Publicidade:

16 dicas práticas para gastar menos com combustível

Existem alguns hábitos que pode adquirir para pagar menos combustível, como deixar de usar o ar condicionado e regular a pressão dos pneus. Conheça outros.

16 dicas práticas para gastar menos com combustível
Aprenda truques que o farão poupar algum dinheiro no final do mês

O aumento regular do preço dos combustíveis é uma preocupação constante para os condutores, que sentem continuamente esta despesa a pesar-lhes nos bolsos e a fazer a diferença nos seus orçamentos. É por isso que é sempre bom saber algumas dicas para conseguir gastar menos com combustível, podendo assim ir poupando no final de cada mês.

16 dicas para gastar menos combustível


pagar-menos-combustivel

Existem alguns casos em que basta o condutor mudar determinados comportamentos de condução para que isso se reflita em alguns euros no final do mês. Por vezes é necessário apenas alterar pequenos hábitos e criar outros para se começar a pagar menos combustível do que antes, como por exemplo:

1. Use o combustível recomendado pelo fabricante

O motor da sua viatura foi criado para proporcionar o melhor desempenho a partir de um determinado combustível que, na maioria das vezes, costuma ser o convencional. Se for daqueles condutores que gastam mais dinheiro em gasolina ou gasóleo especial, saiba que essa opção pode ser um desperdício financeiro que não traz benefícios de desempenho nem de autonomia.

2. Compare os preços dos combustíveis

Uma vez que o preço dos combustíveis está constantemente a mudar, vá mantendo-se informado sobre o valor que cada posto de abastecimento perto de si cobra, o que lhe fará poupar alguns euros. Existem sites que lhe permitem verificar os preços sem ter de se deslocar pessoalmente aos postos de abastecimento, entre eles o Mais Gasolina. Há ainda aplicações grátis criadas para esse efeito, como por exemplo a VivaGas e a Gasol.

3. Não abasteça durante a tarde

A melhor altura para abastecer o carro é durante a manhã ou durante a noite, uma vez que nos períodos mais frescos do dia a gasolina se encontra mais densa. Como esta é paga ao litro, o condutor acabará por comprar mais combustível e ainda pagar menos por ele.

4. Encha o depósito

Se encher o depósito do seu carro sempre que puder, em vez de o ir fazendo aos poucos, verá que esta dica acabará por vir a ser uma mais valia, mesmo que lhe pareça inicialmente um pouco dispendiosa. Isto porque irá evitar várias deslocações para abastecer, o que lhe poupará não só dinheiro como também tempo. Mas atenção, nunca pague mais combustível do que aquele que cabe no depósito.

5. Feche bem o depósito de combustível

Não se esqueça de, sempre que tiver acabado de abastecer, fechar corretamente o depósito do seu carro. Verifique se a tampa se encontra bem enroscada para que o combustível não evapore, pois tal iria obrigar o condutor a abastecer brevemente. Veja também regularmente se a tampa não está danificada.

6. Dispense o ar condicionado

Sabemos que é difícil evitar ligar o ar condicionado nos dias de maior calor, mas se o usar constantemente irá sentir no seu bolso a consequência dessa decisão no final do mês, depois de ter percebido que gastou mais em combustível do que na verdade queria.

Uma solução para este problema é abrir as janelas do seu carro para que este possa arejar. Use o ar condicionado apenas quando for mesmo necessário, para que consiga ter uma redução de pelo menos 3% na sua fatura do combustível. No entanto, se conduzir a mais de 80km/h vale mais usar o ar condicionado, pois a resistência do ar com os vidros abertos aumenta o gasto de combustível.

Fazer anualmente a troca do filtro ajuda igualmente a pagar menos combustível, além de aumentar a qualidade do ar e evitar maus odores.

7. Verifique a pressão dos pneus

Outra dica para pagar menos combustível consiste em manter sempre a pressão dos pneus do carro com a pressão correta, uma vez que esta medida reduz o consumo de combustível. Se os pneus estiverem com uma pressão abaixo do recomendado, a consequência poderá traduzir-se, em alguns casos, em mais 6% de consumo de combustível.

