Publicidade:

Descubra os 10 países mais seguros para viajar e viaje sem preocupações

À procura do destino perfeito para as próximas férias? Não deixe de consultar a lista dos países mais seguros para viajar. Portugal faz parte dela.

Descubra os 10 países mais seguros para viajar e viaje sem preocupações
10 destinos de viagem onde a segurança é a palavra de ordem

Viajar está, cada vez mais, ao alcance de todos e a segurança torna-se uma necessidade premente quando pensamos na nossa próxima aventura. A pensar nisso, reunimos os 10 países mais seguros para viajar, esperando que esta lista o auxilie na altura de eleger o ponto seguinte a riscar no mapa.

Esta lista foi elaborada com base numa iniciativa do Fórum Económico Mundial que, ao longo dos últimos 11 anos, tem vindo a analisar a performance dos países líderes em turismo e lazer. O Travel and Tourism Competitiveness Report resulta desta análise exaustiva e é nele que se baseia a escolha dos 10 países que, abaixo, enumerámos. Recorremos, também, ao The Peace Index de 2018, elaborado pelo Institute for Economics and Peace.

Para além da segurança, foram tidas em conta as políticas de desenvolvimento sustentável no setor do turismo. No velho Continente está, sem surpresa, a maioria dos destinos que ocupa este ranking.

Países mais seguros para viajar: o top 10


Finlândia

finlandiaFonte: Unsplash/johnygoerend

A ocupar o primeiro lugar no pódio dos destinos mais seguros para viajantes, temos a Finlândia. Para além de ser um destino incrível, com as suas paisagens de cortar a respiração, a ocorrência de crime violento na Finlândia é praticamente inexistente. Se precisa de razões para visitar este país, pense nesta dupla: auroras boreais e as catedrais russas de Helsínquia.

Islândia

paises mais segurosFonte: Unsplash/chrislawton

A medalha de prata vai para um vizinho do campeão deste ranking. A Islândia é o país com a terceira menor incidência de crime do mundo, fazendo deste destino um must-visit para qualquer amante de viagens. Aproveite a segurança que a Islândia lhe oferece ao mesmo tempo que desfruta de tudo o que a terra de Gelo e Fogo tem para lhe oferecer, vulcões e glaciares incluídos.

Noruega

noruegaFonte: PxHere

Continuamos na Europa, com a Noruega a ocupar o 3º lugar deste ranking. Nas comunidades rurais, a incidência de crime é mínima, muito devido à tradição e ética de trabalho da população, mas também a uma doutrina religiosa fortemente enraizada. Neste país, cujos habitantes estão entre os mais felizes do mundo, não se esqueça de deleitar o olhar e a mente perante os fiordes formados por erosão glaciar.

Portugal

portugal

Em 2016, a Condé Nast Traveler elegeu Lisboa como a cidade mais subvalorizada da Europa. O Global Peace Index realça o facto de Portugal ser um país relativamente barato para se visitar o que, aliado ao um safety score de 1.318, faz dele um autêntico diamante em bruto para viajantes de todo o mundo. Razões não faltam, na verdade.

Dinamarca

dinamarcaFonte: PxHere

A Dinamarca já é um habitué entre os países mais felizes do mundo, mas a sua pontuação de 1.353 no Global Peace Index coloca-o, também, entre os mais seguros. O mais difícil é mesmo decidir se a Dinamarca merece a sua visita no Verão, quando a costa se apresenta em todo o seu esplendor, ou no Inverno, em que o espírito hygge toma conta lugares e habitantes.

Canadá

canadaFonte: PxHere

No sexto lugar dos países mais seguros para viajar encontramos o Canadá, com uma pontuação no Peace Index de 1.372. Não faltam cidades amigáveis para conhecer neste país, sendo o melhor exemplo a sempre em voga Toronto, centro indiscutível de ideias, cultura e de um estilo de vida que combina como nenhuma outra descontração e movida.

República Checa

pragaFonte: Pixabay/kirkandmimi

De volta ao velho Continente, o país que foi palco da Revolução de Veludo apresenta, hoje, um dos valores mais baixos de investimento militar per-capita e tem uma das menores taxas de incidência de actos de crime violentos. Os 1.381 pontos no Peace Index são só mais uma razão para rumar à República Checa o quanto antes.

Singapura

singapuraFonte: PxHere

Singapura saltou da 27ª posição no ranking dos países mais seguros do mundo em 2017 para um espantoso 8º lugar na tabela de 2018. Esta ilha-estado tem uma incidência invejável de conflitos aos níveis interno e internacional, contando com uma inegável segurança no que ao tecido social diz respeito. Portanto, pode parar de se preocupar com o seu bem-estar e começar a pensar nos museus que irá visitar e nas bancas de comida de rua que irá explorar em Singapura.

Hong Kong

hong kong

A polícia de Hong Kong é conhecida pela sua cordialidade e acessibilidade, mas também pela constante vigilância, o que faz deste um dos locais mais seguros para viajantes dos quatro cantos do planeta. Aqui, a diversidade cultural e gastronómica, bem como uma vida cultural e noturna fervilhante é garantida; Hong Kong conta com festividades durante todo o ano, para além de ter uma das melhores redes de transportes do mundo.

Irlanda

irlandaFonte: PxHere

A fechar esta lista dos países mais seguros para viajar surge a Irlanda, com uma pontuação geral de 1.393 no Peace Index, o que representa uma ligeira melhoria relativamente à pontuação obtida no ano anterior. Deixadas para trás as marcas da instabilidade e terror políticos, é tempo de explorar as paisagens arrebatadoras, as pequenas ilhas e as cidades pitorescas de que é feito do ADN deste país.

Veja também: