Publicidade:

O que plantar na primavera: sugestões para cultivar na horta

Tomate, abóbora, melancia... Sabe o que plantar na primavera para ter frutos sumarentos e vegetais tão frescos quanto super saborosos?

O que plantar na primavera: sugestões para cultivar na horta
Opções saborosas que ajudam, também, a poupar na fatura do supermercado

Saber o que plantar na primavera é essencial, até, para equilibrar as contas domésticas – afinal, ter um projeto de horta em casa pode mesmo ajudá-lo a poupar dinheiro na próxima visita ao supermercado. Mas, ainda há mais vantagens: plantar os seus próprios vegetais é uma atividade de lazer que promove a qualidade de vida e consumir produtos orgânicos faz um bem enorme à saúde.

Desengane-se se pensa que precisa de ter um enorme campo para plantar, pois as nossas dicas são ideais para quem tem qualquer tipo de horta.

Vamos, então, descobrir o que se pode plantar na primavera e colocar mãos à obra (ou melhor, à horta)?

O que plantar na primavera: o que semear na sua horta


Horta urbana: 5 dicas para fazer a sua e o que plantar com pouco espaço

Já se sabe: é na primavera que os alimentos plantados vão começar a dar cor às hortas, florescendo. Por isso mesmo, se quer saber como fazer a sua horta nesta altura, fique connosco.

1. O que plantar na primavera: salsa, tomilho, orégãos e hortelã

Sabia que esta é a altura ideal para plantar a salsa? Além de ser aquele bónus que vale a pena para dar mais sabor aos seus cozinhados, esta planta dá um toque para lá de especial à sua horta. É, além de saborosa, um elemento decorativo que vai gostar de ter.

O mesmo se aplica ao tomilho, aos orégãos e à deliciosa hortelã, que podem ser cultivados em diversos locais – em sombra parcial ou ensolarados. Estas plantas não exigem demasiados cuidados e toleram bem as diferentes condições do solo – crescem, aliás, até em solos que sejam pouco férteis.

2. O que plantar na primavera: abóbora

receitas doces com abóbora

Muito fácil de ser plantada na primavera – além de ser aquele ingrediente delicioso e indispensável na cozinha portuguesa -, a abóbora é versátil e super simples de cultivar.

Os diferentes tipos de abóboras permitem-lhe cozinhar uma enorme variedade de receitas, doces e salgadas, por isso, aposte nestas delícias durante a primavera.

Dicas para plantar abóbora

As muitas variedades de abóbora não são sinónimo de grandes mudanças na forma de as plantar. O processo, na verdade, é o mesmo para todas elas: o tempo entre plantação e colheita tende a ser, a depender das zonas, de 4 meses, e quando as abóboras já estão maduras assumem uma cor brilhante alaranjada. Espreite mais conselhos úteis para plantar abóboras:

  • Apesar de ter a possibilidade de plantar a abóbora na Primavera, escolha alturas mais amenas para o fazer – poderá ter que adiar o plantio por umas semanas, se ainda estiver frio ou geadas.
  • Não esqueça que deve escolher uma faixa de terreno com tamanho considerável, ja que estes vegetais crescem horizontalmente;
  • Caso a plantação seja feita imediatamente depois de uma chuva ou de uma rega, é importante que não volte a adicionar mais água até que apareça o primeiro fruto, ou corre o risco de ver a planta apodrecer.

3. O que plantar na primavera: cebola

Dicas para cortar cebola mais rápido e sem chorar

É, geralmente, a partir de março que pode pensar em plantar as cebolas – uma planta que é, obviamente, indispensável para se ter na horta. pode pensar na colheita já no final da estação.

Conselhos úteis para plantar as cebolas

  • As cebolas precisam  ser “bem alimentadas” para crescerem e produzirem grandes bolbos. Fertilize e estrume bem o seu terreno antes de começar a plantar.
  • Não enterre as cebolas demais – uma polegada de profundidade é o limite. Lembre-se a cebola é uma planta de folhas e que a profundidade exagerada pode reduzir o crescimento do bolbo.