Confirme todos os meses a pressão dos pneus, pois além de evitar um maior gasto de combustível também ganhará uma maior segurança da viatura e ainda evitará o desgaste precoce dos seus pneus.

8. Tenha a manutenção em dia

Além da verificação da pressão dos pneus, é importante observar regularmente o óleo, os filtros de ar e o motor, entre outras peças do automóvel, para que este tenha uma boa performance. Caso contrário, acabará por gastar mais combustível do que um carro em melhor estado.

9. Não encha o seu automóvel com muita carga

Quanto mais carga colocar na sua viatura, mais combustível irá gastar, e isto inclui o transporte de bagagem no tejadilho, uma vez que as características aerodinâmicas do veículo mudam e fazem aumentar o consumo de combustível. Sabia que por cada 50 kg de peso adicional, o consumo de combustível pode atingir os 3% em percursos urbanos?

10. Conduza devagar

Se estiver constantemente a acelerar e a travar bruscamente, acabará por gastar muito mais combustível. Quem tem uma condução mais cuidada não só consegue reduzir os gastos de combustível em 20%, como ainda evita mais facilmente o desgaste do carro e os acidentes de viação. Basta respeitar os limites de velocidade.

11. Vá a vários sítios num só dia

Em vez de se deslocar de carro apenas para ir ao supermercado, pense se não precisa de ir também a outros sítios nesse mesmo dia, como ao banco, à lavandaria, a casa de um familiar, entre outros locais. Quanto mais andar de carro num dia, mais irá poupar por não ter de se deslocar em diferentes dias para diferentes rotas, que podem não ficar próximas umas das outras. Se estas forem bem planeadas, verá como irá poupar no combustível.

12. Desligue o carro sempre que puder

Quando tiver de sair do automóvel para ir fazer alguma compra rápida ou levantar dinheiro, ou então enquanto estiver à espera de alguém ou parado nas filas de trânsito, mais vale desligar o carro para não estar a consumir combustível. Este é um dos hábitos económicos que deve adquirir para conseguir pagar menos combustível no final do mês.

13. Não ande às voltas para estacionar

Quando chegar ao seu destino mais vale estacionar no primeiro lugar que encontrar do que andar às voltas à procura de um lugar ainda mais próximo do sítio onde quer sair. É melhor caminhar um pouco, o que lhe fará bem à saúde, do que gastar combustível durante alguns minutos à procura de outro lugar. E, sempre que possível, estacione de forma a que não precise de realizar manobras de marcha atrás, pois estas consomem mais gasolina.

14. Estacione à sombra

Nem sempre é possível estacionar o carro onde se quer e sim onde há espaço. Mas sempre que conseguir estacioná-lo à sombra, principalmente nos dias com temperaturas mais elevadas, opte por essa opção e evite deixá-lo ao calor. Se o deixar exposto ao sol, o combustível irá evaporar mais rapidamente. No entanto, caso não consiga um lugar à sombra, tente estacionar de forma a que o depósito de gasolina fique do lado oposto àquele em que o sol bate. Verá que assim irá pagar menos combustível.

15. Não use o carro por tudo e por nada

Se puder ir a algum local a pé, de bicicleta ou de transportes públicos, deixe a sua viatura na garagem. Esta é uma das melhores formas de pagar menos combustível. Não deixe que a condução se torne um hábito vicioso que o pode tornar comodista, se na verdade puder prescindir algumas vezes disso.

16. Troque de carro se for necessário

Se a sua viatura estiver a dar muita despesa a nível de combustível e houver outra que possa ser mais vantajosa a esse nível, pondere em fazer um investimento ao comprar a viatura que lhe trará maior benefício a longo prazo. Antes de realizar a compra analise também se lhe compensa mais ter um carro a gasóleo ou a gasolina.

Agora que já aprendeu todas estas dicas para pagar menos combustível, basta colocá-las em prática e fazê-las tornarem-se parte dos seus hábitos de condução. Boa sorte!

Veja também: