Publicidade:

Para que serve o wasabi no sushi?

Sabe aquela pastinha verde que vem sempre junto com o sushi? Afinal, para que serve o wasabi no sushi? Talvez não seja para o que pensa…

Para que serve o wasabi no sushi?
Saiba para que serve, afinal, o wasabi

Geralmente ,vem à beira das fatias de gengibre e em quantidade semelhante. Mas, afinal, para que serve o wasabi no sushi? Esta raíz vem, na verdade, da planta wasabica japonesa e é muito utilizada na culinária nipónica. Vamos descobrir alguns dos seus segredos!

Esta pasta é obtida da raíz fresca da planta. Quando o wasabi original é usado, o sabor é bastante diferente dos comercializados, que contém outros componentes, como mostarda, corante e aditivos. No entanto, a sua forma original é muito rara de se encontrar.

Descubra para que serve o wasabi no sushi


para que serve o wasabi no sushiFonte: PxHere

Tem propriedades antibióticas

Uma das questões mais importantes na resposta à questão ‘para que serve o wasabi no sushi’ é o facto dele ser rico em potássio, cálcio, magnésio e fósforo, assim como óleos voláteis, como o óleo de mostarda e, por isso, oferecer benefícios à saúde por apresentarem propriedades antibióticas.

Auxilia na digestão

Também pelas suas características e propriedades, a ingestão de um pouco de wasabi numa refeição de sushi vai ajudar a completar a digestão de forma mais rápida e fácil.

Combate intoxicações alimentares e é bactericida

A verdade é que o wasabi era muito utilizado nas culturas milenares como planta medicinal e antídoto para envenenamentos por ingestão de alimentos. Hoje em dia, ele acompanha o sushi para prevenir intoxicações alimentares por ingestão de peixe cru.

Combate cáries

Verdade! Se quer saber para que serve o wasabi no sushi, saiba que ele também é um excelente aliado na prevenção e combate das cáries. O wasabi é antimicrobiano e uma bactéria conhecida como Streptococcus mutans é a responsável por todos os problemas relacionados com os dentes. O wasabi ajuda a neutralizar o desenvolvimento de bactérias na nossa boca, por possuir elevados níveis de substâncias químicas naturais, conhecidas como isotiocianatos.

Combate odores menos agradáveis

Outro dos segredos no capítulo de para que serve o wasabi no sushi é o facto dele disfarçar o cheiro do peixe cru, o que torna o momento desta refeição ainda mais agradável.

Primeiro estranha-se, depois entranha-se

A verdade é que quem experimenta sushi não começar por se aventurar a provar. Mas, depois de descobrir o seu sabor e utilidade, fica difícil não utilizá-lo.

Não abuse na quantidade

Agora que já sabe para que serve o wasabi no sushi, já percebeu as razões que o tornam benéfico e já percebeu que deve incluí-lo na refeição. Mas, atenção: com equilíbrio! A ingestão em excesso pode causar a sensação de grande ardência na boca e na garganta.

Veja também: