Publicidade:

Permuta de imóveis: é melhor do que vender?

Sabia que, além de vender a sua casa, também pode optar pela permuta de imóveis? Conheça esta opção imobiliária e saiba que vantagens tem.

Permuta de imóveis: é melhor do que vender?
Também pode trocar a sua casa por outra

Se tem pensado em mudar de casa para uma habitação onde se sinta melhor, certamente já pensou em vender a sua casa e, com o dinheiro, comprar outra. Mas já considerou optar por uma permuta de imóveis?

A permuta de imóveis é uma opção para quem quer trocar uma casa por outra e, além de todas as comodidades inerentes, traz benefícios fiscais. Acreditamos, por isso, que é uma possibilidade que deve considerar.

O que é a permuta de imóveis?


permuta de imóveis

A permuta de imóveis é a troca de um imóvel por outro. Acontece quando dois cidadãos estão interessados no imóvel um do outro e, por isso, trocam de propriedade em vez de venderem um ao outro e comprarem depois.

O que acontece quando as casas não têm o mesmo valor?

Quando as casas não têm o mesmo valor, a permuta de imóveis pode acontecer na mesma, mas o proprietário do imóvel mais barato vai ter de compensar o outro pela troca. Essa recompensa é, geralmente, feita em dinheiro.

Vantagens e desvantagens da permuta de imóveis


As vantagens da permuta de imóveis

Primeiro, a permuta de imóveis é sempre mais confortável do que a venda e compra: basta pensar que, para o primeiro caso, só precisa de encontrar uma pessoa com quem trocar de propriedade. No segundo caso, tem de encontrar um comprador, negociar com ele, aguardar que o processo se desenrole e só depois passar para a compra de novo imóvel, momento em que terá de arranjar um vendedor e negociar novamente.

Na permuta de imóveis a negociação é mais rápida e mais simples, requer menos burocracia e raramente envolve empréstimos a bancos, porque os imóveis permutados tendem a ter valores relativamente aproximados.

Ainda assim, a maior vantagem da permuta de imóveis é fiscal. Se vender e comprar casa vai ter de pagar os impostos todos: de registo, de avaliação, de compra ou venda… Se optar pela permuta, só paga o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis, que ainda por cima é mais baixo do que o mesmo imposto aplicado à compra de casas. Contas feitas, fica a ganhar por uma margem bem larga.

As desvantagens da permuta de imóveis

A grande desvantagem da permuta de imóveis é o conflito de interesses entre os envolvidos. Na verdade, é difícil encontrar uma casa com mesmo valor exato da sua, porque terá outro contexto, outra localização, outros serviços nas redondezas… Já para não falar em detalhes que, do ponto de vista da avaliação formal, podem nem valer muito mas para os envolvidos sejam inestimáveis.

O mesmo conflito de interesses ganha dimensão quando em causa estão localizações muito valorizadas do ponto de vista imobiliário: vai ser difícil convencer alguém a trocar uma casa de cinco quartos no campo por um T0 na cidade, mesmo que a pressão imobiliária da zona justifique o valor.

Quando decorre uma permuta de imóveis as vantagens são várias, mas há sempre uma dificuldade que não dá para ignorar: o lado emocional dos envolvidos. Mesmo que o negócio seja financeiramente justo, ninguém quer sentir que ficou a perder, por isso é sempre difícil chegar a um ponto de comum acordo.

Se ficou convencido e pondera avançar para a permuta de imóveis, esteja preparado para negociar muito os pequenos detalhes – que pode ser exaustivo -, mas pense que, no fim das contas, poupa algumas centenas largas de euros.

Veja também: