Publicidade:

Pavimento cerâmico: conheça as tendências deste material secular

Apesar de ser utilizado há centenas de anos, o pavimento cerâmico continua a ser uma opção prática, estética e atual. Saiba como utilizá-lo em sua casa.

Pavimento cerâmico: conheça as tendências deste material secular
Uma opção de revestimento prática e versátil

O pavimento cerâmico consiste numa mistura de argila e de outras matérias-primas inorgânicas e queimadas em altas temperaturas que fazem com que o resultado visual seja aquele que conhecemos.

Utilizado desde o início da civilização do Oriente, este tipo de revestimento ganhou uma imensa notoriedade na arquitetura e foi transposto para a Europa desde que os primeiros edifícios de tijolo ou pedra foram erguidos.

Rapidamente se percebeu que este revestimento conseguia cumprir um duplo objetivo: ser prático e estético.

E assim começam a surgir vários padrões e texturas deste material, massivamente utilizado nas construções, até hoje.

Os prós e os contras do pavimento cerâmico


Atualmente, vemos nas casas modernas os mais diversos tipos de revestimento de pisos: madeira, pedra, vinil, contraplacado e pavimento cerâmico, claro está.

Excelente opção em termos práticos e de limpeza, este tipo de material oferece hoje em dia tantas variedades de cores, texturas e padrões que nenhum gosto fica de lado.

Vantagens do pavimento cerâmico

Saiba por que motivo deve incluir a utilização do pavimento cerâmico na sua habitação:

  1. Resistência – este material é super resistente e ideal, por exemplo, para colocar em casas de férias ou de campo, em que as necessidades de limpeza são maiores e mais periódicas;
  2. Durabilidade – relacionado com o tópico anterior está a questão da durabilidade. O pavimento cerâmico tem um tempo médio de vida bastante longo, mesmo sob o efeito de elementos mais agressivos e erosivos;
  3. Económico – pelas suas propriedades e características, este material ajuda a reduzir os custos de conservação e manutenção, uma vez que é refratário à ação do sol e impede a corrosão das paredes pela humidade;
  4. Versátil – se existe material com imensas variedades de cores, padrões, texturas, tamanhos e feitios é o pavimento cerâmico. Por isso, se gosta de arriscar e ter coisas diferentes e originais em sua casa, considere a hipótese de revestir algumas áreas do seu chão com este tipo de material.

Desvantagens do pavimento cerâmico

Como principais desvantagens do pavimento cerâmico, podemos apontar as seguintes:

  1. Temperatura – as casas ficam, por norma, mais frias com este tipo de revestimento quando comparadas, por exemplo, com madeira ou parquet;
  2. Menos conforto – no caso de ter crianças em casa, este tipo de chão não é tão confortável ou seguro (no caso das habituais quedas na aquisição da marcha);
  3. Difícil de aplicar – a sua colocação envolve um trabalho bastante técnico e especializado;
  4. Difícil de retirar – é bastante difícil de retirar no caso de querer mudar de pavimento.

As tendências do pavimento cerâmico a não perder


Se há mercado sempre em movimento e em constante alteração é o da decoração e design de interiores. E se quando pensa em pavimento cerâmico, pensa nos habituais quadrados cor de tijolo ou cinzentos, sem grande vida, então desengane-se.

Em diferentes cores, padrões, texturas, tamanhos e feitios, hoje há imensas as opções neste revestimento, muito em linha com as tendências e cheias de estilo. Conheça algumas.

1. Grés Lâmina

 

O grés tipo lâmina veio revolucionar o revestimento de uma forma geral, uma vez que pode ser aplicado não só em pavimentos como em móveis e complementos como portas, cozinhas e bancadas. É um produto bastante resistente mas ao mesmo tempo leve; plano, mas também flexível; simples de cortar, perfurar, aplicar; e de fácil limpeza.

Este artigo é produzido através de uma tecnologia inovadora, com uma força de prensagem de muitas toneladas, o que faz com que se possam obter placas tão finas quanto 3,5 milímetros de espessura, podendo atingir até três metros de comprimento cada uma.

Ecologicamente sustentáveis, estes laminados permitem dar um aspeto de continuidade a todas as superfícies por ele revestidos.

2. Transições arrojadas

 

Se é daquelas pessoas que gosta sempre de um toquezinho de extravagância na sua casa, mas q.b., esta é uma aposta perfeita para si.

Os pavimentos cerâmicos coloridos e com padrões mais arrojados para o hall de entrada ou cozinha é uma das formas de o conseguir.

Combinar este pavimento com outro tipo de material como a madeira e assumir essa diferença é outra das grandes tendências do design.

3. Padrão Herringbone

 

Sabe aquele padrão que parece imitar uma espinha de peixe, com as suas linhas diagonais em direções opostas? Chama-se padrão Herringbone e está mais na moda do que nunca!

Um pavimento cerâmico com este tipo de padrão ajuda a criar um ambiente mais interessante e com um toque um tanto ou quanto retro, o que pode ser excelente opção para si. Aventure-se!

4. Tons suaves

 

Claro que pode gostar de opções mais calmantes e reconfortantes e não há mal nenhum nisso.

Um pavimento de cores mais esbatidas consegue produzir um efeito calmante aos habitantes de uma casa. E se conseguir combinar um design simples com cores originais – como um azul suave – o efeito vai ser ainda melhor.

5. Trazer a rua para dentro de casa

 

É cada vez mais tendência “trazer a rua para casa” em termos de pavimento cerâmico. O que quer isto dizer? Significa que hoje em dia a linha que separa os materiais de revestimento de exterior e de interior é muito ténue ou quase inexistente até!

Existem cada vez mais casos de materiais e formas habitualmente associadas aos terraços ou jardins utilizadas dentro de casa. E a verdade é que o resultado é sempre surpreendente!

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação