Publicidade:

Saiba como e onde investir 5000 euros

Investir pode ser a melhor forma de poupar. Para isso não precisa de arriscar demasiado ou de ser um guru da alta finança. Saiba onde investir 5000 euros.

Saiba como e onde investir 5000 euros
Deixamos-lhe algumas dicas para rentabilizar as suas poupanças

A poupança parece estar a ficar fora de moda. Por um lado, o apetite pelo consumo imediato, aguçado pelo crédito fácil, é tentador; por outro lado, as magras taxas de juro oferecidas nos tradicionais depósitos a prazo desincentivam o aforro. Mas se ainda prefere deixar para amanhã o que podia gastar hoje e já dispõe de uma “pequena fortuna”, saiba onde investir 5000 euros e fazer render o seu investimento.

Onde investir 5000 euros: risco vs rendibilidade


onde investir 5000 euros

É o eterno dilema dos investimentos financeiros: maior ganho implica maior risco. Naturalmente, somos avessos ao risco. Por isso é que quem arrisca é premiado com um prémio maior. Todavia, escolher o que está disposto a perder é um dilema pessoal e intransmissível. Por isso, na hora de decidir onde investir 5000 euros, a primeira coisa que deve fazer é atender ao seu perfil de risco.

A DMIF – Diretiva dos Mercados de Instrumentos Financeiros – obriga os intermediários financeiros a definir o perfil de risco dos seus clientes e, com base nessa informação, oferecer produtos de acordo com o seu perfil – mais conservador ou mais dinâmico.

Perfil mais conservador


Se faz jus ao provérbio “mais vale um pássaro na mão que dois a voar”, é completamente cauteloso e não quer correr riscos, deve optar por investimentos que, embora ofereçam um retorno menor, garantem que nunca perde os 5000 euros investidos, ou seja, investimentos de baixo risco.

Certificados de aforro

Estes títulos de dívida pública são a tradicional alternativa aos depósitos a prazo e ideal para pequenos montantes. Oferecem facilidade de subscrição, liquidez, juros trimestrais e capitalizados, recebendo mais juro consoante a permanência no produto.

Outra vantagem dos certificados de aforro é a ausência de outros custos colaterais. Ainda assim, importa não esquecer que as taxas de juro oferecidas podem ser alteradas administrativamente.

Certificados e obrigações do tesouro

Os certificados do tesouro são quase um sucedâneo dos depósitos a prazo, mas apresentam um retorno ligeiramente superior. Dentro dos títulos financeiros públicos tem outros, de maiores maturidades, são as obrigações do tesouro em maturidades que vão desde um ano até 20 anos, são cotadas em bolsa e postas à disposição do retalho.

As maturidades mais concorridas são as entre 5 a 10 anos e costumam constituir boas alternativas aos depósitos a prazo, uma vez que a taxa proposta corresponde à Euribor acrescida de uma taxa adicional que está sempre garantida. Nos títulos de dívida pública o risco mais gritante que corre é a possibilidade de “falência do Estado”.

Obrigações de empresas privadas

Ainda dentro dos títulos de dívida, outro bom destino para investir 5000 euros seria adquirir títulos de dívida, mas de empresas privadas. Apresentam uma maturidade média entre 3 a 5 anos e oferecem retornos mais elevados do que os títulos de dívida pública. Isto porque o risco em que o investidor incorre também é maior, logo exige um retorno mais elevado para compensar o risco.

Embora seja garantido o reembolso do capital emprestado na íntegra, no fim da maturidade, não é de excluir o risco de a empresa poder falir e, nesse caso, não estar garantido o capital. Neste âmbito importa estar atento às emissões de dívida que as empresas fazem. Ainda assim, importa dispor de alguns conhecimentos financeiros e estar atento à evolução financeira e saúde da empresa.

PPR – Plano Poupança Reforma

Se estas alternativas ainda não encheram as suas medidas e tenciona optar por investimentos de mais longo prazo, mantendo, igualmente, um perfil conservador, tem ainda seguro de vida, a constituição ou reforço do seu Plano Poupança Reforma. Mas lembre-se: este é um investimento de mais longo prazo e tão cedo não vai ver o seu dinheiro, além de que o resgate do investimento antes da respetiva maturidade obriga a uma penalização, o que pode deixar que sejam investimentos atrativos.

Perfil mais dinâmico


Se estas alternativas não foram suficientes para lhe dar ideias sobre onde investir 5000 euros e se não tem medo de perder o dinheiro investido para lucrar muito mais, pode também retirar um maior retorno do seu investimento, investindo, por exemplo, em ações, fundos de investimento ou instrumentos financeiros complexos.

Ações

Investir em ações cotadas em bolsa requer um conhecimento aprofundado das regras do jogo e um acompanhamento regular do mercado. Uma ação é um título de propriedade, que pode valorizar, desvalorizar ou mesmo desaparecer e são também muito permeáveis à volatilidade e flutuações do mercado.

Se decidir investir em ações, pode minimizar o risco construindo uma carteira variada, composta por títulos que apresentem diferentes sensibilidades à evolução do mercado.

Produtos financeiros complexos (PFC)

Os PFC são fruto da sofisticação do mercado financeiro. Combinam vários produtos financeiros que se encontram indexados a um ou vários ativos subjacentes, como índices de ações, ouro, prata, divisas, entre outros. Exigem destreza e familiaridade com a linguagem financeira e acompanhamento permanente.

Este tipo de produto costuma oferecer retornos convidativos, mas pode implicar perda total do capital investido. É fundamental estar atento ao “rótulo de cada um”, e ver que nível de segurança oferece.

Um meio-termo: fundos de investimento


Os fundos de investimento podem constituir boas alternativas para quem quer arriscar, mas não em demasia. Ao adquirir unidades de participação (UP) de um fundo, torna-se “dono”, juntamente com outros investidores, da carteira de investimentos do fundo, recebendo assim o retorno do investimento total da carteira proporcionalmente às UP que detém.

Os fundos de investimento podem ser mais conservadores ou mais dinâmicos mediante o tipo de produtos financeiros em que invistam.

onde investir 5000 euros

Os custos de intermediação financeira contam!


Note que, tanto nos títulos de dívida como nas ações, existem comissões que deve ponderar antes de tomar a decisão de investir, por exemplo, a comissão de custódia de guarda de títulos e as comissões de corretagem.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) disponibiliza um simulador que lhe diz, para cada caso concreto, se compensa, de facto, investir a quantia de 5000 euros, quer para títulos de dívida, quer para ações. O que este simulador faz é comparar custos e a rendibilidade obtida, de acordo com o montante que se quer investir.

Existem, naturalmente, outros elementos que podem influenciar a decisão de onde investir 5000 euros, como o grau de conhecimentos financeiros, a disponibilidade para acompanhar o mercado, o prazo pretendido para o investimento, a fase em que está na vida e os planos futuros para o investimento realizado.

A última palavra é sempre sua!

Veja também:

Catarina Gonçalves Catarina Gonçalves

Catarina Gonçalves é economista, com experiência em finanças, gestão e inovação estratégica. Estudou economia porque queria entender o modus operandi do mundo. Apaixonada pelo conhecimento, das letras às ciências, sem esquecer a música, adora criar, discutir ideias e desenvolver projetos em equipa. Foi coautora de vários livros e colaboradora em diferentes publicações. Acredita que tudo tem um propósito e um tempo certo para acontecer. Coleciona experiências e viagens.

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].