Publicidade:

5 objetivos financeiros a atingir antes de ter filhos

Conheça aqui 5 objetivos e metas financeiras a atingir antes de planear ter filhos.

5 objetivos financeiros a atingir antes de ter filhos
Planeamento e organização podem ser grandes vantagens

Ter filhos implica investimento. É comum pensar-se que comprar uma casa será a maior despesa da sua vida. Porém, os custos associados a ter filhos são significativos. Se for adicionando ao orçamento mais crianças ou despesas a longo prazo, como os custos universitários, o valor total paga mais de uma casa.

Portanto, assim como é aconselhável planear as finanças para comprar uma casa, talvez deva pensar em organizar o orçamento familiar antes de trazer uma criança ao mundo.

5 metas financeiras a atingir antes de ter filhos

1. Tenha uma carreira estável

carreira

Ter uma situação laboral estável antes de ter filhos é crucial. Não importa se for empregado de terceiros ou trabalhador por conta própria, ou até mesmo uma combinação dos dois. O importante é ter uma base que seja sólida para permitir o crescimento de uma família.

Considere as possibilidades de carreira depois de o bebé nascer e faça as contas para saber se os seus rendimentos irão cobrir todas as despesas. Mais do que dinheiro, preste atenção se o seu emprego facilita benefícios como seguro de saúde ou dias de folga num caso de emergência.

2. Certifique-se de que tem dinheiro

money

Esta meta está diretamente relacionada com a anterior: tenha a certeza de que recebe o suficiente para pagar as contas e os gastos de um bebé em casa. Uma alternativa é planear com alguma antecedência e criar uma poupança especial para cobrir os gastos até um determinado momento da vida da criança.

3. Tenha um fundo de emergência

dinheiro

Caso os seus rendimentos sejam suficientes para permitir a chegada de um bebé na sua vida, não é aconselhável abdicar de uma poupança para eventuais emergências. Despesas médicas estão no topo da lista de gastos imprevistos com crianças. Portanto, comece a poupar ainda antes do nascimento e continue durante o tempo que puder ou quiser.

4. Pense na sua reforma

senior

Não é possível garantir que os seus filhos terão dinheiro suficiente para ajudar os pais na velhice, o ideal é não contar com isso e entender que conforme eles crescerem, os gastos crescerão também. Pense e planeie a sua reforma antes de ter filhos.

5. Planeie para a vida adulta

plans

Se valoriza a educação fornecida pelo ensino superior, talvez seja uma boa ideia considerar o planeamento para pagar os custos de uma universidade. Independente do país ou do curso, os custos universitários e de especialização, por serem objetivos a longo prazo, são deixados de lado. Tente organizar as suas finanças tendo mais esse gasto, ou a possibilidade dele, em mente.

Pense nisto como o melhor cenário possível

Não precisa se desesperar! Pode ser que consiga cuidar de todos estes tópicos antes de ter um filho, mas estes tópicos representam apenas um cenário ideal. Não ser capaz de tratar de tudo não é razão para nunca ter filhos. Pense nestes objetivos como metas ideais e sinta-se confortável para adaptá-las à sua realidade. Lembre-se apenas que filhos podem trazer muitos gastos e que algum planeamento é sempre útil.

Veja também: