Publicidade:

Saiba como definir objetivos de carreira

Antes de dar qualquer passo no processo de procura de novas oportunidades profissionais, esteja ou não empregado, deve definir objetivos de carreira.

Saiba como definir objetivos de carreira
Definição de objetivos de carreira - a etapa mais importante do processo de procura de emprego?

Pode afirmar-se com certeza que todas as pessoas se guiam por objetivos de carreira, de curto, médio ou longo prazo – consciente ou inconscientemente. Já não será tão acertado afirmar que todos definimos um plano de carreira que articule esses objetivos com metas de sucesso a nível pessoal e profissional. Ainda não traçou um plano com os seus objetivos de vida e carreira? Se não, já é hora de o fazer.

Definição de objetivos de carreira: a etapa mais importante?


Muitas pessoas bem sucedidas têm uma visão clara dos seus objetivos de carreira na fase inicial da sua vida; outras, definem esses mesmos objetivos mais tarde ou vão-nos ajustando em função das oportunidades que surgem. Seja qual for o seu caso, não se engane – não planear o seu futuro pode impedi-lo de chegar onde quer.

É tão simples quanto isto: pergunte-se a si mesmo se quer ser cada vez mais respeitado no trabalho, ver o seu salário crescer, sentir-se realizado, ter tempo para si e poder dar uma verdadeira contribuição às suas equipas e à sociedade em geral. Se respondeu “sim”, está no bom caminho, mas para o vir a conseguir terá que investir num plano de objetivos de carreira bem definido.

carreira

Sabe para onde quer ir?

Todas as decisões que tomar têm um impacto a curto, médio ou longo prazo; não tomar decisões é em si uma decisão: ser passivo e apenas aguardar que surjam novas oportunidades reflete uma atitude de resistência à mudança que também cobrará o seu preço no futuro.

Estando disto consciente, importa levar a sério a definição dos seus objetivos de vida. E se há atividade que condiciona a nossa vida, essa atividade é o trabalho: não só porque é nesse contexto que estamos grande parte do nosso tempo, mas também porque o salário que dele retiramos estrutura e condiciona a gestão dos tempos livres.

Assim, parece-nos crucial começar desde já a refletir sobre si, sobre o estilo de vida que quer vir a ter no futuro e sobre que decisões precisa de tomar para o conseguir.

Mudar de trabalho, sim ou não?

Se adora o seu trabalho, isso significa, provavelmente, que o que faz está alinhado com os seus objetivos e valores. Mas mesmo que não goste nada do seu trabalho atual, pode gerir a sua presença nesse contexto de forma a que os resultados obtidos revertam a favor dos seus objetivos futuros.

Crie uma imagem mental clara de quem poderá vir a ser no dia de amanhã. Essa imagem não é um delírio, portanto não tem que se desacreditar sempre que a visualiza na sua mente. Pelo contrário, essa imagem corresponde a quem realmente poderá vir a ser no futuro na sua vida profissional. Assim que acreditar nessa sua visão de si mesmo, poderá passar para o passo seguinte: pensar no que fazer para conseguir chegar lá.

Se está descontente com o seu trabalho, se ambiciona mais, estabeleça para si mesmo a data em que vai mudar de trabalho. E até lá, invista em atingir pequenos objetivos que possam potenciar o seu progresso: faça contactos, divulgue os seus resultados nas redes sociais, invista parte do salário num processo de coaching.

O plano de objetivos pessoais na entrevista de emprego

A elaboração de um plano traçado de objetivos de carreira inicia-se, muitas vezes, antes mesmo de se começar a trabalhar. Aliás, é normal que o tema dos objetivos para o futuro seja abordado em entrevistas de emprego. Normalmente, algumas das perguntas colocadas pelos empregadores quando entrevistam um candidato tocam nessa questão, que, embora possa por vezes surgir mascarada, avalia as suas ambições e os seus objetivos de carreira.

Alguém que demonstra ter uma visão clara de até onde pode e quer ir tem normalmente muitos pontos de avanço em relação a quem estiver “às escuras” em relação ao seu futuro. Não há que ter medo de ser otimista e assim parecer “megalómano”: se acreditar realmente no que pode conseguir, é porque sabe que tem condições para isso. E quem contrata valoriza isso!

