Publicidade:

Tem pele madura? Aprenda a combater o envelhecimento no rosto

Se é dona de uma pele madura, não se preocupe. Fomos em busca das melhores dicas para prevenir o seu envelhecimento. Veja abaixo.

Tem pele madura? Aprenda a combater o envelhecimento no rosto
Inspire-se na Cleópatra e cuide bem da sua pele com as nossas dicas

Todas sabemos que o envelhecimento da pele é um processo natural e, inevitavelmente, todas seremos donas de uma pele madura, mais cedo ou mais tarde. Mas é incontornável que todas queiramos que a pele esteja sempre bonita e saudável, dos 18 aos 100. Afinal, o nosso rosto é o nosso cartão de visita. E isto não é algo dos tempos modernos. Quem não se lembra da Cleópatra (a mais famosa rainha egípcia) e os seus infinitos cuidados de beleza?

Consequentemente, se é verdade que a partir dos 30 as rugas de expressão começam a ser notórias, e daí em diante a renovação celular se torna mais lenta, também o é que há alguns truques para retardar o aparecimento das rugas e a perda de elasticidade da pele. Fomos em busca dos melhores para que tenha uma pele digna de rainha.

Assim, reunimos abaixo dicas infalíveis e fáceis, tendo em vista o combate ao envelhecimento da pele madura. Ponha-as em prática o quanto antes e sinta o seu rosto mais luminoso e rejuvenescido.

Pele madura: 5 dicas úteis para uma tez visivelmente rejuvenescida


pele madura

1. Proteção solar

Um dos principais inimigos da nossa pele é o sol e, por isso, usar protetor solar é peremptório em qualquer idade. Mas, se já tem pele madura é ainda mais importante. Isto porque, além de criar uma barreira protetora, o protetor solar será o seu melhor amigo na hora de evitar as manchas (são muitas as mulheres que se queixam delas, sobretudo após os 50). Assim, deve usar o protetor solar sempre (na cidade e na praia), aplicando-o logo após o seu creme hidratante.

Vale lembrar que é igualmente importante não expor o rosto deliberadamente ao sol nas horas de maior calor. Mesmo com protetor solar. Assim, prefira aproveitá-lo ao início da manhã ou ao fim da tarde, quando brilha com menos intensidade.

2. Cremes com colagénio

O colagénio é a substância responsável por uma pele firme mas, com o passar dos anos, o nosso corpo começa a produzi-lo em menos quantidade. Pelo que, os cremes com colagénio são grandes aliados na hora de preencher as rugas e dar à pele um aspecto mais firme, jovem e uniforme. Hoje em dia, para além dos cremes, é também possível tomar colagénio em cápsulas, mas antes de o fazer consulte o seu dermatologista.

3. Cremes com ácido hialurónico

Também produzido pelo nosso corpo, o ácido hialurónico é uma molécula responsável por atrair a água e preencher o espaço entre as células, deixando assim a pele lisa, hidratada e elástica. Contudo, e tal como acontece com o colagénio, também a produção de ácido hialurónico diminui, conforme vamos envelhecendo, deixando a pele mais seca e enrugada.

Assim, investir em cremes com ácido hialurónico é uma aposta segura para hidratar a pele e conferir-lhe um aspecto mais liso e rejuvenescido, em qualquer idade. Se quiser, hoje em dia é também possível fazer injecções de ácido hialurónico, o que permite preencher as rugas. Mas, claro, por tratar-se de um procedimento mais invasivo deve sempre ser aconselhado por um dermatologista.

4. Cremes com retinol

O retinol ajuda no combate aos radicais livres que, de uma forma muito simplista, provocam uma rutura celular da pele. Consequentemente, aplicar cremes com retinol é a certeza de que estará a proteger a sua pele e a dar-lhe um “instrumento” para se defender. Ao fim de algumas semanas de utilização poderá comprovar que a tez terá um aspecto mais jovem e luminoso. Assim, todas as mulheres a partir dos 30 deveriam investir em cremes com retinol.

5. Cremes ou séruns com Vitamina C

Os benefícios da Vitamina C estão comprovados há anos, mas hoje em dia sabe-se que, quando usado em cremes ou séruns estimula o colagénio, combate os radicais livres, suaviza as rugas e protege contra a desidratação da pele.

Mas, para que a tez possa usufruir de todos estes benefícios, é importante que o produto tenha, pelo menos, 5% de Vitamina C concentrada. A boa notícia é que são cada vez mais os produtos para o rosto com este componente no mercado pelo que, se tem pele madura deve começar a usar os seus favoritos já.

Outras dicas importantes

Tão importante como as dicas acima, é também a alimentação. Na verdade, ela é um factor essencial no combate ao envelhecimento quer da pele madura, quer das peles mais jovens. Assim, ter uma alimentação cuidada, rica em legumes, fruta, cereais integrais e água (é aconselhável ingerir 1,5 litros por dia) é tão importante para ter uma pele bonita e com viço, como qualquer um dos componentes de que lhe falámos acima.

Lembre-se que cuidar da pele é não só uma questão estética como também uma questão de saúde. Por isso, reserve 15 minutos de manhã e à noite para dar-lhe a atenção devida. Vai sentir-se ainda mais bonita e confiante, na sua própria pele.

Veja também: