Publicidade:

6 palavras que os recrutadores procuram num CV

Conheça as palavras que os recrutadores procuram quando analisam um CV. Estas palavras-chave estão no seu currículo? Continue a ler.

6 palavras que os recrutadores procuram num CV
Como captar a atenção dos recrutadores em poucos segundos

O Curriculum Vitae (CV) é a primeira oportunidade de causar uma boa primeira impressão e saiba que não tem muito tempo para causar essa impressão. Menos de 20 segundos. É o tempo que tem para captar a atenção dos recrutadores. Sim, o tempo é pouco e, por isso mesmo, tem de trabalhar o seu CV para que não passe despercebido.

Quem está a analisar currículos não tem tempo a perder, é preciso passar ao próximo CV para encontrar o candidato perfeito. Isto significa que as palavras incluídas no seu podem ajudá-lo a destacar-se ou a eliminá-lo da corrida.

Já aqui falamos da importância de personalizar o seu CV e já lhe demos várias dicas para o ajudar a dar nas vistas no meio de tantos candidatos. Agora vamos mais longe na missão de o ajudar a criar um CV infalível e dizemos-lhe quais são as palavras que, segundo os especialistas, quem está a recrutar procuram (e esperam ver) num CV.

As 6 palavras que os recrutadores querem ver num CV


cv

É normal que queira passar o máximo de informação a quem o está a recrutar, contudo, nem sempre o faz da melhor forma. Seja porque usa jargão típico da sua área ou os clichés mais frequentes, a verdade é que assim, em poucos segundos, pode perder uma boa oportunidade de emprego. Com tão pouco tempo para impressionar os recrutadores e com tanto para dizer, é fundamental que escolha as palavras certas.

Embora importante, não basta saber o que não deve dizer, por isso, saiba quais são as palavras que o recrutador pretende ver quando perscruta o seu CV.

1. Alcançar

Inclua verbos de ação em todo o seu currículo, principalmente na experiência profissional. Os empregadores querem saber o que pode oferecer à empresa e os verbos de ação mostram exatamente o que realizou em empresas anteriores.

2. Melhorar

Esta palavra mostra que marcou a diferença pela positiva no emprego anterior. Se possível, explique no que consistiu a melhoria.

3. Orientar

Palavras como “orientar” mostram que tem experiência na gestão de pessoas. Estas palavras são particularmente úteis se se estiver a candidatar a um emprego que envolve gerir, liderar, ensinar ou aconselhar outras pessoas. Se possível, indique o número de pessoas que coordenou ou orientou.

4. Criar

Esta palavra mostra que consegue fazer mais do que apenas seguir instruções, pode realmente construir algo e contribuir para a empresa. Use a palavra “criar” para mostrar a sua autonomia, iniciativa e originalidade e criatividade.

5. Resolver

Os empregadores desejam contratar candidatos que possam reconhecer e ajudar a resolver problemas. Esta palavra mostrará que é capaz de identificar um problema e intervir para resolvê-lo.

6. Voluntariado

Esta palavra demonstra a sua disponibilidade para ajudar em num projeto ou tarefa, mesmo que não lhe caiba a si fazê-lo. Use esta palavra para mostrar o seu altruísmo, a sua capacidade de iniciativa e capacidade de trabalho em equipa.

No fundo, o que querem os recrutadores ler?


cv

1. Capacidade de resolução de problemas

Todos empregadores esperam encontrar candidatos capazes de abordar desafios ou problemas e de encontrar soluções para os mesmos. O ideal é que destaque essa capacidade no seu CV.

2. Capacidade de liderança

À semelhança do ponto anterior, a capacidade de liderança é outra das características mais procuradas num candidato e, por isso, não será de estranhar que percorram o seu CV à procura desta característica.

Para eles, um candidato deve ser capaz de demonstrar confiança e segurança nos processos de tomada de decisão, capacidade de ouvir as pessoas que o rodeiam, bem como a capacidade de orientar e coordenar a equipa à sua volta, ou ainda, de tomar a iniciativa ou de comunicar efetivamente as suas ideias.

3. Boa comunicação escrita

Por norma, espera-se que um candidato tenha boa capacidade de comunicação e, como tal, entende-se a comunicação oral. Mas para muitas empresas a capacidade de comunicar por escrito é cada vez mais valorizada. E é fácil de perceber porquê.

Grande parte da comunicação entre os profissionais (funcionários de uma empresa) e as chefias de topo é feita por escrito, por essa razão, é fundamental que seja capaz de mostrar no seu CV a sua capacidade de comunicar efetivamente por escrito.

4. Consolidação de equipas

Ou team building, como é geralmente chamado, que no fundo é a capacidade de orientar uma equipa de trabalho para atingir os objetivos da empresa.

A capacidade de trabalhar em equipa é muito valorizada pelos empregadores. E mais ainda, se for capaz de unir os esforços da equipa para trabalhar com vista ao sucesso da empresa.

5. Desempenho e produtividade

Como dissemos antes, são procurados candidatos capazes de contribuir para o sucesso da empresa. Para tal, nada melhor que enfatizar a sua contribuição para o bom desempenho e aumento dos níveis de produtividade da equipa em experiências anteriores.

A força das palavras


É certo e sabido que as palavras têm muito força e o seu poder pode ter tanto de construtivo como destrutivo. Tudo depende do uso que lhes dá.

Por isso, lembre-se: o primeiro passo para o sucesso profissional está no seu CV e na capacidade de chamar a atenção a quem está a contratar nos curtos 20 segundos que demoram a analisar o seu CV.

Veja também:

Inês Silva Inês Silva

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e com uma pós-graduação em Assessoria de Comunicação pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, o seu percurso profissional foi sempre na área da comunicação com a criação dos mais diversos tipos de conteúdos.

Saiba tudo sobre emprego