Publicidade:

Tem o PC lento? Descubra 5 dicas para resolver o problema

Ter o PC lento pode ser uma dor de cabeça, principalmente para utilizadores mais impacientes. Vamos descobrir como pôr fim a este problema.

Tem o PC lento? Descubra 5 dicas para resolver o problema
Um PC lento pode comprometer a sua produtividade

Vivemos numa época em que gostamos de ter tudo no imediato e um PC lento é algo que vai contra essa pretensão. Descubra o que pode estar a causar esse problema e conheça algumas dicas para o resolver.

PC lento: principais causas e soluções


4 motivos para ter o PC lento

pc lento

Há inúmeras causas e problemas que podem fazer com que o PC fique lento. Algumas mais frequentes do que outras, mas todas cruciais para que o PC não esteja a 100%.

1. Hardware fraco: o hardware é o corpo físico do computador, ou seja, tudo o que é placa-mãe, memória RAM, disco rígido, processador, etc. Um PC barato tende a ser muito mais lento do que um PC mais caro, muito por culpa das diferenças entre os hardwares dos dois.

2. Falta de limpeza: a limpeza externa e interna do dispositivo – ou a falta dela – pode fazer com que o PC fique lento. Não facilite e leia o nosso artigo sobre como limpar o PC.

3. Disco rígido cheio: ter um computador carregado de programas que não usa, ou ficheiros que só ocupam espaço, é meio caminho andado para ter um PC lento.

4. Vírus: os vírus podem ser um grande problema neste contexto, pois são capazes de fazer com que qualquer PC fique lento, ao ponto de deixar os utilizadores com os nervos em franja.

Como resolver o problema do PC lento

resolver pc lento

Tal como há inúmeras razões para ter um PC lento, também há várias formas de resolver este problema. Resoluções que, como é óbvio, estão relacionadas com a origem do problema. O que é que isso quer dizer? Que se conhecermos a origem do problema, torna-se mais fácil resolvê-lo. Aqui ficam algumas dicas.

1. Melhore o hardware: um processador melhor ou mais memória RAM é meio caminho andado para deixar de ter um PC lento. Outro truque bastante simples é trocar o disco rígido HDD por um disco SSD, uma vez que os segundos têm uma capacidade de leitura e escrita bem mais rápida.

2. Desinstale programas desnecessários: recorda-se daquele programa que utilizou uma vez para uma necessidade específica? Aquele que nunca mais usou? Apague-o. Só está a ocupar espaço.

3. Desfragmentação: a desfragmentação permite reorganizar alguns dados para que estes sejam mais facilmente acedidos posteriormente. É o mesmo que ter dez objetos azuis espalhados pela casa. Se precisar de cinco, tem de ir à cozinha, ao quarto, à sala… E se tivesse tudo guardado no mesmo compartimento?

4. Instale e corra um antivírus: ter um bom antivírus é meio caminho andado para ter um computador mais seguro e, claro, mais rápido.

5. Clean Master: o Clean Master é uma ferramenta bastante interessante que descobre vários ficheiros que estão apenas a ocupar memória no computador e a torná-lo mais lento. Vale a pena dar-lhe uma oportunidade.

Preparado para dizer adeus ao problema do PC lento?

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.