Publicidade:

7 dicas para lidar com pessoas tóxicas no trabalho

Reconheça as pessoas tóxicas e saiba como lidar com elas em contexto de trabalho. Não se deixe influenciar, foque-se nos seus objetivos e bem-estar.

7 dicas para lidar com pessoas tóxicas no trabalho
Não se deixe contaminar

Se procurarmos pela palavra “tóxico” no dicionário, vamos encontrar, entre outros significados, a seguinte definição: “algo que causa efeitos nocivos” – ou seja, que causa danos. Pois é, se faz mal, será melhor saber como lidar com o problema – certo? É fundamental encontrar algumas dicas para lidar com pessoas tóxicas e encarar, como deve ser, aqueles que podem prejudicar a sua saúde e o seu trabalho.

Em primeiro lugar, importa não rotular nem confundir situações. Tente perceber se está mesmo a lidar com uma pessoa tóxica ou se, por outro lado, se trata de uma situação passageira e fruto de problemas pessoais, doença, ou outra questão problemática.

No entanto, se o problema persistir, pode realmente estar perante uma pessoa tóxica. Em contexto de trabalho, nem sempre é fácil contornar a situação sem se prejudicar ou ser mal entendido – por isso, talvez estas dicas ajudem. Confirme!

O que são pessoas tóxicas?


pessoas tóxicas

Regra geral, pessoas tóxicas são aquelas pessoas que tendem a espalhar mau ambiente e negatividade pela organização, através de atitudes e da expressão de sentimentos e emoções que podem variar entre ressentimento, inveja, raiva, medo, desconfiança, vergonha ou outros sentimentos negativos.

As pessoas tóxicas têm, geralmente, todos ou alguns dos seguintes comportamentos e atitudes:

  • ressentem-se pelo sucesso alheio;
  • empenham-se em diminuir ou sabotar as conquistas dos outros;
  • tentam desqualificar os colegas e subordinados para manter a autoestima deles sob controlo e ocupar a posição central;
  • desencorajam qualquer iniciativa e desacreditam qualquer atitude de mudança;
  • estão sempre contra, tentando convencer os outros de que alguns projetos não são válidos;
  • passam o tempo a tentar saber da vida dos outros e a passar informações e boatos;
  • manipulam a informação pessoal e profissional que têm sobre outros colegas;
  • têm uma atitude autoritária e abusam, face à necessidade do emprego e salário das outras pessoas;
  • são manipuladoras, tentam sempre que os outros ajam da forma que querem;
  • reclamam constantemente, sempre à espera que terceiros solucionem os seus problemas. E quando solucionados continuam a reclamar.

Como lidar com pessoas tóxicas: 7 dicas


trabalho

Como vê, teve muita sorte se não encontrou pessoas tóxicas por aí, porque nem sempre é fácil lidar com estas situações. Se as encontrou, (re)lembre estas dicas:

1. Desenvolva a sua inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de compreender e gerir as nossas emoções. Para tal, importa desenvolver competências como a autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e competências sociais. Se estiver seguro de si, conseguirá lidar melhor com as pessoas tóxicas, sem deixar que elas o afetem.

A inteligência emocional revela-se importante para todos os profissionais que têm relações de trabalho com colegas, gestores e subordinados, bem como com para as suas equipas e organizações.

2. Não se deixe abater. Não é pessoal!

Não se deixe abater nem entristecer com comportamentos nocivos de colegas e superiores “tóxicos”, nem leve o comportamento tóxico de outras pessoas para o lado pessoal. Lembre-se de que as pessoas tóxicas são assim com todos e não apenas consigo.

As pessoas tóxicas tentam alegar que o outro fez algo errado e farão com que este se sinta culpado – e, se o encontrar num dia mau, lá se vai a autoconfiança, a paz de espírito e o bem-estar laboral. Não deixe que isto aconteça consigo.

3. Mantenha o foco nos seus objetivos

foco

Mantenha o foco nas suas funções, na sua carreira e nos seus objetivos – esta é uma boa forma para neutralizar a influência das pessoas tóxicas. Tente distanciar-se emocionalmente e seja racional se perceber as tentativas de manipulação. Não alimente intrigas e demonstre desagrado sempre que alguém o fizer na sua presença. Reflita e defenda-se da melhor forma, mantendo o foco naquilo que quer alcançar.

4. Não se deixe intoxicar!

Não valorize, nem se deixe influenciar pelas intenções subjacentes às atitudes e relações tóxicas destes seus colegas. Confie mais em si, na sua capacidade de trabalho e nas suas competências. Não permita que estas pessoas o intimidem, humilhem e perturbem a sua confiança e o seu bem-estar. Tenha sempre presente de que o problema não é consigo nem está em si, mas está com eles.

5. Não reaja a provocações

Não reaja a provocações nem entre em discussões. Manifeste a sua opinião de uma forma assertiva.

6. Evite ou limite o contacto com as pessoas tóxicas

equipa

Podemos ser educados com todos, dar um “bom dia”, partilhar cinco minutos de café…  Mas, isso sem ter que iniciar ou dar continuidade a conversas, principalmente quando sabemos estar perante uma pessoa tóxica e todos os seus efeitos nocivos. Proteja-se, afastando-se.

7. Cuide de si, da sua saúde física e mental

Desligue do trabalho, descanse, alimente-se de forma saudável, faça exercício, passe tempo com as pessoas de quem gosta e que gostam de si, ligue-se a pessoas positivas e deixe-se contagiar. Tudo isto fará com que a toxicidade passe ao lado!

Veja também: