Publicidade:

13 coisas que as pessoas mentalmente fortes nunca fazem

O que deve fazer para desenvolver a sua força mental e atingir o sucesso? Dê 13 passos e seja uma das pessoas mentalmente fortes.

13 coisas que as pessoas mentalmente fortes nunca fazem
Saiba o como alcançar o sucesso em 13 passos

Pessoas de sucesso são, certamente, pessoas mentalmente fortes. Para conseguir atingir esse “estado” é fundamental, antes de mais, reconhecer e evitar pensamentos, emoções e comportamentos destrutivos, não saudáveis, os quais podem sabotar todos os esforços. Uma atitude positiva e saudável é a chave para desenvolver força mental e, assim, conseguir atingir o sucesso.

É comum ouvir dizer “pense positivo e as coisas boas acontecem”, ou, “faça o seu melhor e tudo vai correr bem”. Estas são frases bem intencionadas e que até funcionam como relativo conforto no momento de dar um novo passo, no entanto, não chegam para conseguir alcançar os seus objetivos, sobretudo se você estiver numa “frequência” negativa.

A psicoterapeuta americana, Amy Morin, apresenta 13 coisas que as pessoas com força mentalmente fortes não fazem, num livro que é um dos best sellers da atualidade e onde reúne histórias de personalidades conhecidas que apesar dos obstáculos conseguiram atingir o sucesso.

Mas, afinal, o que são pessoas mentalmente fortes? Talvez seja mais fácil perceber como tudo funciona se experimentar comparar força mental com força física. Para um corpo em grande forma é necessário ir ao ginásio e evitar alimentos não saudáveis como o fast food.

O exercício por si só não é suficiente para obter massa muscular magra, apenas aliado a uma alimentação saudável consegue os melhores resultados. Da mesma maneira, pessoas mentalmente fortes exercitam o seu poder mental, o que também requer exercício, dedicação e disciplina. Para além disso, evitam quaisquer hábitos não-saudáveis, nomeadamente pensamentos negativos, emoções autodestrutivas e comportamentos inúteis.

Para integrar o grupo das pessoas mentalmente fortes e conseguir atingir o almejado sucesso, comece por identificar o que está a impedi-lo de tirar partido do seu pleno potencial, trace um plano e treine todos os dias para ser melhor.

A autora Amy Morin, sintetizou em 13 tópicos aquilo que as pessoas mentalmente fortes nunca fazem. Confira.

13 coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem


confiança no trabalho

1. Não sentem pena de si próprias

De acordo com Morin este é um comportamento “auto-destrutivo”. É fundamental que não o faça. É certo que na vida há problemas, dificuldades e tristezas inevitáveis. Porém, assumir o papel de vitima é uma escolha. Prefira usar o seu tempo e energia não a pensar no problema, mas na sua solução.

Comece por apreciar as coisas boas que o rodeiam e a ser grato por isso.

2. Não abdicam do seu poder

Apesar de tentador atribuir as culpas dos seus problemas aos outros, isso é o mesmo que estar a dar-lhes o poder sobre si. De acordo com Morin, as pessoas abdicam do seu poder quando não estabelecem limites físicos e emocionais.

Responsabilizar-se pelos seus comportamentos, pensamentos e sentimentos é ter o poder sobre si próprio é tomar as rédeas da sua vida e o princípio fundamental para alcançar força mental.

3. Não têm medo da mudança

Não ir além da zona de conforto, evitar novos desafios é um dos maiores obstáculos ao crescimento. Apesar de poder sentir algum desconforto ao enfrentar algo novo, esse é o primeiro passo para alcançar mais e melhor. A mudança pode parecer algo assustador, mas fugir dela impedi-lo-à de crescer e alcançar novos objetivos.

Ao aceitar novos desafios vai tornar-se cada vez mais tolerante ao desconforto associado à mudança e isso vai refletir-se numa maior força mental e controlo sobre a sua própria vida.

4. Não se focam no que não podem controlar

Pode achar que não é bem assim, mas jamais conseguirá ter tudo sob controlo. É necessário ter essa noção e focar a sua atenção e energia no que realmente importa. Em vez de ficar apenas a desejar (com toda a convicção) que a tempestade não aconteça, prefira preparar-se bem para ela. Você não pode, por exemplo, controlar os comentários, os comportamentos ou as escolhas dos outros, por isso o melhor é dedicar o seu tempo a algo mais produtivo.

Descubra aqui 5 mulheres inspiradoras para o mundo >>

5. Não se preocupam em agradar

Com frequência, julgamo-nos de acordo com o que os outros pensam de nós. Esta atitude nada tem que ver com força mental, é totalmente oposta. Sobre a tentativa de agradar a todos constantemente, Amy Morin refere que: é uma perda de tempo; quem tenta agradar a todos é facilmente manipulável, é normal que outros se sintam zangados ou desiludidos, ninguém consegue agradar a todos.

Mesmo que as suas escolhas não sejam populares, o importante é que tenha a capacidade (ou a coragem) de viver de acordo com os seus princípios e valores.

