Publicidade:

6 partes do corpo que sempre negligenciamos

Há partes do corpo que sempre negligenciamos  durante a nossa higiene pessoal diária. Saiba quais e repense as suas rotinas diárias de beleza.

6 partes do corpo que sempre negligenciamos
Áreas do corpo que carecem de atenção

Hoje, falamos-lhe de 6 partes do corpo que sempre negligenciamos ou, pelo menos, não tratamos com o devido cuidado e atenção. Por estarem algo “escondidas” ou simplesmente por não termos noção da sujidade que tendem a acumular.

Muitas vezes, a pressa diária faz-nos tornar menos demoradas tarefas de higienização que precisam ser mais demoradas para, também, ser mais eficazes e bem sucedidas. Fique a conhecer 6 partes do corpo que sempre negligenciamos.

6 partes do corpo que sempre negligenciamos, especialmente no banho


 1. Planta dos pés

partes do corpo que sempre negligenciamos

Embora muitas pessoas tenham o cuidado de lavar os dedos dos pés e, até, o espaço entre os dedos, a verdade é que a planta dos pés é muitas vezes esquecida. Porém, mesmo estando a base dos pés em contacto constante com a água e a espuma do sabonete, durante o banho, tal não é suficiente.

Isto, porque a planta dos pés é a parte do corpo mais sacrificada diariamente, já que é sobre ela que caminhamos o dia todo. Por isso, para além do banho, deve procurar dar-lhe um tratamento específico, com lugar a esfoliação e a hidratação. Além de relaxante, dará uma nova vida aos seus pés e, no verão, não sentirá vergonha de expor os seus pés na praia.

2. Umbigo

Se durante os primeiros meses de vida esta é uma parte do corpo bastante cuidada e limpa, o mesmo não se pode dizer dos anos que se lhe seguem. Negligenciada por muitos, foi pelo menos esta a conclusão de um estudo em que foram descobertas de 1400 tipos de bactérias nos umbigos de 100 voluntários.

Surpreendente e assustador, ao mesmo tempo, a verdade é que a maior presença de bactérias está relacionada com uma menor limpeza do local, durante o banho e na higiene diária dos indivíduos.

3. Unhas

partes do corpo que sempre negligenciamos

Muito se fala sobre a importância de lavar as mãos, mas pouco se fala sobre a importância de durante essa lavagem não se descurar na limpeza das unhas. Um estudo feito na Universidade Aston, na Grã-Bretanha, revelou que entre 15% a 24% dos participantes tinha bactérias prejudiciais à saúde sob as unhas.

Portanto, quando lavar as mãos, lembre-se sempre de passar sabonete sob as unhas, mesmo que aparentemente elas lhe pareçam bem limpas e sem vestígios de sujidade. Não se esqueça que a olho nu não conseguimos detetar as bactérias, mesmo que elas lá estejam.

4. Couro cabeludo

Talvez até esteja a pensar para consigo que este item não se adequa a si, já que até lava o cabelo todos os dias. Contudo, este caso de negligência não se refere a pessoas que não lavam o cabelo, mas sim pessoas que não lavam o cabelo corretamente. Isto é, indivíduos que não higienizam o couro cabeludo devidamente e, por isso, muitas vezes têm problemas como caspa ou comichão.

Tal não significa que deve aplicar o champô e esfregar o couro cabeludo até sangrar ou fazer feridas. Todavia, deve massajá-lo, com movimentos circulares e usando as pontas dos dedos e nunca as unhas. Verá como sentirá o cabelo lavado durante mais tempo.

5. Atrás das orelhas

Ainda se lembra da sua professora da escola primária perguntar se tinha lavado a área atrás das orelhas? Pois bem, apesar de ser um clássico, a verdade é que muitas pessoas descuram este passo na hora de tomar banho e fazer a sua higiene pessoal.

Contudo, as glândulas sebáceas presentes nesta zona do corpo podem torná-la numa fonte de gordura, mau odor e bactérias. Portanto, nada como passar por lá a esponja, certo?

6. Pescoço

partes do corpo que sempre negligenciamos

Se mesmo as costas são, por vezes, negligenciadas por ser difícil esfregarmo-las nós próprios, o mesmo pode dizer-se do pescoço, não por ser de difícil alcance, mas porque é uma parte do corpo que, em muitas pessoas, fica algo “escondida” e “esquecida” pelo cabelo, que a tapa.

Todavia, esta é uma zona muito propícia ao surgimento de suor e gordura corporal, além de toda a poluição captada pelo ar e, mesmo, pela roupa e/ou acessórios que use nessa área. Por isso, há que lavá-la com cuidado e atenção.

Veja também: