e outras afirmam não sentir dor, contudo o facto de terem alguma dificuldade em ingerir alimentos é comum a todos.

Existem alguns cuidados básicos que deve manter depois de extrair um dente, para que desta forma, consiga evitar o risco de aparecimento de possíveis infeções.

  1. Deve manter-se em repouso nas 48 horas a seguir à cirurgia: manter-se deitado ou sentado, sempre com a cabeça o mais alto possível em relação ao resto do corpo;
  2. Evite falar: quando fala está automaticamente a mexer o maxilar, e esse movimento irá não só provocar-lhe dor como poderá contribuir para o desenvolvimento de uma infeção;
  3. Mantenha uma boa higiene oral: a higiene oral no período inicial da extração do dente é muito importante. Nas primeiras 24 horas após a extração do dente, recomenda-se que não limpe a região da cicatriz, nem que bocheche sequer. Nos dias seguintes, deve lavar os dentes com uma escova macia e utilizar o fio dental para ajudar na limpeza. Contudo, deve ter sempre muito cuidado com estas limpezas;
  4. Não utilize muita pasta dos dentes: ou seja, quando faz a escovagem dos dentes deve utilizar pouca pasta, para que não faça muita espuma na boca;
  5. Cuidados com a alimentação: existem alguns alimentos que não são de todo recomendados após a extração de um dente. Não deve ingerir alimentos quentes e sólidos, no dia em que retira o dente. No entanto, nos dias a seguir vai começando a poder comer alimentos mornos e um pouco mais consistentes;
  6. Mastigue sempre com o lado contrário ao da cicatriz: isto é, se a cicatriz se encontra no lado direito da boca, deve mastigar os alimentos para o lado esquerdo. Sempre sem pressa e com muito cuidado;
  7. Não utilize palhinhas para beber os líquidos: a palha por si só causa um efeito de sucção, o que pode causar uma rutura nos pontos que foram dados na zona do dente;
  8. Utilize gelo para desinchar: o gelo é o seu melhor amigo quando extrai um dente;
  9. Tome a medicação, se necessário: por vezes as dores tornam-se insuportáveis, e precisa de um anti inflamatório para conseguir aguentar durante o seu dia. Normalmente estes medicamentos são prescritos pelo médico e, provavelmente, já os terá na sua posse;
  10. Não fume: o fumo pode ajudar no desenvolvimento de uma infeção.

5 alimentos que deve comer depois de extrair um dente


No primeiro dia do pós operatório, a alimentação deve ser sobretudo líquida e fria. Ao basear-se em líquidos, está a contribuir para que não se acumulem ou fiquem presos alguns resíduos na zona da ferida (isto é, nos pontos).

Por outro lado, ao optar por alimentos frios, está a conseguir evitar o edema.

No segundo dia após a extração do dente, se conseguir, já pode ingerir alimentos mornos e mais consistentes. Já no terceiro dia, se tudo correr bem, a refeição poderá ser feita à temperatura normal, sem que haja qualquer tipo de mastigação no local da lesão.

É muito comum que o paciente questione o médico antes da cirurgia, sobre o tipo de alimentos que poderá ingerir depois de retirar o dente.

Queremos tornar este processo mais fácil para si, por isso criamos uma lista com alguns exemplos de alimentos que pode ingerir:

1. Gelados

3 receitas de gelados light para manter a forma

São sempre uma excelente escolha para quem tira um dente. Na verdade, irão ser o seu melhor amigo ao longo deste período. Os gelados ajudam a reduzir o edema. Por serem frios, macios e por se desfazerem facilmente na boca, não causam qualquer tipo de desconforto.

A escolha do gelado é irrelevante, afinal nestas alturas o que realmente interessa é retirar a sensação de mal-estar que sente no momento. Contudo, se preferir pode optar por gelados que contenham uma quantidade de açúcar menor. E se quiser, pode também optar por fazê-los em casa.

2. Smoothies e batidos

4 receitas de smoothies deliciosos

Tantos os smoothies como os batidos são frescos, deliciosos e acima de tudo são extremamente nutritivos. Tratam-se de bebidas que funcionam como uma alternativa saudável para quem retira um dente.

Para além disto, pode fazer um smoothie ou até mesmo um batido de forma fácil e rápida em casa. Basta que misture frutas com iogurte ou leite, sementes e aveia (se preferir) e coloque no frigorífico durante uns minutos.

3. Sopas

Sopa

As sopas são uma ótima opção do que comer depois de extrair um dente. Contudo, não devem ser ingeridas quentes e por vezes, nem mornas. A melhor opção é mesmo ingeri-las frias sempre que possível.

A sopa é muito fácil de ingerir, por ser líquida, e é muito nutritiva. Por isso vai manter-se bem alimentado.

4. Iogurtes

iogurte

Para além de serem frios, os iogurtes são uma alternativa saudável aos alimentos que não deve ingerir depois da cirurgia. Por terem uma textura cremosa e saudável, podem mesmo anestesiar a boca, prolongando uma melhor sensação de bem-estar;

5. Ovos mexidos

ovos mexidos

Não sabia? Pois é, os ovos mexidos também fazem parte da lista de alimentos que pode comer depois de extrair um dente. Por serem macios, ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais são uma ótima escolha para quem tirou um dente. Para além disto não tem que fazer muito esforço para mastigá-los. Deve ingeri-los frios.

Veja também: