Publicidade:

Onde pedir um comprovativo de morada: 3 opções

Saiba quando e onde pedir um comprovativo de morada, quais os custos, e veja os documentos dos quais poderá precisar.

Onde pedir um comprovativo de morada: 3 opções
Saiba onde fazer o pedido

Na altura de firmar contratos, alguns prestadores de serviços exigem a apresentação de um comprovativo da sua residência. Na maioria dos casos, uma simples fatura onde conste essa informação é o suficiente, ainda assim existem outros locais e meios oficiais onde pedir um comprovativo de morada (em alguns casos nem precisa de sair de casa).

Hoje em dia, este processo é cada vez menos utilizado (o chamado “cruzamento de dados” tem ganho cada vez mais espaço na esfera pública), mas em alguns casos, como na atualização dos contratos com instituições financeiras, é necessário apresentar este documento.

Lembre-se: este tipo de documento deve ser emitido por um órgão com as devidas competências, caso contrário poderá ser rejeitado pela entidade que fez o pedido.

Onde pedir um comprovativo de morada


onde pedir um comprovativo de morada

1. Portal das Finanças

Atualmente, é bastante simples efetuar este pedido, basta aceder ao Portal das Finanças e entrar na sua conta. Assim que introduz as suas credenciais, deve seguir estes passos:

  • Serviços > Documentos > Pedir Certidão > Indicar “Domicílio Fiscal” > Efetuar Pedido

A partir desse momento (e sem qualquer tipo de custos associado ao pedido e respetiva emissão) poderá guardar no seu computador o documento gerado pelo portal e usá-lo como comprovativo sempre que precisar.

2. Loja do Cidadão

Quando está a lidar com uma entidade que não aceita o comprovativo de morada que pode tirar do Portal das Finanças, vai ter de se dirigir à Loja do Cidadão para obter um comprovativo que já será aceite.

Na Loja do Cidadão, outro dos locais onde pedir um comprovativo de morada, terá de levar consigo diferentes documentos, dependendo do intuito para o qual quer o comprovativo de morada. Se quer apenas provar que vive onde vive, precisará apenas de levar consigo €5,60 para o pagamento w pode tratar de tudo lá.

Se quiser o comprovativo para algum fim específico, pode ter que trazer consigo outros documentos que provem aquilo que precisará de provar. Regra geral, quando se trata de um comprovativo para algo mais do que provar que mora onde mora (por exemplo, se incluir o agregado familiar), o melhor a fazer é ligar com antecedência para saber de que documentos vai precisar.

O comprovativo ser-lhe-á entregue no próprio dia.

3. Junta de Freguesia

A Junta de Freguesia do local da sua residência pode emitir um atestado de residência oficial. Para tal, basta dirigir-se à respetiva sede com o seu Cartão de Cidadão (ou BI e NIF). Em alguns casos, poderá ser necessário apresentar alguns documentos, por isso, informe-se atempadamente sobre os procedimentos a seguir.

Na Junta de Freguesia pode, ainda, efetuar os seguintes pedidos:

  • Atestado de prova de vida;
  • Atestado de Composição do Agregado Familiar;
  • Atestado para Transporte de Mercadorias;
  • Benefício Telefónico;
  • Atestado de Situação Económica;
  • Termo de Idoneidade.

Cada um destes atestados tem um custo associado e é entregue no prazo mínimo de um dia útil. Em casos urgentes, poderá ser entregue no próprio dia (mas será mais caro). Para saber os preços aplicados, passe pela secretaria da Junta de Freguesia da sua residência.

Mais um aviso importante: se a instituição que está a pedir o comprovativo de morada tiver um documento próprio para esse efeito, deverá levá-lo consigo até à Junta de Freguesia (devidamente preenchido).

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].