Publicidade:

O que fazer se perder o passaporte ou BI durante uma viagem: dicas e soluções

Quem viaja, por prazer ou trabalho, não está livre de um azar. Saiba o que fazer se perder o passaporte ou BI durante uma viagem.

O que fazer se perder o passaporte ou BI durante uma viagem: dicas e soluções
Como evitar e como resolver

Perder os documentos, ou ser assaltado e ficar sem os mesmos, durante uma viagem, é um azar que pode estragar desde logo o divertimento de umas férias ou atrasar uma viagem de negócios. Há, no entanto, várias entidades que podem apoiar. Saiba o que fazer se perder o passaporte ou BI durante uma viagem.

Não ponha de parte alguns comportamentos preventivos, sobretudo se estiver numa viagem de férias, onde se prefere ter o mínimo de “carga” nas carteiras e malas.

O que fazer se perder o passaporte ou BI durante uma viagem


passaporte

Comportamentos preventivos

Existem duas dicas muito importantes que lhe podemos dar para evitar os contratempos de perder os documentos em viagem, quer isso aconteça dentro do país, ou no estrangeiro. Tire, pessoalmente, fotocópias do seu cartão de cidadão ou bilhete de identidade, passaporte, cartão europeu de saúde, carta de condução, e outros que precise, tendo em conta o seu destino. Se preferir, digitalize e armazene no seu e-mail, na DropBox, Google ou One Drives. Para evitar extravios, se os imprimir tenha todo o cuidado para os guardar onde só você sabe onde estão.

As cópias não vão substituir documentos, mas vão facilitar todos os processos ligados à verificação da sua identidade e pedir segundas vias. O outro conselho é, assim que faz estas cópias, e sobretudo se está a viajar para destinos onde vai à praia, a parques de diversão, guardar os originais no hotel, apartamento, hostel ou Air bnb onde está hospedado. Opte por levar consigo o que for estritamente necessário (carta de condução, se for conduzir, por exemplo). Não se esqueça que, caso esteja num país estrangeiro onde precisa de visto para estar, deve optar por ter consigo o passaporte.

Quem contactar e o que fazer se perder o passaporte ou BI durante uma viagem

Em caso de perda ou roubo de documentos, a primeira coisa a fazer é contactar as autoridades e participar a ocorrência da forma mais adequada. É importante também deslocar-se ao consulado e/ou embaixada. Estas entidades são as mais indicadas para o ajudar e informar sobre a melhor forma de solicitar novos documentos e o que fazer para continuar a sua viagem/regressar ao país de origem. Sobretudo a nível de identificação. Isto é fulcral, sobretudo e hoje em dia, fora da União Europeia.

Além de saber o que fazer se perder o passaporte ou BI durante uma viagem, a outra prioridade devem ser os cartões de crédito ou débito. Contacte a sua instituição bancária para pedir, de imediato, o cancelamento dos cartões. São várias as entidades financeiras e bancárias que facilitam esta tarefa online ou por telefone, mas se o seu banco tiver uma delegação no país onde se encontra, isso pode facilitar a questão. Até para poder obter dinheiro.

Se achar por bem, faça com que esta seja a primeira prioridade, a partir do momento em que avisa o banco do extravio, as transações feitas deixam de ser da sua responsabilidade. Outra nota: ao perder os documentos em viagem em Portugal, deve comunicar os extravios às entidades competentes.

Veja também: