Publicidade:

19 formas de obter rendimento extra

Quem não gostaria de obter rendimento extra? Se o seu ordenado não é suficiente para dar conta das suas despesas, saiba como ganhar mais dinheiro.

19 formas de obter rendimento extra
Saiba como obter um rendimento complementar ao seu salário

Obter rendimento extra é sempre uma ideia tentadora. Se precisa de aumentar o seu orçamento mensal para fazer face às suas despesas, se pretende juntar algum dinheiro para uma viagem ou se é do tipo bon vivant, mas o seu ordenado é escasso, pode obter rendimento extra através de formas alternativas e legítimas, extra ocupação principal.
Basta estar atento ao que o mercado procura (tendências), aproveitar as suas capacidades/mais-valias e estar disponível para um esforço adicional, misturado com alguma disciplina. Conheça as nossas dicas para obter rendimento extra e comece a encher o mealheiro.

Como obter rendimento extra: 19 sugestões

1. Babysitting ou cuidar de animais

obter-rendimento-extra

A responsabilidade é o primeiro requisito para este tipo de trabalho. O segundo é ter habilidade para cuidar de crianças ou animais, de acordo com a opção que escolha. Anuncie os seus serviços perto da sua casa para não ter de se deslocar para longe.

2. Explicações ou aulas de música

obter-rendimento-extra

Se tem uma área de expertise ou se sabe tocar bem algum instrumento musical, dê aulas de grupo ou privadas para ajudar outros a atingirem melhores resultados e, assim, obter rendimento extra.

3. Tradução e revisão de textos

obter-rendimento-extra

Várias empresas precisam de pessoas que façam tradução e/ou revisão de documentos diversos em regime de freelancer. Se domina alguma língua e se se consegue imaginar neste papel, ponha mãos à obra.

4. Redação de artigos

obter-rendimento-extra

A redação de artigos, especialmente para a internet, também costuma funcionar em regime de freelancer. Se gosta de escrever sobre vários temas, este trabalho para obter rendimento extra é para si!

5. Cozinhar para fora

obter-rendimento-extra

Se tiver um robot de cozinha, a sua vida estará facilitada. Mas se não tiver e ainda assim lhe sobrar tempo, faça uma lista do tipo de coisas que esteja disposto a cozinhar para vender.

Tenha atenção ao preço dos ingredientes. Investir em receitas cuja produção fique muito cara e que as pessoas acabem por não comprar, talvez não valha a pena fazer. O que rende é tudo aquilo em que não tenha que investir muito, que não dê muito trabalho e que consiga vender a um preço que compense tudo isto.

6. Inquéritos

obter-rendimento-extra

Responder a inquéritos também pode ser uma forma de obter rendimento extra, ainda que não se receba muito dinheiro. Em sites como o NetsondaGlobalTestMarket e Multidados há inquéritos que correspondem a estudos de mercado de determinadas marcas. Se se enquadrar no público alvo, responde a uma série de perguntas e no final acumula um valor no seu saldo.

Por vezes também aparecem estudos de mercado presenciais. Têm dias e horas certos e, mais uma vez, procura-se um perfil específico. Se tiver o perfil pretendido, será chamado. É comum que se tratem de reuniões ou testes. Geralmente, o pagamento deste tipo de estudos de mercado é feito em cartões de oferta.

7. Cliente mistério

obter-rendimento-extra

Gostava de ser ator, mas a vida não o levou por aí? Este é o tipo de trabalho em que pode conciliar esse sonho e uma tarefa simples com a qual pode obter rendimento extra.

Os clientes mistério são pessoas contratadas por empresas para se fazerem passar por clientes comuns. A ideia é que avaliem vários aspetos do funcionamento da empresa, como o atendimento dos seus funcionários, por exemplo.

8. Figuração

obter-rendimento-extra

Outra atividade que permitirá ainda mais o contacto com o mundo da representação é a figuração em projetos audiovisuais. Seja um talk-show, uma telenovela ou uma publicidade, vários projetos precisam de quem faça figuração. Não dá muito trabalho e, se tiver tempo livre, ainda se ocupa.

Inscreva-se em agências como a Plural, a Valente Produções, a Tripé Visual, a Quick Casting ou a Espaço Fama.

