Publicidade:

5 razões que comprovam que o silêncio vale ouro

Sabia que o silêncio pode ser benéfico para a sua saúde? Fique a conhecer as razões que comprovam que o silêncio vale ouro.

5 razões que comprovam que o silêncio vale ouro
Conheça a importância do silêncio neste mundo tão barulhento

A todo o momento, estão a acontecer as mais variadas conversas em todo o mudo. Algumas cara a cara e muitas recorrendo a dispositivos móveis. Cada vez parece ser menor o tempo que dedicamos a desfrutar do silêncio, a refletir sobre quem somos e sobre o que valorizamos na vida.

Vivemos num mundo onde somos inundados por variados sons ao longo de todo dia, alguns agradáveis, outros nem tanto, mas raramente desfrutamos do silêncio. Contudo, o silêncio vale ouro e é benéfico para a saúde.

Vivemos numa sociedade que valoriza a partilha de cada pensamento e sentimento à medida que ocorre. Como resultado, muitas vezes não paramos para refletir sobre o que acabamos de dizer.

Tanto a comunicação verbal como o silêncio são de vital importância. A comunicação verbal expressa ao mundo aquilo que está a acontecer dentro de nós e o silêncio permite-nos dar significado àquilo que ouvimos e descobrir o que queremos dizer de seguida.

5 razões que comprovam que o silêncio vale ouro


silencio

1) O ruído afeta os níveis de stress: o ruído aumenta o cortisol e a adrenalina; o silêncio ajuda a aliviar a tensão em poucos minutos;

2) Períodos de silêncio ao longo do dia contribuem para uma melhor qualidade do sono, diminuindo a insónia: todos sabemos que é importante relaxar antes de dormir mas poucos de nós o fazem;

3) O silêncio permite que nos concentremos com mais facilidade: este achado pode parecer óbvio, mas quantos de nós não continuam a estudar e a trabalhar cercados de ruído?

4) O silêncio estimula a capacidade de ouvir de forma eficaz: poucos de nós são capazes de escutar ativamente os outros. Geralmente, estamos mais focados na nossa vez de falar e não prestamos real atenção ao que é dito pelas outras pessoas. Ouvir é tão ou mais poderoso do que falar, já que nos permite aprender;

5) Sabedoria e autocontrolo: perante um novo desafio, usufrua do silêncio para refletir antes de responder, aumentando a probabilidade de dizer e fazer algo de útil e sensato.

Em suma

O silêncio vale ouro e é benéfico para a saúde, por isso é importante que lhe tentemos dedicar alguns momentos do nosso dia, recolhendo depois os seus inúmeros benefícios.

O silêncio é uma ferramenta que o pode tornar mais eficiente no seu trabalho e mais compreensivo para com os outros, mais sábio e feliz. Já pensou como o mundo seria diferente se todos passássemos mais tempo a escutar e menos a falar? Menos ruidoso seria de certeza.

Veja também:

Ana Graça Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Além da Psicologia. é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que traga mais felicidade!