Publicidade:

O que saber antes de alugar casa para evitar problemas futuros

Tome nota e fixe bem o que saber antes de alugar casa e arrende de forma segura e consciente, para evitar arrependimentos futuros. Atente nestas dicas.

O que saber antes de alugar casa para evitar problemas futuros
Tome nota das nossas dicas

Se está a pensar mudar de casa, anote o que saber antes de alugar casa. Embora o arrendamento possa ser um regime com várias vantagens, é importante que tome consciência de todos os aspetos que deve ter em conta para escolher a casa certa, com uma renda à sua medida.

Por tudo isto, reunimos dicas essenciais sobre o que saber antes de alugar casa. Temos a certeza que com estas indicações será mais fácil conseguir um aluguer bem sucedido e sem surpresas desagradáveis.

O que saber antes de alugar casa: 10 dicas essenciais


o que saber antes de alugar casa

1. Procure uma casa à sua medida

Comece por pré-definir o tipo de casa pretende, o local que prefere e o valor da renda que pode suportar. Por exemplo, tenha em consideração que a sua taxa de esforço com o valor da renda, não deve ser superior a 35%. Só assim estará a tomar uma decisão sustentável.

2. Pesquise muito, antes de decidir

Antes de escolher a sua casa, pesquise a oferta existente no mercado, compare imóveis e confronte preços, pois só assim terá a noção dos preços médios cobrados pelo arrendamento de uma casa e se os valores que lhe propõem como renda são ou não justos.

3. Visite a casa

Deve sempre fazer uma visita à casa e estar atento a pormenores essenciais como o estado da estrutura, da canalização e do sistema elétrico. Tente assegurar que o senhorio repara os eventuais defeitos existentes, antes de iniciar o arrendamento.

4. Peça informações e documentação

Solicite ao proprietário do imóvel alguns documentos como a caderneta predial atualizada e a certidão de teor das inscrições e descrições em vigor. Este último documento permite verificar se existem algum tipo de ónus ou de encargos sobre o imóvel.

Peça também a licença de utilização ou certidão de escritura onde se faça menção à sua existência; o certificado energético e os documentos de identificação do senhorio. Isto é fundamental para um processo de arrendamento mais seguro e de acordo com a lei.

5. Clarifique se são permitidos animais de estimação

Embora a lei autorize animais em apartamentos, nem todos os senhorios o apoiam. Por isso, e para evitar guerras ou confrontos futuros, nada como aferir a opinião do seu senhorio acerca desta matéria, antes de assinar o contrato de arrendamento.

6. Tenha em atenção as cláusulas do contrato de arrendamento

Atente, em especial, no que diz o contrato sobre como fica definido o regime de atualização da renda; o que refere sobre os prazos de denúncia e não renovação do contrato; e analise, igualmente, o que fala em relação ao que está ou não incluído no valor da renda.

7. Saiba que garantias tem de dar ao senhorio

O senhorio pode pedir-lhe algumas garantias, como a existência de um fiador e/ou um determinado valor de caução. Informe-se bem sobre as condições de devolução da caução, assim como sobre quando e como pode o senhorio acionar o fiador, para fazer alguma cobrança.

8. Pergunte qual a data e valor da renda no início do contrato

Confirme com o senhorio a data limite mensal de pagamento e quantas rendas deve adiantar no momento de celebração do contrato. Tal é importante para a organização do seu orçamento doméstico.

9. Peça sempre recibos

Qualquer arrendamento deve pressupor a emissão de recibos, pois só assim terá um comprovativo em como está a pagar a renda e como esse valor pode ser deduzido no seu IRS.

10. Recorra a um mediador imobiliário

Se não se sente seguro em tratar de todas estas burocracias, peça ajuda a um mediador imobiliário e, assim, sentir-se-á mais acompanhado e aconselhado ao longo do processo.

Sinais do imóvel a que deve estar atento


  • Pintura interior: Verifique se há sinais de manchas, humidade ou irregularidades na pintura.
  • Isolamento e ar condicionado: Confira se existem equipamentos de ar condicionado e se as janelas são de vidro duplo.
  • Iluminação: Analise quantas divisões recebem luz solar direta e se a iluminação artificial existente é suficiente.
  • Pavimento: Analise o estado do pavimento de toda a casa.
  • Canalizações e eletricidade: Teste torneiras, interruptores e tomadas para se assegurar de que as canalizações e o sistema elétrico funcionam sem problemas.
  • Portas e janelas: Teste todas as portas e janelas, garantindo que abrem na totalidade. Esteja também atento ao estado dos vidros.

Caso esteja num processo de procura de nova casa e arrendar é a sua principal opção, então não esqueça os nossos conselhos sobre o que saber antes de alugar casa. Aspetos essenciais a ter em consideração no momento de escolher o imóvel a habitar e de assinar o contrato com o senhorio.

Dê este passo importante na sua vida com segurança e conhecimento, seguindo as nossas dicas sobre o que saber antes de alugar casa.

Veja também:

Teresa Campos Teresa Campos

Licenciada em História da Arte e Mestre em História da Arte Portuguesa, vê na escrita um meio de fazer uma das coisas que mais gosta: comunicar!

Limpeza e Arrumação