9. Vendas de garagem

obter-rendimento-extra

Seja mesmo na garagem, numa feira ou mercado da sua zona, ou até online, junte as coisas que já não usa e em vez de deitar fora ou de oferecer, venda-as.

Desde roupas a brinquedos, peças de mobiliário, acessórios, peças de decoração e tudo o mais que já não utilize, acredite que tudo tem um mercado. Isto significa que, se tiver uma diversidade muito grande de coisas para vender, pode ter de procurar espaços diferentes para cada tipo de produto. Mas o mais importante é que pode conseguir ganhar bom dinheiro desta forma.

10. Vender produtos de beleza

obter-rendimento-extra

Se tem jeito para comercial, porque não vender produtos de beleza? Algumas marcas, como a Oriflame ou a Yves Rocher têm vendedoras que apresentam os seus catálogos a todas as pessoas a quem consigam chegar. Depois encomendam os produtos pedidos pelos clientes, ganhando uma comissão sobre eles.

11. Vender Bimbys

obter-rendimento-extra

Ainda para quem tem jeito para as vendas, saiba que de tempos em tempos a Vorwerk faz entrevistas para aumentar as suas equipas de vendedoras. Não precisa de se dedicar a esta atividade a tempo inteiro, mas quem sabe se não acaba por descobrir que até é isso que quer fazer.

12. Bijuteria e artesanato

obter-rendimento-extra

Se as suas amigas elogiam as peças de bijuteria que produz em casa, pense na possibilidade de começar a fazer mais para vender a obter rendimento extra. Se o faz por gosto, não vai custar nada e ainda vai lucrar com isso.

O mesmo se aplica a outro tipo de trabalhos manuais, desde o crochet à produção de cestas de verga.

13. Costura

obter-rendimento-extra

Se tem jeito para fazer bainhas, pregar botões e fazer uns ajustes nas roupas, comece a oferecer esses serviços. Não precisa de investir grande coisa e é um trabalho que pode fazer comodamente em casa.

14. Alugue a sua casa

obter-rendimento-extra

Se tem uma casa para além da sua que não esteja ocupada por algum familiar, ponha-a a render. Arranje-a de forma a que se torne suficientemente atrativa e vai ver como consegue ganhar uns trocos extra.

Se não tem uma casa que possa alugar, mas mora numa casa em que tenha quartos de sobra, caso precise muito de ganhar dinheiro e se se sentir à vontade para isso, alugue esse quarto extra. Terá menos privacidade, mas há quem lide bem com isso. Pondere e, se se conseguir ver nesse papel, comece a anunciar.

15. Alugue o seu carro

obter-rendimento-extra

Tem o carro parado muito tempo? A verdade é que terá gastos com ele na mesma. Para que ele não dê mais despesas do que proveito, pondere alugá-lo. Na plataforma CarAmigo, por exemplo, pode inscrever-se e começar a obter rendimento extra com o seu carro.

16. Investir

obter-rendimento-extra

Seja em ações de alguma empresa, depósitos a prazo ou até em criptomoedas – como o bitcoin ou o ripple – investir é sempre uma opção que todas as pessoas deviam considerar. Há riscos, por isso avalie bem o investimento que escolhe. Se ainda não percebe muito do assunto, informe-se e, numa fase inicial, invista menos.

17. Fotografia

obter-rendimento-extra

Se tem jeito para a fotografia, dedique-se a isso. Seja para casamentos, sessões para grávidas, fotografias de paisagens ou de casas (para quem as quer alugar, mas não consegue mostrar todo o seu potencial), se tiver talento, esta pode ser uma excelente forma de obter rendimento extra.

18. Instagram

obter-rendimento-extra

Leia o nosso artigo sobre como pode ganhar dinheiro com o Instagram. São algumas ideias que, para quem já gosta de navegar nesta rede social, não custará quase nada.

19. Venda online

obter-rendimento-extra

Exponenciado pelas redes sociais, a venda a retalho online é uma das formas para ganhar dinheiro extra. Basta criar a sua loja online e vender produtos criados ou não por si. Se for suficientemente criativo pode até reutilizar matérias e fazer peças exclusivas e originais. Pode, também, utilizar sites que ajudam na divulgação dos seus artigos. Veja as nossas dicas para criar negócios online.

Veja também: