Publicidade:

O que deve saber antes de ter um seguro de vida

Um seguro de vida é uma segurança financeira para o caso de acontecer um imprevisto. Mas, o que deve saber antes de ter um seguro de vida? Saiba a resposta.

O que deve saber antes de ter um seguro de vida
Tipo de coberturas e informações importantes

O que deve saber antes de ter um seguro de vida? Esta é uma pergunta que se deve fazer antes de subscrever qualquer seguro. Contratar um seguro de vida pode representar um instrumento decisivo de segurança financeira no caso de um imprevisto. Ao contrário de uma ideia generalizada, um seguro de vida não cobre única e exclusivamente situações de falecimento do segurado, protegendo a sua família ou dependentes diretos.

Antes de mais, segundo a Autoridade de Seguros e Fundos de Pensões, um seguro de vida “é um seguro que garante, como cobertura principal, o risco de morte ou de sobrevivência (ou ambos) de uma ou várias pessoas seguras. Pode também incluir, como coberturas complementares, o risco de invalidez, de acidente ou de desemprego”.

Este tipo de seguro é frequentemente imposto por instituições bancárias, por exemplo, no caso de empréstimos ligados ao crédito à habitação.

O que deve saber antes de ter um seguro de vida

1. Avalie as suas necessidades concretas

o-que-deve-saber-antes-de-ter-um-seguro-de-vida

Se tem dependentes a seu cargo ou o seu salário é indispensável para a estabilidade financeira do seu agregado familiar, provavelmente, a contratação de um seguro de vida constitui uma boa opção.

Da mesma forma, avalie se tem dívidas e encargos que recairão sobre o seu cônjuge e filhos, caso ocorra um imprevisto, visto que uma morte prematura pode de facto ter um enorme impacto numa estrutura familiar.

2. Compare os diferentes tipos de coberturas

o-que-deve-saber-antes-de-ter-um-seguro-de-vida

Existem diferentes tipos de cobertura, portanto, a este propósito, o que deve saber antes de ter um seguro de vida é o que cada uma lhe garante. Ou seja, um seguro de vida funciona na base da prevenção face não só à morte inesperada, como também à necessidade de uma almofada económica em caso de incapacidade.

Nesse sentido, avalie se o seguro que pretende contratar cobre apenas morte ou se poderá ser ativado noutras situações, e quais, no seu caso específico, faz mais sentido salvaguardar. Faça uma simulação e garanta a melhor proteção no futuro.

3. Assegure-se que está na posse de todas as informações necessárias

o-que-deve-saber-antes-de-ter-um-seguro-de-vida

Antes de contratar um seguro de vida, verifique se lhe estão a ser prestadas todas as informações obrigatórias por parte do segurador, nomeadamente:

  • As coberturas incluídas e o prémio correspondente, e o capital garantido para qualquer uma das coberturas;
  • Os encargos a cargo do segurado e quando são cobrados;
  • Os valores de resgate, de redução e penalizações;
  • Os benefícios fiscais de que poderá usufruir.

4. Faça questão de saber quais são as exclusões

o-que-deve-saber-antes-de-ter-um-seguro-de-vida

Por norma, um seguro de vida não cobre desportos radicais e níveis baixos de incapacidade, logo, o que deve saber antes de ter um seguro de vida, é que eventualmente este não salvaguardará todas as situações e imprevistos.

Nesse sentido, deverá impreterivelmente inteirar-se deste tópico específico, salvaguardando o desconhecimento do que mais tarde poderá considerar como cláusulas abusivas. Cada seguradora poderá ter especificidades a este nível na definição do contrato.

Não deixe de fazer a sua simulação para perceber qual o seguro de vida que melhor se adequa às suas necessidades.

Veja também: