Publicidade:

Escapadinha: aventure-se nos Passadiços do Penedo Furado

Os Passadiços do Penedo Furado serpenteiam uma região de belezas insuspeitas. Aventure-se e saiba o que encontrar nesta zona do concelho de Vila de Rei.

Escapadinha: aventure-se nos Passadiços do Penedo Furado
Trilhos para descobrir e encantar

Se já ouviu falar dos Passadiços do Penedo Furado, mas ainda não os visitou ou se simplesmente nunca ouviu falar de tal local, fique a saber que este artigo é exatamente para si e tem muitos motivos para lê-lo até ao fim.

Embora a inauguração dos Passadiços do Penedo Furado seja recente, o encanto e os atrativos desta região há muito conquistam turistas que, pela sua Natureza, paisagem e praia fluvial, não resistem a visitar este local, sobretudo nos meses de verão.

Portanto, se nunca foi até esta zona situada no concelho de Vila de Rei, fique a saber que com a abertura dos Passadiços do Penedo Furado tem ainda mais uma boa razão para fazê-lo aproveitando, de preferência, o tempo quente que aí se avizinha.

Passadiços do Penedo Furado: história e natureza lado a lado


Penedo Furado

Os Passadiços do Penedo Furado ficam em Vila de Rei (Castelo Branco) e ligam a Praia Fluvial às quedas de água. Os trabalhos de construção demoraram cerca de 4 meses e constituíram um investimento de 90.484,00€. No fundo, estes passadiços vêm enriquecer um dos locais mais visitados do concelho, tornando a visita à zona mais agradável, segura e acessível.

O trajeto estende-se por 532 metros lineares, havendo uma ponte no final do percurso. Ao longo do trilho, pode encontrar plataformas para descanso, bancos e miradouros, de onde pode admirar a paisagem de serras, montes e casas, a ribeira do Codes e a albufeira da Barragem do Castelo do Bode. Neste momento, já se encontram disponíveis alguns percursos e rotas pedestres, tais como: o Trilho das Bufareiras, Rota das Conheiras, Grande Rota da Prata e do Ouro e Grande Rota do Zêzere.

Contudo, este projeto não fica por aqui, já que há intenção de expandir os atuais Passadiços, de forma a chegar a outros miradouros e a alcançar uma área cada vez mais abrangente da região do Penedo Furado.

Praia Fluvial do Penedo Furado e trilhos envolventes


Um dos principais atrativos desta zona é a sua praia fluvial, arborizada, repleta de quedas de água, tudo enquadrado por rochas que tornam este espaço num refúgio paradisíaco e muito pitoresco.

Precisamente por isso, esta é a estância balnear mais procurada de Vila de Rei, oferecendo aos banhistas águas límpida e cristalinas. Como esta corrente é pouco funda e, nos últimos anos, a sua água tem sido classificado como Boa a Excelente, ela é ideal para famílias com filhos pequenos, já para não falar dos campistas que encontram aqui a sua praia de eleição.

Além de se refrescar, apanhar sol e contemplar a paisagem, pode praticar algumas atividades desportivas, tais como pedestrianismo, escalada, rappel, slide e canoagem. Isto, para além dos jogos e brincadeiras que pode executar nas áreas de recreio e lazer.

Miradouro

E para quem gosta de explorar cada recanto dos sítios que visita, saiba que na zona mais elevada, existe um rochedo gigante com uma grande abertura de feitio afunilado que é, precisamente, o responsável por dar nome não só a esta praia, como a toda a região. É aí que se encontra o Miradouro do Penedo Furado, de onde é possível admirar a magnífica paisagem envolvente.

Ainda nesse local, do lado direito do Miradouro, existe um nicho com a imagem de Nossa Senhora dos Caminhos. Depois de passar essa imagem, siga pelo trilho lateral e aceda à zona inferior do penedo, em direção à praia fluvial, passando pela “Bicha Pintada”. Situada na margem direita da Ribeira do Codes, abaixo do Miradouro, esta “Bicha” é, na verdade, um fóssil que se crê que tenha mais de 480 milhões de anos e que está inserido no topo de uma camada de quartzito cinzento-escuro, com 30 cm de espessura.

Para quem não dispensa uma boa vista, vá também até ao Miradouro das Fragas do Rabadão, onde há também uma via-sacra e um pequeno santuário, composto por estatuetas oferecidas por populares. Neste Miradouro, consegue ter uma vista que vai até a albufeira de Castelo de Bode, podendo percorrer uma outro trilho, confluente com o feito anteriormente.

Se ainda não estiver cansado de caminhar, pode seguir pelo Trilho das Bufareiras, que irá culminar na Praia Fluvial. Ao longo do percurso, irá passar caminhos antigos que o vão levar até à zona das Bufareiras, local repleto de quedas de água naturais e de um forte maciço rochoso. Neste vídeo, veja algumas das paisagens de que pode usufruir. E boa viagem!

Veja também: