Publicidade:

O que fazer depois do trabalho: 9 dicas essenciais

Sentar-se no sofá quando chega a casa e ver televisão já não é suficiente para relaxar. Saiba o que fazer depois do trabalho para acabar com o stress.

O que fazer depois do trabalho: 9 dicas essenciais
O difícil é escolher de que forma quer relaxar

Chega a casa ao final do dia e o que fazer depois do trabalho? Ou se perde entre as mil e uma coisas que tem para fazer ou pega no comando e se senta no sofá a fazer zapping. Certamente que estes cenários lhe são familiares, correto? E em ambos acaba por não fazer nada que lhe dê prazer e que o deixe realmente relaxado. Mas já pensou em fugir à rotina e fazer algo diferente?

Infelizmente, o dia a dia parece ser cada vez mais acelerado e atarefado, o que deixa pouco tempo para desfrutar. Por esse motivo é importante que saiba o que fazer depois do trabalho para poder desanuviar e aproveitar ao máximo o tempo livre que tem. É importante que, apesar dos afazeres, tenha tempo para si e para fazer aquilo que lhe dá prazer – e por vezes isso implica fugir à ideia de ficar a “preguiçar” no sofá.

Se não quer desperdiçar o tempo que tem para relaxar, o melhor é seguir a nossas dicas e começar já a aproveitar quando chega a casa do trabalho. O resultado? O seu tempo livre vai render muito mais e você vai sentir-se mais feliz mesmo depois de um dia cansativo.

O que fazer depois do trabalho para desanuviar: 9 sugestões


saiba o que fazer depois do trabalho

Já pensou quanto tempo perde a fazer scroll nas redes sociais ou a mudar de canal na televisão sem realmente parar para ver um programa? Ficar a pensar nos problemas do quotidiano enquanto gasta tempo com atividades que não lhe dão gozo só o deixará mais atormentado. Está na hora de aproveitar da melhor forma o pouco tempo livre que tem com coisas que realmente o deixem mais relaxado e satisfeito.

Se acha que está sozinho desengane-se. Não saber o que fazer depois do trabalho para realmente sentir que o tempo não é desperdiçado é um dilema bastante comum. O truque é garantir que existe um equilíbrio entre as atividades de maior preguiça e aquelas que são mais estimulantes.

1. Ler um livro

Muitas são as pessoas que dizem não ter tempo para ler, mas a verdade é que basta transformar 20 minutos de redes sociais em tempo de leitura. Se os planos mais caseiros e calmos são os seus preferidos então aproveite o tempo livre pós-emprego para trocar a TV por uma obra literária e perder-se entre as personagens.

A regra de ouro é escolher um livro que verdadeiramente desperte o seu interesse e não um que leia apenas por obrigação.

2. Marcar um encontro com um amigo

Já se sabe que a energia ao fim de um dia de trabalho e a disponibilidade nem sempre são muitas. No entanto, marcar um encontro com um amigo é sempre uma boa forma de espairecer e pôr a conversa em dia. Um café ou um lanche rápido com alguém de quem gosta e com quem se sente à vontade podem fazer milagres.

Em último caso, na eventualidade de não haver disponibilidade para mais, poderá substituir o a conversa presencial por uma chamada telefónica mais longa e cheia de novidades. O que importa é que não perca as ligações que tem com aqueles que lhe são mais próximos.

3. Fazer exercício físico ou meditação

pés a correr em pavimento

Depois da correria e do stress do dia a única coisa que lhe apetece talvez seja deitar-se e descansar, o que é compreensível. Porém, uma boa forma de aliviar a tensão da rotina de trabalho e descarregar as frustrações é precisamente manter-se ativo.

Neste sentido, a melhor solução talvez seja praticar exercício físico, seja em casa ou num ginásio. Basta treinar meia hora por dia para se sentir renovado e notará diferenças até no seu sono, que se tornará mais profundo, propiciando o verdadeiro descanso.

Pode também alternar a prática de desporto com a meditação, uma das técnicas mais famosas em termos de alivio de stress. Se possível, aproveite para a praticar ao ar livre e num local específico para o efeito.

4. Esforçar-se por se desligar

É muito importante que aproveite as horas longe do emprego para se desligar. E não falamos apenas dos aparelhos electrónicos ou das redes sociais. Procure desligar-se dos problemas e das preocupações, especialmente o que for relacionado com o trabalho, pois só assim conseguirá verdadeiramente relaxar e descansar a cabeça.

5. Cozinhar e experimentar novas receitas

Talvez lhe pareça estranho mas cozinhar pode ser terapêutico. E a melhor parte é que come algo cozinhado por si e pode evitar alimentos menos saudáveis. Procure uma nova receita e coloque-a em prática, tornando o momento numa nova experiência.

6. Brincar com o seu animal de estimação

Não é por acaso que há quem diga que ter um animal de estimação nos deixa mais feliz. Uma ótima ideia é aproveitar o tempo que tem quando chega a casa para desfrutar com o seu pet, seja a brincar, a passear ou a acarinhá-lo. Ele merece e você sentir-se-á mais feliz.

7. Procurar novas experiências

Procurar novas experiências e diferentes ambientes é uma boa forma de se “entreter” depois do trabalho. Há quanto tempo não vai ao teatro ou a um museu? Há quanto tempo não deambula pela sua própria cidade, a caminhar sem destino? Está na hora de encontrar inspiração nos sítios mais inesperados! Pode soar algo estranho, mas a verdade é que este comportamento pode ajudar a ativar o seu cérebro e, consequentemente, a aumentar a produtividade e a capacidade para resolução de problemas.

8. Ter contacto com a natureza

Um estilo de vida que convide à comunhão e contacto com a natureza é mais feliz e mais saudável do que um estilo de vida que com luzes fluorescentes e ambientes com ar condicionado. Por isso, deve procurar um maior contacto com a natureza depois do trabalho, de forma a recarregar baterias. Uma simples caminhada é suficiente para o fazer sentir-se mais feliz e saudável, mas pode ainda optar por desportos como escalada, por exemplo.

9. Investir em si

Há outra coisa extremamente importante que pode fazer depois do trabalho: investir em si. Procure workshops ou cursos que o(a) ajudem a melhorar, não só as competências académicas e profissionais, como também pessoais. Esta é uma excelente sugestão de o que fazer depois do trabalho.

Veja também:

Inês Pereira Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e Pós-Graduada em Branding e Content Marketing, sempre se deu bem com a escrita. Embora prefira escrever com um teclado, não acredita nessa ideia de ler um livro através de um ecrã: um livro lê-se em papel e tem um marcador. Gosta de fotografia, de história e de conhecer o mundo.

Saiba tudo sobre emprego