Sabe qual é o peso ideal do seu cão?

Fique a saber qual é o peso ideal do seu cão. Será que o seu cão está acima ou abaixo do peso ideal para a sua idade? Tome nota.

“sponsored by fidelidade”
Sabe qual é o peso ideal do seu cão?
O peso ideal do cão depende de alguns fatores

Se tem um patudo, ou mais em casa, certamente que vai gostar de saber qual é o peso ideal do seu cão.

Quando se fala em “peso ideal”, é essencial que se considerem alguns fatores como a idade e a condição física, por exemplo.

Prezar pelo bem-estar do seu animal, é o que todos os donos querem. Por isso mesmo, preparamos um artigo com toda a informação que precisa de saber.

Qual é, afinal, o peso ideal do seu cão?


Fazer com que o seu cão mantenha um peso adequado e dentro do que é considerado “normal”, faz parte das preocupações de todos os donos. Mas afinal qual é o peso ideal do seu cão? Não se preocupe, nós explicamos tudo.

Como já deve saber, e tal como acontece nos humanos, os cães com excesso de peso podem ter múltiplas complicações de saúde. Por isso é importante que os donos tentem fazer um controlo adequado da alimentação do seu companheiro.

Por outro lado, os cães com um peso muito abaixo do que é considerado normal para eles, também podem vir a ter complicações de saúde bastante graves. Falamos de doenças como anemia, a desnutrição, entre outras.

Não sabe como pode determinar o peso ideal do seu cão? Se ele está abaixo ou acima do peso recomendado? Mantenha a calma, nem sempre o peso ideal para o seu companheiro é sinónimo de magreza ou obesidade extrema.

Normalmente, o peso ideal para o seu cão é aquele em que o animal consegue manter um equilíbrio, isto é, nem está gordo demais nem magro demais. Um cão com um peso ideal apresenta ser geralmente bastante brincalhão, ativo, esperto, e muitas vezes, incansável.

Dito assim parece fácil, certo? Contudo existem algumas dicas para que consiga determinar o peso ideal para o seu cão.

Comida para cão: todas as dicas >>

Torção gástrica: o que é, sintomas e tratamento

Como saber se o meu cão está abaixo do peso ideal?

É muito importante que tenha sempre por base, a idade do seu cão. Ou seja, existe uma curva de crescimento que está diretamente ligada com o peso que o seu companheiro deve ter.

Primeiramente deve sempre questionar o veterinário sobre o estado do seu cão. Isto porque não existe ninguém mais adequado para lhe indicar se o seu cão está a manter um crescimento adequado à sua idade. Para além disto, o veterinário irá ter em conta as curvas de crescimento médio para machos e para as fêmeas.

Não sabia? O sexo do animal também está relacionado com o peso que ele deve ter.

Outro fator que pode influenciar o peso do seu animal, é a raça. Isto é, por volta dos 3 meses de idade para um cão de raça pequena é a altura em que ele alcança metade do peso adulto. No entanto, se se tratar de um cão de raça grande, só por volta dos 5 ou 6 meses de idade é que ele irá conseguir alcançar metade do seu peso adulto.

O grau de magreza de um cão, pode ser dividido em algumas categorias. Tome nota.

  • Cão magro: quando um cão está magro de mais é fácil, aos olhos dos humanos, a sua perceção. Esta condição de saúde pode facilmente ser observada através das costelas do animal, que normalmente, ficam bastante visíveis sem qualquer tipo de dificuldade.
  • Cão demasiado magro: os cães demasiado magros, apresentam uma magreza extrema, completamente absurda. Pode-se verificar que um cão está nesta condição quando o seu próprio aspeto visual passa a ser doentio. Todos os seus ossos, as costelas e as suas vértebras ficam totalmente visíveis e aparentes. Nesta condição física, não se consegue observar qualquer tipo de gordura no corpo do cão, é por isso, bastante preocupante.
  • Cão ligeiramente abaixo do peso: quando um cão se encontra com um peso ligeiramente mais baixo do que deve ter, conforme a sua idade, raça e pelo que é determinado pelo veterinário, ele não é considerado exatamente magro. Ou seja, pode apalpar facilmente as costelas do seu cão, mas existe uma percentagem de gordura pequena visível. Para além disto, quando observada de cima, a sua cintura é facilmente percebida, e quando observada de lado, a sua região abdominal também. Esta condição física deve ser tida em conta pelos donos, a fim de alterar alguns hábitos alimentares do animal para que seja rapidamente resolvida.

13 sugestões de comida saudável para animais >>

Como saber se o meu cão está acima do peso considerado saudável?

Assim como os cães que possuem peso a menos, os cães mais gordos também estão divididos em algumas categorias.

  • Cão gordo: o seu cão está gordo quando as suas costelas já não são assim tão palpáveis devido à camada de gordura que se foi acumulando. Perante a existência de gordura a mais, facilmente conseguirá notar uma camada na região lombar e da cauda. Se pensa que o seu cão está a engordar desta forma, deve consultar rapidamente o veterinário para que lhe seja indicada uma dieta.
  • Cão excessivamente gordo: o seu cão está excessivamente gordo quando já ultrapassou e bastante, aquele que é o limite de peso. Normalmente, quando o cão se encontra obeso (como pode ser o caso), é essencial que marque uma visita no veterinário. Poderão aparecer complicações na saúde do seu animal, como a diabetes por exemplo. Nestes cães, facilmente se consegue ver o excesso de peso através da gordura sob o tórax, na sua cauda e ainda na espinha. Para além disto, a cintura do cão fica praticamente inexistente coberta por gordura.
  • Cão ligeiramente acima do peso: nos cães que estão ligeiramente acima do peso ideal, é possível palpar as suas costelas. No entanto, começa a aparecer uma pequena camada de gordura em excesso que deve ser vigiada.

Para que consiga manter o peso ideal do seu cão, deve seguir uma dieta rígida e bastante regrada. Desta forma, o seu companheiro conseguirá manter uma vida saudável e sem qualquer tipo de complicações de saúde associadas ao excesso ou diminuição do peso.

É muito importante que faça visitas regulares ao veterinário para que consiga ter a certeza da condição do seu cão. Leve-o a passear, brinque com ele e desfrute de algumas atividades físicas com o seu companheiro. Tudo isto pode ajudar a manter o peso ideal do seu melhor amigo.

Veja também: