Teresa Campos
Teresa Campos
12 Jul, 2023 - 12:00

O que não fazer na cozinha: 10 passos a evitar desde já

Teresa Campos

Mesmo que pense só estar a acertar, a verdade é que todos erramos entre tachos e panelas. Saiba o que não fazer na cozinha.

São vários os erros que diariamente cometemos na cozinha – e ninguém está livre de errar. A pensar na sua segurança e bem estar, criámos este rápido guia com 10 passos sobre o que não fazer na cozinha. Mas atenção: não o guarde só para si. Partilhe-o com amigos e familiares – e afixe mesmo no frigorífico aí de casa.

Identificar as nossas falhas é o primeiro passo para corrigi-las e, nesse caso, somos nós próprios os principais beneficiários, pois viveremos mais seguros e prevenidos daqueles acidentes domésticos que todos queremos evitar.

Para somar vantagens, ao acertar mais vezes tiramos mais proveito dos sabores das nossas receitas, certo? Não perca mais tempo e descubra o que está a fazer errado na sua cozinha.

Guia em 10 passos sobre o que não fazer na cozinha

  1. Não junte farinha ou amido de milho a líquidos quentes. Junte sempre a líquidos frios ou mornos, evitando assim a formação de grumos.
  2. Não use luvas ou panos molhadas quando mexer no forno quente. Os tecidos húmidos são bons condutores do calor podendo, assim, queimar-se.
  3. Não pouse um recipiente de vidro quente sobre uma superfície molhada. Esse choque térmico pode fazer com que o vidro quebre.
  4. Não raspe a faca sobre a tábua de cortar. Fazendo-o estará a desgastar a lâmina da faca.
  5. Não substitua fermento em pó por bicarbonato de sódio, ou vice-versa. Estas duas substâncias não são equivalentes e a substituição de uma pela outra pode comprometer o resultado final pretendido.
  6. Não tente bater claras em castelo se houver algum resquício de gema. Esta é uma tarefa em vão, pois um pouco de gema é suficiente para impedir que as claras fiquem em castelo.
  7. Não mexa o arroz durante o seu cozimento. O segredo para um arroz solto está mesmo em não mexer, enquanto ele está a cozer.
  8. Não lave as facas de cortar na máquina de lavar. As altas temperaturas que as máquinas atingem danificam o metal e a lâmina. Prefira, por isso, lavá-las à mão.
  9. Não corte alimentos com facas mal afiadas. Ao contrário do que talvez pense, cortar alimentos com facas mal afiadas provoca mais acidentes do que com facas afiadas.
  10. Não use utensílios metálicos numa superfície antiaderente. Os objetos metálicos danificam irremediavelmente esse tipo de revestimento.

Estamos certos que alguns destes passos o surpreenderam, correto? Quem poderia imaginar que a farinha não deve ser adicionada a um líquido quente? As lides domésticas estão sempre cheias de curiosidades e de factos que desconhecemos, por isso, não esqueça mesmo as nossas dicas sobre o que não fazer na cozinha e divirta-se entre tachos e panelas, mas sempre em segurança.

Veja também