9 estratégias para melhorar a sua autoconfiança

Definir objetivos de carreira passo a passo

Comece por identificar os seus objetivos de carreira, crie um plano para alcançá-los e por fim, para colocá-los em prática. Até onde se imagina a chegar no seu emprego? Analise, realisticamente, até onde acha que pode ir. É com base nessa ideia que deverá avançar para criar um plano no qual traça os seus objetivos de carreira.

Um bom ponto de partida para se organizar, é responder a cada uma destas perguntas:

  • O que é para si ter sucesso na sua carreira?
  • Considera que já alcançou o sucesso no seu trabalho atual?
  • Que trabalho o levaria a alcançar o sucesso que gostaria de ter?
  • O que gostaria de fazer atualmente se tivesse todas as suas contas pagas até ao final da sua vida e tivesse acesso a todo o dinheiro que desejasse?
  • Como seria a sua carreira se tivesse o poder de fazer o que quisesse?
  • Depois de morrer o que gostaria que dissessem sobre o que alcançou profissionalmente e o impacto que causou no mundo?
  • Se absolutamente nenhum obstáculo estivesse no caminho da sua realização, o que gostaria de alcançar na sua carreira?
  • Quem são as pessoas que mais admira? Porquê?
  • Imagine-se no futuro, num momento em que alcançou um grande sucesso na carreira. Como é a sua vida?
  • Qual é a atividade que mais gosta de fazer? Essa atividade faz parte da sua carreira profissional? Se não, o que pode ser feito para que assim aconteça?
  • Como gostaria de estar na sua carreira em 5 anos? Em 10 anos? Em 15 anos?

Veja 9 dicas para ter uma carreira profissional bem sucedida >>

Refletir sobre estas questões fará com que ganhe clarividência sobre os seus próprios objetivos de vida. Provavelmente irá descobrir que esses objetivos não são uma novidade para si, mas sim metas que, intimamente, já sabia que tinha. Talvez os constrangimentos do dia-a-dia o tenham feito deixar a reflexão para mais tarde; talvez já há muito tempo não prestasse atenção ao caminho que está a percorrer. Não importa – o mais importante é mesmo começar a definir objetivos hoje.

Quando estiver claro para si o que pretende atingir, trace o seu plano

Por exemplo: “ Daqui a cinco anos gostaria de, com toda a experiência e competências que adquiri, conseguir trabalhar remotamente 3 dias por semana, para poder estar os dois dias restantes com a minha família. Quero que esse trabalho exercite um dos meus talentos, a composição musical.”

Se o plano for este, pode começar a fazer contactos com agências de comunicação que produzam spots publicitários em áudio para empresas. Pode reformular o seu CV para que se torne atrativo para esse setor de atividade. Pode investir na sua formação. E por aí fora!

O seu plano pode (e deve) sofrer mutações ao longo do tempo

Não desespere se tiver que afinar o plano: uma vez, ou muitas vezes, se for preciso. Especialmente se estivermos a falar de objetivos de carreira a longo prazo, é importante ter em mente que por diversos fatores, terá que ir ajustando a sua “visão”, ao longo do tempo, à medida que se vai aproximando dela. Pelo menos uma vez por ano deverá fazer um balanço profundo do que foi alcançado, de forma a ir fazendo esse ajuste, caso necessário. Para que seja bem sucedido neste ponto, é fulcral que mantenha sempre uma postura flexível, estando disponível para fazer pequenas alterações e correções de rota.

Descubra mais sobre o segredo do sucesso: o desenvolvimento pessoal >>

A técnica de estabelecer objetivos de carreira precisos é usada por pessoas de sucesso em todos os setores de atividade. Ao estabelecer objetivos claros e bem definidos, fica com a possibilidade de medir o seu progresso e motivar-se continuamente em direção à visão que tem para a sua vida profissional ideal. Desta forma será capaz de ver para além daquilo que, de outra forma, poderia parecer uma rotina longa e sem sentido. Além disso, ao definir e agir em direção aos seus objetivos, aumentará os seus níveis de autoconfiança.

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.

Saiba tudo sobre emprego