4. O que plantar na primavera: tomate

tomato

Sabia que é mesmo na primavera que deve pensar em plantar os tomates? Por isso, aproveite a altura e siga os nossos conselhos. Só vai precisar de alguma paciência, uma vez que este fruto pode demorar a chegar ao ponto da colheita.

Conselhos essenciais para o plantio do tomate

  • Há medida que o tomateiro cresce, ampare-o com um pau ou estaca.
  • Deixe de lado as mangueiradas e prefira usar um regador para humedecer a terra.
  • Não esqueça de dar prioridade à exposição solar.
  • Os tomates são muito suscetíveis a doenças e pragas. Esteja atento.

5. O que plantar na primavera: melancia

Resultado de imagem para site e-konomista.pt melancia

Quem de nós não gosta de uma melancia bem fresca pronta a saborear no Verão? Mas, para isso, é preciso pensar em plantá-las na altura mais indicada: a Primavera. Nunca deve esquecer que, para crescerem, as melancias são verdadeiras adoradoras dos dias solarengos.

Dê uma alegria extra à sua horta e, na altura certa, faça as delícias de amigos e familiares com frutas sumarentas prontas para o consumo.

Descubra 10 vegetais que crescem bem em vasos e faça a sua horta na cozinha aí de casa >>

Conselhos para plantar melancias

  • Quando tiver possibilidade, aposte em colocar sobre o solo uma cobertura preta de plástico, pois isso vai aquecer o solo e, assim, impedir que apareçam as temidas ervas daninhas.
  • Nas alturas da rega, molhe apenas a base da planta e evite humedecer as folhas. Reduza a adição de água à medida que as frutas crescem.
  • Quando achar que está na altura de colher as melancias maduras use um truque: bata na fruta e se fizer um som “oco” está no ponto certo.

6. O que plantar na primavera: pepino

saladas de pepino

Durante os meses quentes, quem dispensa uma salada com pepinos frescos? Aproveite a primavera para os plantar na horta, pois eles adoram crescer durante os meses mais quentes do ano. Gostam de se desenvolver debaixo de calor, porém requerem um terreno húmido.

Conselhos:

  • Não deixe o solo pouco húmido – pepinos precisam de terra molhada para crescer.
  • Nunca plante o pepino no início da primavera – prefira esperar pelos dias mais quentes.
  • Corte sempre as pontas das ramas, para promover a sua maior ramificação.
  • Na altura da colheita tenha um cuidado especial: colha os seus pepinos de 2 em 2 dias. Isso vai permitir que continuem a crescer.

5 dicas para fazer a sua horta urbana >>

7. O que plantar na primavera: pimentos

plantar pimentos

O pimento é excelente para plantar na sua horta durante os meses da Primavera. Escolha o tipo que preferir e aguarde pelos dias de sol para começar o plantio – pimentos são bastante sensíveis ao frio.

Conselhos práticos para quem vai plantar pimentos na horta

  • Se comprar a planta do pimento para plantar na terra, escolha sempre aquelas que têm as folhas mais verdes e os caules escuros e fortes.
  • Nunca plante pimentos onde anteriormente já cresceram tomates – os dois vegetais estão suscetíveis às mesmas doenças.
  • A falta de água é sinónimo de pimentos amargos. Não descuide da rega. O terreno deve sempre estar húmido.

Veja também:

Luana Freire Luana Freire

Estudou Jornalismo e Assessoria de Imprensa no Brasil, transferindo a paixão, bagagens e coração para o Porto, onde estudou Ciências da Comunicação na UP. Mãe, simpatizante do feminismo, devoradora de novidades, louca por viagens, boa música, boa conversa e boa comida. Mulher das letras, é adepta da escrita criativa e acredita que a palavra, com todas as suas máscaras e possibilidades, é infinita e capaz de mudar o mundo de quem a lê, ouve, toca, espalha e constrói.

Limpeza e Arrumação