6. Não têm medo de assumir riscos

Em geral, as pessoas têm medo de assumir riscos, sejam financeiros, físicos, emocionais, sociais ou relacionados com os negócios. Porém, isso deve-se essencialmente à falta de conhecimento. Saber como calcular riscos pode fazer toda a diferença. Afinal, todos os dias fazemos escolhas, essencialmente baseadas no que sentimos, em emoções, como o medo. É importante arriscar, mas ser igualmente capaz de calcular os limites do risco.

7. Não vivem presas ao passado

O passado está lá atrás. Não há maneira de alterar o que já aconteceu, já passou. Como explica Morin “viver no passado pode ser auto-destrutivo, impedindo-o de apreciar o presente e planear o futuro”. Dessa forma, pode mesmo levar à depressão.

No entanto, pode ser útil para a construção da força mental olhar para o passado e refletir sobre as lições aprendidas.

8. Não repetem os mesmos erros

Quando erra é fundamental refletir sobre o que correu mal, para fazer de forma diferente numa próxima vez. Pessoas mentalmente assumem a responsabilidade dos seus erros e evitam repeti-los.

Seria bom que ao aprender o suficiente de cada erro, ficássemos imunes para nunca mais repetir o mesmo erro. Mas a realidade é que estamos propensos a repetir os mesmos erros, às vezes. Aprender com os nossos erros exige humildade e uma vontade de procurar novas estratégias para se tornar melhor. Pessoas mentalmente fortes não escondem seus erros, ou dão desculpas para eles. Em vez disso, eles transformam os seus erros em oportunidades de auto-crescimento.

Descubra 6 mulheres de sucesso e o que as distingue >>

9. Não invejam o sucesso dos outros

O ressentimento gera raiva, um sentimento que ainda que possa ser escondido, se acumula e corrói. Pode até sentir inveja da promoção de um amigo, mas deixe que isso domine a sua atenção. Invejar o sucesso dos outros em nada vai contribuir para o seu.

Se estiver seguro das metas que pretende atingir vai deixar de se sentir ressentido das conquistas alheias e vai, sim, empenhar-se em alcançar os seus objetivos. Concentre as suas energias e tempo a construir o seu próprio caminho.

confiança no trabalho

10. Não desistem ao primeiro fracasso

Fracassar faz parte de qualquer caminho, mesmo das daqueles que conseguiram chegar ao topo. O sucesso não é imediato, dele constam mais ou menos fracassos ou obstáculos. Se acha que falhar é sinónimo de fraqueza ou de incompetência, desengane-se. As pessoas mentalmente fortes encaram o fracasso como um novo desafio e procuram uma maneira de o contornar.

11. Não têm de medo de estar sozinhas

Explica Morin que conseguir tornar-se uma pessoa mentalmente forte “exige que reserve tempo do dia-a-dia para se concentrar no crescimento”. Quer isto dizer que é fundamental que tenha tempo para si, para estar sozinho com os seus pensamentos.

O silêncio e a tranquilidade é hoje quase impossível de encontrar num tempo comandado pelo stress constante. Parar chega a ser, para muitos, algo assustador. No entanto, pessoas mentalmente fortes criam oportunidades para ficarem sozinhas, para refletirem e definirem novas metas.

Saiba quais são os apoios ao empreendedorismo feminino >>

12. Não sentem que o mundo lhes deve

Revoltar-se contra o mundo sempre que alguma coisa corre mal, é tão fácil quanto injusto. Na verdade, ninguém tem direito a nada. Tudo tem de ser conquistado. Pessoas mentalmente fortes percebem isso e não se baseiam na sorte ou no azar, no alinhamento dos astros ou noutras teorias que coloquem o universo em cheque.

Não fique à espera de receber tudo aquilo que merece. Escolha focar-se em tudo o que tem para dar ou pode partilhar com os outros. Vai sentir que tem mais e vai ganhar mais de facto.

13. Não esperam resultados imediatos

Pessoas mentalmente fracas são, habitualmente, impacientes. À primeira tentativa frustrada, desanimam, sentem-se derrotadas e desistem. Criar expectativas irrealistas e esperar resultados imediatos só conduzem a uma caminho, a deceção. O fracasso nunca é encarado como algo positivo, mas na verdade é impossível alcançar o sucesso sem nunca falhar. O sucesso, esse, não é imediato, requer esforço, empenho, dedicação, tempo.

Pessoas mentalmente fortes sabem que a verdadeira mudança leva tempo e que só com muito trabalho vão conseguir ver resultados. Seja paciente, resiliente e acredite.

Estas são as 13 coisas que, de acordo com Amy Morin, as pessoas mentalmente fortes não fazem. Pode pensar que não, mas elas estão ao alcance de todos. Você também pode desenvolver a sua força mental.

Para isso, há que reconhecer o que está a fazer mal e aprender a dominar os comportamentos, pensamentos e sentimentos negativos que o impedem de atingir o seu pleno potencial. Depois, é assumir o compromisso e treinar dia após dia para criar hábitos mais saudáveis que lhe permitam focar-se no que realmente é importante.

Veja também:

Elsa Santos Elsa Santos

Formada em comunicação, conta com uma vasta experiência na área. Do jornalismo ao marketing digital, a escrita é o elo comum. Apaixonada por histórias, tem desenvolvido, nos últimos anos, diversos projetos de storytelling, copywriting e locução. É mãe de duas crianças, o que não lhe dá superpoderes, mas a obriga a estar permanentemente ligada.