Catarina Reis
Catarina Reis
09 Nov, 2017 - 00:00

Como criar um perfil profissional online

Catarina Reis

Atualmente, para o mercado de trabalho, não estar online é como não existir. Damos-lhe exemplos de sites onde pode criar o seu perfil profissional.

Como criar um perfil profissional online

A possibilidade de se desenvolver redes de contactos online abriu as portas à oportunidade de criar um perfil profissional em sites como o LinkedIn e o Facebook.

Se pretende posicionar-se nessa área com eficiência, conheça as nossas sugestões de sites que permitem criar um perfil profissional na internet.

A importância de ter perfil profissional online

Seja quando estamos à procura de emprego ou enquanto progredimos na nossa carreira, é importante ter uma presença online onde possamos mostrar as nossas competências e experiência.

Ser consistente em todos os sites, usando os mesmos temas e imagens, é a chave que nos ajudará a conseguir um perfil profissional online forte e apelativo.

placeholder-1x1

7 ferramentas digitais para criar o seu perfil profissional

Website profissional

Um site pessoal é uma forma interessante de apresentar as suas credenciais. Através dele pode fornecer informações sobre o que tem para oferecer às empresas, “linká-lo” para outros perfis sociais existentes online e partilhar o contacto com potenciais empregadores e restante rede de contactos.

Investigue serviços como o Wix ou o Squarespace, caso pretenda construir um site com bom design sem ter que perceber de web design e programação. Caso tenha algum dinheiro para investir, contrate uma empresa de web design para lhe criar um site de raiz.

LinkedIn

O LinkedIn é o “site” para “networking” profissional. Os recrutadores usam-no com frequência para sondar candidatos e é o melhor recurso para construir e gerir a sua rede de contactos profissionais.

Atualize o seu perfil profissional com frequência, inclua o seu histórico profissional, a educação, as competências e exemplos de projetos em que trabalhou.

placeholder-1x1

Facebook (profissional)

Criar uma página no Facebook é uma forma de diferenciar o profissional do pessoal. Configure uma página para compartilhar os seus conhecimentos, notícias da indústria e eventos atuais com outras pessoas. Mantenha a sua família, amigos e fotos na sua página pessoal e seja cuidadoso com as configurações de privacidade, para que não partilhe inadvertidamente demasiada informação com os empregadores.

Twitter

O Twitter é uma sensacional ferramenta para se estabelecer como um perito na sua área profissional. Publique “tweets” sobre o que está a acontecer na sua indústria – notícias, eventos e opiniões. Além disso, certifique-se que partilha os tweets (retweets) dos líderes do seu setor de atividade.

Pinterest

O Pinterest é excelente para deixar uma boa impressão sua perante quem está conectado consigo e potenciais empregadores. O Pinterest mostra os empregadores que estamos no topo e envolvidos com o que está a acontecer online, além de podermos destacar o nosso currículo e o nosso trabalho profissional.

Depois de configurar o Pinterest, é possível adicionar um link à sua página do LinkedIn e outros perfis, sites e blogs online.

placeholder-1x1

VisualVC

Um VisualCV é uma versão online de um currículo e é mais uma boa forma de partilhar o que se tem para oferecer com os empregadores.

WordPress

Criar um blog é mais uma boa maneira de se posicionar como líder da indústria. O WordPress é uma popular e antiga plataforma de blogs que também permite criar um site inteiro se desejar.

Mas com o serviço básico, o foco é principalmente em blogs. Funciona como um complemento para o seu site. Normalmente, é boa ideia deixar apenas a informação essencial no seu site e deixar para o blog o desenvolvimento das suas ideias. Por exemplo, os seus “tweets” poderão ser desenvolvidos num texto mais extenso no seu blog.

Veja também: