Publicidade:

Parque Natural da Ria Formosa: um lugar cheio de encantos

Fazer uma escapadinha até ao Parque Natural da Ria Formosa é ir ao encontro de beleza, aventura e muita, muita diversão! Explore este património natural.

Parque Natural da Ria Formosa: um lugar cheio de encantos
Fique a conhecer este belíssimo parque no sul de Portugal

Qualquer Parque Natural implica um contacto com a Natureza que, sendo essencial às pessoas, é frequentemente secundarizado. São muitos os que, mesmo em contexto de férias e escapadinhas, privilegiam a vida na cidade, pelo rebuliço da vida noturna ou pelo fácil acesso a inúmeras coisas, por exemplo. A Ria Formosa é um desses espaços.

A paisagem natural, os animais, a diversidade e a beleza das árvores são tudo riquezas muitas vezes subvalorizadas, mas de uma importância capital. O deslumbrante Parque Natural da Ria Formosa, com toda a sua fauna e flora, proporciona uma experiência inesquecível de fruição da Natureza.

Paisagem protegida, a Ria Formosa é um ecossistema de grande fragilidade que, não obstante a atividade humana, ainda conserva intactas algumas belezas de suster a respiração.

Parque Natural da Ria Formosa: um parque para (re)descobrir


parque natural da ria formosa

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas é a entidade responsável pela gestão do Parque Natural da Ria Formosa, que possui 18.000 hectares. Este parque comprova como o Algarve, por muitas belas praias que possua, tem uma vasta riqueza muito para além disso, nomeadamente as suas duas penínsulas, do Ancão e da Manta Rota.

O Parque Natural da Ria Formosa permite ter acesso a uma fortuna natural de valor incalculável. Sapais, ilhas, labirinto de canais, enfim uma multiplicidade de habitats como vasas, áreas de pinhal, dunas e zonas agrícolas.

O que ver e o que fazer

parque natural da ria formosa

Fonte: Flickr/Vitor Oliveira

Conhecer as ilhas é uma experiência distinta. Tem mesmo de conhecer as Ilhas Barreira da Ria Formosa (Barreta, Culatra; Armona; Tavira e Cabanas). Entre os muitos locais que pode visitar, sabendo que não se irá arrepender, estão:

  • Palácio de Estoi;
  • Forte do Rato;
  • Torre D’Ares ou Aires.

O Centro de Interpretação (existente em Olhão) possui informação preciosa sobre esta localidade, pelo que vale certamente a pena fazer-lhe uma visita. Outros espaços onde pode obter muito conhecimento e passar bons momentos são:

  • Centro de Educação Ambiental de Marim;
  • Ecoteca de Olhão – Casa-Museu João Lúcio;
  • Ruínas Romanas de Milreu, Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela;
  • Centro de Informação da Casa do Pároco – Cacela Velha;
  • Centro de Ciência Viva do Algarve;
  • Centro de Ciência Viva do Algarve.

Outras atividades

Para aqueles momentos em que se dá preferência ao puro divertimento, pode sempre optar por empresas como

  • Formosamar (Ecoturismo, passeios de barco na Ria Formosa e outras atividades);
  • Proactivetur (Ecoturismo e Turismo Criativo);
  • Lands (Passeio de Kayak e de Barco Solar);
  • Natura Algarve (passeios de barco);
  • Séquatours (tours de barco);
  • Geowalks & Talks (geoturismo, percursos pedestres);
  • Algarve Wow (disponibiliza um pack com várias experiências imperdíveis como viagens de barco para ver golfinhos, visitar a ilha deserta e, entre outras opções, fazer desportos aquáticos). 

Outras informações importantes

Alojamento

A Casa Modesta é uma opção de alojamento frequentemente recomendada.

Localização

A Sede do Parque Natural da Ria Formosa fica no Centro de Educação Ambiental de Marim – Quelfes, 8700-194 OLHÃO.

Para qualquer informação pode ligar para o número de telefone 289 700 210 ou enviar email para [email protected]

Recomendações

As recomendações têm que ser lidas sobre determinado contexto e, como estamos em pleno verão, é importante estar devidamente preparado. Ou seja, em qualquer atividade ao ar livre deve:

  • proteger-se com chapéu, protetor solar e repelente para melgas e mosquitos;
  • levar na mochila água, mantimentos, binóculos, máquina fotográfica e calções ou fato de banho para aproveitar ao máximo a experiência.

Vestuário

O vestuário e o calçado devem ser simples, confortáveis e práticos, tendo em conta as caminhadas que serão feitas. Ter o telemóvel com a carga completa (e, se possível, uma bateria suplente) e uma lanterna pode revelar-se importante.

Precauções

É também essencial preservar a Natureza a todo o custo. Se por acaso fizer lixo, leve uma saca e traga-o de volta consigo, inclusive as beatas, se não conseguir evitar de fumar. Deve evitar fazer fogueiras e, se as mesmas forem feitas, verifique se ficam mesmo bem apagadas. Confirmar isso é crucial, uma vez que as maiores catástrofes podem ter origem em pequenas distrações. Acima de tudo, preserve a sua segurança e não coloque nada em risco.

Veja também: